Skip to content
Seu Melhor TCC

Capa ABNT para TCC e monografias: Exemplos e PDF

Você sabe preparar a capa ABNT para o TCC ou monografia, sabe que também tem a folha de rosto ou contra capa? Tire as suas dúvidas agora.

Para você que vai começar a preparar o seu TCC ou a sua monografia, saiba que não apenas o conteúdo, mas a formatação também importa, inclusive a capa ABNT é obrigatória e os padrões devem ser seguidos.

Como ela é composta por vários elementos e cada um deles pode requerer um tipo diferente de formatação, vamos mostrar o passo-a-passo para que você faça a sua capa nos padrões ABNT sem problemas. Fique com a gente até o final.

Qual a diferença de TCC e monografia?

Mas antes, é importante esclarecer se há alguma diferença entre monografia e trabalho de conclusão de curso (TCC).

O TCC, como o próprio nome diz, é um trabalho realizado para concluir algum curso, que pode ser de graduação, pós-graduação, mestrado ou doutorado. O que muda é a forma como o trabalho é feito e o quanto o trabalho se aprofunda no assunto tratado.

Portanto, a monografia é um dos tipos de trabalho de conclusão de curso. Neste caso da graduação. Dito isso, não há necessidade de ficar na dúvida, TCC e monografia podem ser tratadas da mesma forma.

PRECISA DE AJUDA PARA FAZER SEU TCC? SAIBA COMO

O que deve conter uma capa ABNT de trabalho de conclusão de curso

Dentro as normas ABNT a capa faz parte dos chamados elementos pré-textuais. Ou seja, são aqueles que aparecem antes do texto propriamente digo, antes de todo o conteúdo que você irá tratar dentro do seu trabalho de conclusão de curso.

Ela não é o único elemento pré-textual, mas é a primeira coisa que a banca ou qualquer pessoa que vá ler ou avaliar o seu trabalho irá ver. Portanto é imprescindível que ela esteja formatada corretamente dentro do que a ABNT preconiza.

Capa ABNT e folha de rosto

Elementos da capa e sua formatação

Todas as capas ABNT devem conter algumas informações obrigatórias. Estas informações servem para situar o leitor quem fez o trabalho, a qual instituição aquela pessoa pertence, sobre o que o trabalho irá tratar e o ano em que foi produzido. 📝

Antes de começar a preparar a sua capa no modelo ABNT, saiba que é preciso configurar as margens e o tipo de papel.

O padrão exige que o papel seja tamanho A4, e as margens devem ter 3 cm na margem superior e na margem esquerda, e 2 cm na margem inferior e na margem direita.

A fonte que será utilizada em todo o texto também deve seguir um padrão. Ela pode ser tanto Times New Roman ou Arial. É importante dizer que independente da fonte escolhida ela deve ser mantida no trabalho todo.

Se você estiver utilizado o Word como editor de texto, então para fazer esta configuração é bem fácil. Basta selecionar a seção de “layout” em seguida clicar em “margens”, depois “margem personalizada”, colocar os valores e clicar em “ok”.

Para ajustar o tamanho da folha, é necessário também ir à seção “layout”, clicar em “tamanho” e escolher o tamanho “A4”.

O espaçamento da capa também deve ser configurado para espaçamento duplo, você pode fazer isso na seção “página inicial”, em seguida na parte “parágrafo” e selecionar “2,0”.

Lembre-se que este caminho pode variar conforme a versão do Word que você utilize.

Na próxima seção, vamos explicar em detalhes todos os elementos da capa ABNT e como formatar cada um deles e fazer seu melhor TCC.

Modelo padrão conforme normas da ABNT

Agora que você já sabe como devem ser as margens e o tamanho da folha, vamos à formatação dos elementos. Todos os elementos da capa devem estar centralizados.

O primeiro item que a capa ABNT deve ter é o nome da instituição de Ensino em que você está finalizando o seu curso. Esse nome deve vir escrito em tamanho 14, em negrito e inteiro em letras maiúsculas.

Em seguida, na linha de baixo o nome do curso deverá ser informado. Ele deverá estar em tamanho 12, em negrito e em letras maiúsculas.

Depois, um pouco antes do meio da página (pule algumas linhas para chegar até altura desejada) o nome do autor deve ser informado. Ele é apresentado em tamanho 16, em letras maiúsculas e em negrito.

Um pouco depois do meio da página você deverá colocar o título e o subtítulo (caso haja) do trabalho. Ele também deverá estar em tamanho 16, em letras maiúsculas e em negrito.

Já no final da página, na penúltima linha, deverá constar a cidade em que o trabalho foi feito, que é a mesma em que a instituição de ensino está localizada. E na última linha o ano de execução do trabalho.

Os dois devem estar em tamanho 12, e apenas e somente com a primeira letra em maiúsculo. Por exemplo: São Paulo, Campinas, Ceará, São José do Rio Preto.

Modelo de Capa conforme regras da ABNT

capa ABNT

Contra capa ABNT ou Folha de Rosto

O próximo item pré-textual, que deve vir logo após a capa ABNT é a chamada contra capa, que é também conhecida como folha de rosto.

Portanto, as duas são a mesma coisa, não confunda achando que você precisará incluir uma folha a mais no seu trabalho de conclusão de curso.

O que deve conter uma contra capa ABNT de trabalho de conclusão de curso

Conforme falamos, a contra capa ABNT irá trazer um pouco mais de informações para o leitor, mas ao mesmo tempo sendo muito semelhante à capa. É um elemento obrigatório da estrutura do TCC ou Monografia, Dissertação ou Tese.

Neste elemento pré-textual deve ser informado o nome do aluno, o título do trabalho, qual é o curso e o objetivo do trabalho, nome do orientador e do coorientador, quando houver, e localidade e ano em que o trabalho foi entregue.

Assim como para a capa, o tamanho da folha deve ser A4. Com relação às margens, elas devem ser de 3 cm na parte superior e esquerda da folha, e de 2 cm na parte inferior e direita da folha.

Elementos da contra capa e sua formatação

O primeiro item, que deve vir na primeira linha da contra capa ABNT ou folha de rosto é o nome do aluno. Ele deve ser centralizado, em tamanho 14, em letras maiúsculas e em negrito.

Em seguida, um pouco antes da metade da folha, deverá constar o título do trabalho, e o subtítulo caso haja. Ele também deve estar em tamanho 14, letras maiúsculas, em negrito e centralizado.

Um pouco depois da metade da folha, deverá constar também outras informações como o tipo de trabalho (TCC, monografia, tese, dentre outros), o objetivo do trabalho (aprovação em disciplina ou grau pretendido, que será bacharel, mestrado, especialização, doutorado), a instituição de ensino, a área de concentração, nome do orientador e coorientador (se houver).

Essas informações são apresentadas em uma coluna menor, que deve ser de cerca de 10 cm, ou seja, mais ou menos entre o meio da folha e a margem direita dela. O texto apresentado geralmente fica da seguinte forma:

[tipo de trabalho] apresentado à [nome da instituição de ensino], como requisito para [objetivo do trabalho].

Esse texto deverá ser apresentado em tamanho 10, normal, com espaço simples e justificada. Em seguida, pular uma linha e colocar o nome do orientador e co-orientador, que deve estar em negrito, tamanho 10, espaçamento simples e justificado.

Já no final da página, na penúltima linha, deverá também deve será informado o nome da cidade em que o trabalho foi realizado, que é a mesma em que a instituição de ensino está localizada. E na última linha o ano de execução do trabalho.

Os dois devem estar em tamanho 12, espaçamento duplo e apenas e somente com a primeira letra em maiúsculo.

Resumo da formatação da folha de rosto

  • nome do autor;
  • título;
  • subtítulo, se houver;
  • número do volume, se houver mais de um, deve constar em cada folha de rosto a especificação do respectivo volume;
  • natureza: tipo do trabalho (tese, dissertação, trabalho de conclusão de curso e outros) e objetivo (aprovação em disciplina, grau pretendido e outros); nome da instituição a que é submetido; área de concentração;
  • nome do orientador e, se houver, do coorientador;
  • local (cidade) da instituição onde deve ser apresentado;
  • ano de depósito (da entrega).

Modelo de Capa conforme regras da ABNT

modelo de folha de rosto

Qual a diferença da capa da contra capa?

Como você pode perceber, a capa e a contra capa possuem não somente uma formatação parecida, mas também informações muito semelhantes.

A diferença entre elas é que na capa o nome da instituição e do curso em que o TCC ou a monografia são apresentados vem em primeiro lugar, antes do nome do aluno.

Já na contra capa estas informações não possuem o mesmo destaque. Neste elemento pré-textual, há também a informação de qual é o tipo de trabalho que está sendo entregue: TCC, monografia, dissertação ou tese.

Capa dura e lombada de acordo com as normas ABNT

Em alguns casos é exigido também que o aluno apresente o trabalho com capa dura. Isso é mais comum para alunos de pós-graduação, que estão entregando a sua monografia, dissertação ou tese.

Geralmente as universidades não fazem este tipo de exigência para os seus alunos do último ano, quando eles precisam entregar o trabalho de conclusão de curso.

Mas, se no caso houver a necessidade de apresentar o trabalho com capa dura, então é importante conhecer também quais são as exigências ABNT para isso. Veja a seguir como fazer cada uma delas.

Capa dura normas ABNT

Para a capa dura ABNT é importante saber que geralmente as instituições de ensino preconizam a cor que ela deve ser. As mais comuns são verde, vermelho, azul ou preta. As letras geralmente são douradas.

Para não ter problemas, confira exatamente qual é a cor exigida pela sua instituição.

A capa dura é bem mais simples de ser feita, porque ela segue exatamente as mesmas formatações da capa ABNT. Portanto, você não terá problemas.

Vale lembrar que ela deve ser feita em uma gráfica confiável e que ofereça serviço de qualidade. Assim você terá um material bonito para entregar à instituição de ensino ou mesmo guardar com você.

Lombada normas ABNT

Já a lombada é a parte lateral do seu trabalho, que facilitará as pessoas acharem o seu trabalho quando ele estiver na biblioteca. Por isso ela deverá ter informações que sejam relevantes e importantes na hora de encontrar o trabalho.

As informações que devem constar na lombada, de acordo com as normas ABNT são a abreviação do nome da universidade no topo. Ela deve estar em orientação de retrato.

Logo abaixo, seguindo a orientação de paisagem, deve estar o nome do aluno. Ele deve vir centralizado, em tamanho 16 e em negrito. Logo abaixo constará o ano em que o trabalho foi entregue, também em orientação de retrato.

É importante lembrar que é preciso deixar um espaço de cerca de 3 cm na parte inferior da lombada. Lembre-se que o livro ficará na biblioteca da universidade, e, portanto, precisará receber a etiqueta de identificação da biblioteca.