Categorias
Regras ABNT

Folha de rosto ABNT: Exemplos e Modelos para TCC

Saiba como preparar a folha de rosto ABNT para o seu TCC ou monografia.

A folha de rosto ABNT é um dos itens essenciais em um trabalho de conclusão de curso ou monografia. Assim como os demais itens que compõem o TCC, a folha de rosto também possui as suas próprias regras de formatação que devem ser obedecidas.

Neste artigo iremos tirar as suas dúvidas sobre este elemento do TCC e te ensinar como fazer a formatação correta da folha de rosto de acordo com a ABNT.

O que é folha de rosto

A folha de rosto, que é também conhecida como contra capa, é o item que irá trazer informações prévias básicas a respeito do trabalho acadêmico em questão. São elas:

  • Autor;
  • Título do trabalho;
  • Tipo de trabalho (TCC, dissertação ou tese);
  • Objetivo do trabalho (obtenção de título de Bacharel, Especialização, Mestre ou Doutor);
  • Nome do orientador e co-orientador (quando houver);
  • Cidade de entrega do trabalho, a mesma da instituição de ensino;
  • Ano de produção do trabalho.

A folha de rosto é obrigatória

Dentro das normas que a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) criou, a folha de rosto é um dos elementos pré-textuais obrigatórios de um trabalho acadêmico.

Portanto, é fundamental que você dedique algum tempo para fazer a formatação correta da sua folha de rosto ABNT. Uma vez que a correta apresentação deste elemento também será avaliada pela comissão de TCC da sua instituição.

Saiba também sobre:

Folha de rosto ABNT

Folha de rosto ABNT como fazer

Agora, vamos a parte prática de como fazer a formatação da folha de rosto ABNT. Este é o segundo elemento do seu TCC e deve ser apresentado logo após a capa. É importante mencionar que atrás da folha de rosto é onde será inserida a ficha catalográfica.

A folha de rosto se inicia com o nome do autor do trabalho. O texto deverá estar com alinhamento centralizado, fonte Arial ou Times New Roman em tamanho 12, ser escrito em caixa baixa e ter formatação em negrito.

Aproximadamente na metade da folha é inserido o título do TCC e, caso tenha, o subtítulo. O título deverá estar com alinhamento centralizado, fonte Arial ou Times New Roman tamanho 14, em caixa alta e formatação em negrito.

Logo em seguida, deverá ser inserida a chamada nota de apresentação. Contendo informações sobre o tipo de trabalho, nome da instituição de ensino e objetivo do trabalho. Veja este exemplo de nota de apresentação para TCC:

Trabalho de conclusão de curso, apresentado ao Curso de ZZZ à Universidade XXX, como requisito para obtenção do título de Bacharel em YYY.

A formatação desta nota é a seguinte: recuo de 7 cm da margem esquerda, fonte Arial ou Times New Roman, caixa baixa, tamanho 10, espaçamento simples e com alinhamento justificado

Depois da nota de apresentação uma linha deverá ser pulada e o nome do orientador e do co-orientador (quando houver), devem ser inseridos. A formatação utilizada é a mesma da nota.

No final da página, devem ser incluídos a cidade e o ano em que o trabalho foi realizado. A cidade é que o trabalho foi apresentado, sendo a mesma da instituição de ensino.

Estes dois elementos devem ser apresentados com alinhamento centralizado, fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 12, em negrito e caixa alta. A formatação é semelhante a utilizada na capa ABNT.

Exemplos

Veja a seguir alguns exemplos de folha de rosto ABNT. Assim você não vai errar na hora de fazer a formatação correta para o seu TCC ou monografia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *