Folha de rosto ABNT: Exemplos e Modelos para TCC

Saiba como preparar a folha de rosto ABNT para o seu TCC ou monografia.

A folha de rosto ABNT é um dos itens essenciais em um trabalho de conclusão de curso ou monografia. Assim como os demais itens que compõem o TCC, a folha de rosto também possui as suas próprias regras de formatação que devem ser obedecidas.

Neste artigo iremos tirar as suas dúvidas sobre este elemento do TCC e te ensinar como fazer a formatação correta da folha de rosto de acordo com a ABNT.

O que é folha de rosto

A folha de rosto, que é também conhecida como contra capa, é o item que irá trazer informações prévias básicas a respeito do trabalho acadêmico em questão. São elas:

  • Autor;
  • Título do trabalho;
  • Tipo de trabalho (TCC, dissertação ou tese);
  • Objetivo do trabalho (obtenção de título de Bacharel, Especialização, Mestre ou Doutor);
  • Nome do orientador e co-orientador (quando houver);
  • Cidade de entrega do trabalho, a mesma da instituição de ensino;
  • Ano de produção do trabalho.

A folha de rosto é obrigatória

Dentro das normas que a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) criou, a folha de rosto é um dos elementos pré-textuais obrigatórios de um trabalho acadêmico.

Portanto, é fundamental que você dedique algum tempo para fazer a formatação correta da sua folha de rosto ABNT. Uma vez que a correta apresentação deste elemento também será avaliada pela comissão de TCC da sua instituição.

Saiba também sobre:

Folha de rosto ABNT

Folha de rosto ABNT como fazer

Agora, vamos a parte prática de como fazer a formatação da folha de rosto ABNT. Este é o segundo elemento do seu TCC e deve ser apresentado logo após a capa. É importante mencionar que atrás da folha de rosto é onde será inserida a ficha catalográfica.

A folha de rosto se inicia com o nome do autor do trabalho. O texto deverá estar com alinhamento centralizado, fonte Arial ou Times New Roman em tamanho 12, ser escrito em caixa baixa e ter formatação em negrito.

Aproximadamente na metade da folha é inserido o título do TCC e, caso tenha, o subtítulo. O título deverá estar com alinhamento centralizado, fonte Arial ou Times New Roman tamanho 14, em caixa alta e formatação em negrito.

Logo em seguida, deverá ser inserida a chamada nota de apresentação. Contendo informações sobre o tipo de trabalho, nome da instituição de ensino e objetivo do trabalho. Veja este exemplo de nota de apresentação para TCC:

Trabalho de conclusão de curso, apresentado ao Curso de ZZZ à Universidade XXX, como requisito para obtenção do título de Bacharel em YYY.

A formatação desta nota é a seguinte: recuo de 7 cm da margem esquerda, fonte Arial ou Times New Roman, caixa baixa, tamanho 10, espaçamento simples e com alinhamento justificado

Depois da nota de apresentação uma linha deverá ser pulada e o nome do orientador e do co-orientador (quando houver), devem ser inseridos. A formatação utilizada é a mesma da nota.

No final da página, devem ser incluídos a cidade e o ano em que o trabalho foi realizado. A cidade é que o trabalho foi apresentado, sendo a mesma da instituição de ensino.

Estes dois elementos devem ser apresentados com alinhamento centralizado, fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 12, em negrito e caixa alta. A formatação é semelhante a utilizada na capa ABNT.

Exemplos

Veja a seguir alguns exemplos de folha de rosto ABNT. Assim você não vai errar na hora de fazer a formatação correta para o seu TCC ou monografia.

Está com dificuldades para fazer seu TCC?

Precisando um TCC Pronto?
Clique aqui
Precisa de Serviço de Escrita de Resenha?
Clique aqui
Serviço de Escrita de Redação?
Clique aqui
Quer Formatar seu Trabalho nas normas ABNT?
Clique aqui
Quer Revisar seus Trabalhos?
Clique aqui
Outros Serviços de Trabalho Acadêmico
Clique aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Top