Skip to content
Seu Melhor TCC

Normas ABNT para trabalho acadêmico: Guia completo para TCC

Conheça as normas ABNT e saiba como aplicá-las na sua monografia ou TCC.

Se voc√™ est√° na reta final do seu curso universit√°rio provavelmente j√° ouviu falar ou j√° precisou usar as normas ABNT. Entretanto, sempre surgem d√ļvidas, j√° que s√£o muitas regras e grav√°-las √© bem dif√≠cil e at√© mesmo desnecess√°rio.

Estas regras existem para que todos os trabalhos acad√™micos sejam apresentados com um mesmo padr√£o, facilitando aos leitores e avaliadores encontrar informa√ß√Ķes necess√°rias para conseguir entender o texto.

Para te ajudar na compreens√£o e aplica√ß√£o das normas ABNT, n√≥s preparamos uma s√©rie de artigos, explicando detalhadamente a import√Ęncia das normas e como elas devem ser aplicadas durante o seu trabalho de conclus√£o de curso.

PRECISA DE AJUDA PARA FORMATAR NAS NORMAS DA ABNT? ENTÃO CLIQUE AQUI

O que s√£o Normas ABNT

Como estamos falando de normas ABNT é importante primeiro saber o que são estas normas.

No Brasil existe uma Instituição chamada de Associação Brasileira de Normas Técnicas. Ela foi criada em 1940 e é uma entidade privada e sem fins lucrativos.

A ABNT √© que fundou a Organiza√ß√£o Internacional de Normaliza√ß√£o (International Organization for Standardization ‚Äď ISO), al√©m de outras organiza√ß√Ķes pela Am√©rica Latina com a finalidade de elaborar normas e regulamenta√ß√Ķes. No Brasil, estas normas s√£o chamadas de NBR, ou normas t√©cnicas brasileiras.

Além da criação de normas, ela também é responsável pela avaliação de qualidade de produtos, sistemas de produção, rotulagem ambiental e certificação de produtos.

Dentre as normas criadas pela ABNT est√£o aquelas que orientam como um trabalho acad√™mico deve ser apresentado. Com padroniza√ß√£o de informa√ß√Ķes e se√ß√Ķes que o trabalho precisa ter, al√©m de tipo de fonte que pode ser utilizada, como fazer cita√ß√Ķes e refer√™ncias bibliogr√°ficas.

Normas ABNT

Quando devem ser usadas as Normas ABNT

Como estamos tratando de trabalhos acadêmicos, o foco deste texto será neste sentido. Apesar disso, a ABNT possui muitas normas que podem ser aplicadas nos mais diferentes setores de produção, conforme mencionamos acima.

No caso dos trabalhos acad√™micos, as normas ABNT podem ser aplicadas em trabalhos de conclus√£o de curso, monografias, disserta√ß√Ķes de mestrado, teses de doutorado e artigos cient√≠ficos.

√Č importante mencionar que as normas tratadas neste artigo s√£o aplicadas no Brasil apenas. Al√©m disso, nem todas as universidades e cursos de p√≥s-gradua√ß√£o exigem que os trabalhos acad√™micos sejam apresentados de acordo com esse formato.

Algumas institui√ß√Ķes possuem guias espec√≠ficos para orientar os alunos, e caso o guia n√£o siga os padr√Ķes da ABNT, ent√£o voc√™ dever√° seguir o guia da sua universidade. Mas, se a sua institui√ß√£o de ensino adotar as regras da ABNT, ent√£o a nossa s√©rie de artigos ser√° de grande ajuda.

O mesmo pode ser dito com rela√ß√£o √†s revistas cient√≠ficas. Cada uma delas possui um guia espec√≠fico para a formata√ß√£o do texto, cita√ß√Ķes e refer√™ncias bibliogr√°ficas. Ou seja, antes de come√ßar a fazer a formata√ß√£o do seu texto para publica√ß√£o, verifique o que a revista exige, isso poder√° lhe poupar muito tempo.

Qual norma brasileira para o trabalho acadêmico

Como mencionamos acima, a ABNT √© uma associa√ß√£o que tem por fun√ß√£o a cria√ß√£o de normas. Cada uma destas normas traz recomenda√ß√Ķes para uma determinada √°rea ou com uma aplica√ß√£o espec√≠fica.

