Skip to content
Seu Melhor TCC

Qual tipo e tamanho de fonte ABNT para TCC

Qual tipo e tamanho de fonte ABNT para TCC. Se você estudante está em dúvida como formatar o seu TCC, veja neste artigo todas as informações para não deixar passar nada!

Em se tratando de Trabalho de Conclusão de Curso, a aprovação final do curso, precisa estar dentro das normas. Assim, o estudante precisará formatar o trabalho dentro das regras de fonte ABNT.

Neste artigo vamos ajudá-lo a formatar o seu trabalho para garantir a sua aprovação. Claro que o conteúdo é de vital importância, contudo se a formatação não estiver dentro das Normas, isso vai ser bem difícil.

Quais tipos de fonte posso usar

Dentro das normas exigidas para a formatação do TCC o estudante deverá prestar muita atenção na formatação da fonte. O que isso significa? A fonte do trabalho deverá estar padronizada de acordo com a Norma.

Sendo que a formatação do corpo do texto do trabalho deverá seguir as seguintes exigências:

  • Tipo de fonte Arial ou Times New Roman, na cor preta;
  • O itálico deverá ser utilizado em palavras de outros idiomas, não se aplicando as palavras de expressão latina;
  • As margens deverão ser padronizadas em direita e inferior no tamanho de 2cm. E a esquerda e superior em tamanho de 3cm;
  • O tamanho da fonte ABNT deverá ser de 12, em todo o texto;
  • O espaçamento das linhas deverá ser de 1,5. Lembrando que não podem ser utilizados espaçamentos diferentes ou extras depois ou antes;
  • O texto deverá estar alinhado como justificado;
  • Os parágrafos deverão ter o recuo no início com 1,25cm.

Em caso de citações longas e diretas o tamanho da fonte deverá ser de 10. Além de citações, esse tamanho deverá estar nas notas de rodapés ou quando usado em referências de sistemas numéricos.

Assim como em natureza do trabalho, como títulos de fotos ou ilustrações e nos conteúdos com tabelas e gráficos. Lembrando que é sempre bom revisar o trabalho quando terminada uma parte para manter o padrão e não esquecer nada.

fonte ABNT

Qual tipo ideal de fonte ABNT para TCC

Então, o tipo de ideal são a Arial ou Times New Roman, ficando a critério a escolha da fonte ABNT. Contudo, algumas instituições têm preferências. Assim, verifique com o seu mentor ou com a instituição de ensino o mais recomendado.

Posso usar mais de uma fonte ABNT?

A escolha entre a Arial ou a Times New Roman, fica sendo de critério do estudante. Ou mesmo de acordo com a exigência da banca. Contudo, somente essas duas fontes são permitidas e aceitas, estando dentro das normas e padrões da ABNT.

Qual tamanho de fonte para cada parte do TCC

Para eliminarmos quaisquer dúvidas, vamos revisar o que é necessário para fazer um TCC de qualidade nota 10!. Veja a seguir os padrões exigidos para o texto em si.

Inicialmente o papel utilizado para a entrega do trabalho é o padrão A4 de cor branca. Não tente inovar, pois sua nota poderá ser diminuída caso não esteja no padrão.

Segundo, o trabalho deverá ser dividido em 3 partes, de acordo com a Norma Técnica ABNT 2019. Lembrando que todo o trabalho dever seguir a fonte ABNT. Sendo parte 1 com elementos pré-textuais, parte 2 com elementos textuais e parte 3 com elementos pós textuais.

Logo, a parte 1 se refere ao início do trabalho, devendo estar dentro das regras a capa, folha e rosto. Além de folha de aprovação (obrigatória), dedicatória, agradecimentos, epígrafe e resumo (também podendo ser em língua estrangeira).

Já a parte 2 inclui o texto em si, com introdução, desenvolvimento e conclusão. Essa é a parte mais importante do trabalho pois nela, o estudante expõe suas ideias sobre o tema escolhido.

Na última parte, a 3, o trabalho deverá conter referências, anexos, glossário, apêndice e como item opcional o índice. Sendo que a referência é um item obrigatório no TCC, onde são apresentados as obras que foram consultadas.