No que diz respeito aos trabalhos acad√™micos, s√£o diversas normas ABNT que s√£o aplicadas. Ficou preocupado agora? N√£o precisa, pois vamos destrinchar as normas aqui. De qualquer forma √© importante conhecer melhor quais s√£o elas. Veja a seguir: ‚úĒūüďĚ

  • NBR 14724: informa√ß√Ķes de quais se√ß√Ķes devem compor um trabalho acad√™mico, quais os elementos pr√©-textuais, textuais e p√≥s-textuais, quais os elementos obrigat√≥rios e um guia para as demais normas;
  • NBR 6023: elabora√ß√£o de refer√™ncias bibliogr√°ficas;
  • NBR 6024: numera√ß√£o progressiva de se√ß√Ķes de um documento escrito;
  • NBR 6027: sum√°rio;
  • NBR 6028: resumo;
  • NBR 6034: √≠ndice;
  • NBR 10520: cita√ß√Ķes em documentos;
  • NBR 12225: lombada

Como dissemos, as normas ABNT não são exclusivas dos trabalhos acadêmicos, elas podem ser empregadas em qualquer documento escrito. Por isso que são apresentadas separadamente.

Qual a import√Ęncia de estruturar seu trabalho de TCC

Voc√™ pode at√© pensar que formatar todo o seu trabalho de acordo com as normas ABNT n√£o tem import√Ęncia nenhuma e n√£o passa de uma exig√™ncia descabida da universidade. Entretanto, n√£o √© bem assim.

O prop√≥sito de utiliza√ß√£o destas normas √© justamente para que os trabalhos em diferentes institui√ß√Ķes e regi√Ķes do Brasil sejam produzidos seguindo-se o mesmo padr√£o.

Dito isso, um trabalho produzido na região sudeste do país, terá os mesmos elementos e poderá ser mais facilmente compreendido na região nordeste, e vice-versa.

J√° imaginou se cada pessoa que precisasse fazer um trabalho acad√™mico resolvesse utilizar um tipo diferentes de fonte, fazer as cita√ß√Ķes de uma forma e preparar as refer√™ncias conforme as suas ideias?

Justamente para evitar esse tipo de situação, as normas ABNT foram criadas e devem ser seguidas quando for requerido.

Estrutura do trabalhado nas Normas da ABNT 2020:

Veja a seguir qual e a estrutura que um trabalho acadêmico deve ser de acordo com as normas ABNT.

Parte externa ‚úĒ

A parte externa do seu TCC deverá ser composta obrigatoriamente pela capa. Às vezes é necessário realizar a encadernação do trabalho. Neste caso a lombada também deve ser elaborada e apresentada.     

Parte interna ‚úĒ

A parte interna é formada pelos elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais. A seguir explicaremos o que cada um deve conter.

Elementos pr√©-textuais ‚úĒ

Os elementos pré-textuais são compostos pelos seguintes elementos:

  • Folha de rosto ‚Äď obrigat√≥ria
  • Errata ‚Äď opcional
  • Folha de aprova√ß√£o ‚Äď obrigat√≥ria
  • Dedicat√≥ria ‚Äď opcional
  • Agradecimentos ‚Äď opcional
  • Ep√≠grafe ‚Äď opcional
  • Resumo (em portugu√™s) ‚Äď obrigat√≥rio
  • Abstract (o resumo traduzido para o ingl√™s) ‚Äď obrigat√≥rio
  • Listas (tabelas, ilustra√ß√Ķes, abreviaturas, siglas e s√≠mbolos) ‚Äď opcional
  • Sum√°rio ‚Äď obrigat√≥rio

Elementos textuais ‚úĒ

Logo em seguida, iniciam-se os elementos textuais, que s√£o o conte√ļdo escrito propriamente dito. √Č nesta parte do TCC que o autor ir√° demonstrar o porqu√™ ele escolheu estudar determinado tema, como a investiga√ß√£o foi conduzida, os resultados obtidos e como ele √© comparado com o que j√° foi feito. S√£o eles:

  • Introdu√ß√£o
  • Desenvolvimento (Material e M√©todos, Resultados)
  • Conclus√£o

Elementos p√≥s-textuais ‚úĒ

E por √ļltimo, mas n√£o menos importante, est√£o os elementos p√≥s-textuais. Que s√£o compostos por:

  • Refer√™ncias bibliogr√°ficas – obrigat√≥rio
  • Gloss√°rio ‚Äď opcional
  • Ap√™ndice ‚Äď opcional
  • √ćndice ‚Äď opcional
  • Anexo ‚Äď opcional

Sendo que, o √ļnico que √© obrigat√≥rio s√£o as refer√™ncias bibliogr√°ficas. Os demais elementos dependem do tipo de trabalho realizado e do tema abordado.

Por exemplo, em uma tese de doutorado, em que autor publicou alguns artigos científicos eles podem ser incluídos em um anexo.

Caso o trabalho tenha muitos termos diferentes, que podem dificultar a compreensão do leitor, é interessante que um glossário seja incluído.

Regras gerais para apresentação de trabalhos acadêmicos (Formatação)

A seguir vamos apresentar algumas regras gerais de formatação. Entretanto, recomendamos que os demais artigos a respeito das normas ABNT para a produção de trabalhos acadêmicos sejam consultados.

Desta forma voc√™ conseguir√° ter informa√ß√Ķes mais completas a respeito de cada um dos elementos.

Formata√ß√£o nas Normas ABNT ūüďĚ

A formatação do seu TCC ou monografia deve começar pelas margens, que deve ser de 3 cm na parte superior e esquerda, e de 2 cm na parte inferior e direita. O tamanho do papel deve ser obrigatoriamente A4.

Fontes, t√≠tulos, espa√ßamento conforme Normas ABNT ūüďĚ

O autor poderá escolher entre dois tipos de fontes: Arial e Times New Roman. Independentemente de qual fonte escolhida, o essencial é manter a mesma fonte durante o trabalho inteiro.

Com exce√ß√£o da capa, folha de rosto e cita√ß√Ķes, os demais elementos do trabalho acad√™mico dever√£o seguir um espa√ßamento entre linhas de 1,5, tamanho de fonte 12, alinhamento do texto √† esquerda. O in√≠cio dos par√°grafos do texto deve ter um recuo de 1,25 cm.

Os t√≠tulos de se√ß√Ķes dever√£o ser escritos em letras mai√ļsculas e em negrito. Os t√≠tulos das subse√ß√Ķes devem ser escritos em apenas com a primeira letra mai√ļscula e em negrito.

Saiba mais:

Cita√ß√Ķes (tipos): conforme Normas ABNT ūüďĚ

As cita√ß√Ķes servem para dar base e sustenta√ß√£o te√≥rica para a sua pesquisa e para os resultados e discuss√Ķes apresentados durante a elabora√ß√£o do trabalho.

√Č fundamental saber que existem diferentes tipos de cita√ß√Ķes: as diretas, indiretas e as cita√ß√Ķes das cita√ß√Ķes. E cada uma delas deve ser formatada de uma forma diferente.

Para saber como formatar cada um dos tipos de citação de acordo com a ABNT, confira o nosso artigo completo.

Bibliografia conforme Normas ABNT ūüďĚ

As refer√™ncias bibliogr√°ficas ou bibliografia talvez seja um dos pontos em que h√° mais d√ļvidas por parte dos alunos, e tamb√©m um dos que requerem muita aten√ß√£o para serem feitos.

√Č imprescind√≠vel que todas as cita√ß√Ķes apresentadas no texto sejam inclu√≠das na lista de refer√™ncias. Isso facilita para o leitor encontrar de onde o autor do texto tirou alguma ideia, permitindo que o leitor saiba onde obter mais informa√ß√Ķes caso ele tenha interesse.

N√≥s preparamos um artigo completo com todos os tipos de refer√™ncias e como formatar cada uma delas. Confira e n√£o tenha mais d√ļvidas. (Saiba como fazer a refer√™ncias do seu trabalho)

PRECISA DE AJUDA PARA FAZER SEU TCC? ENTÃO CLIQUE AQUI