Categorias
Regras ABNT

Sumário ABNT: Como fazer conforme as regras (NBR 6027)

Aprenda neste artigo como formatar o sumário ABNT do seu TCC ou monografia.

Uma parte essencial do seu TCC ou monografia é o sumário ABNT. É através dele que você conseguirá situar o seu leitor exatamente quais os pontos que serão abordados no seu trabalho e facilitar a busca por cada um deles.

Mas, fazer o sumário ABNT não é simplesmente colocar o número da página correspondendo ao título ou subtítulo. Pelas normas ABNT ele tem uma formatação específica que deve ser seguida.

Para te auxiliar na tarefar de deixar o seu TCC ou monografia em acordo com as normas ABNT, nós preparamos este texto com todas as dicas e informações que você precisa para preparar o sumário ABNT sem erros.

O que é um sumário

De acordo com a definição da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), um sumário é “Enumeração das divisões, seções e outras partes de uma publicação, na mesma ordem e grafia em que a matéria nele se sucede”.

Ou seja, você irá apresentar, de forma sequencial, todos os tópicos que serão abordados durante o seu trabalho de conclusão de curso ou monografia. Além desta informação, o sumário deve conter também em qual página o conteúdo será apresentado.

Desta forma, caso o leitor queira ler algum item primeiro, ou precisa voltar em algum conteúdo durante a leitura, ele tem esse “guia”, o que torna a busca mais fácil e rápida.

Sumário ABNT

Qual a norma ABNT para o sumário

A ABNT possui diversas normas relacionadas a diferentes assuntos. No caso do sumário ABNT, ele deve ser elaborado de acordo com as diretrizes apresentadas na norma NBR 6027.

Esta norma tem como objetivo padronizar as informações que aparecem no sumário de um projeto ou trabalho acadêmico. Mostrando a localização dos tópicos que serão abordados durante o trabalho.

É importante que estas informações apareçam com uma padronização. Desta forma fica mais fácil e simples de entender as informações ali apresentadas. Facilitando a leitura para os avaliadores do trabalho.

A padronização do sumário ABNT inclui aspectos como a sua localização, como ele é apresentado (formatado) com as seções, subseções e número de páginas.

Localização do sumário

Pensando no que acabamos de explicar, que o sumário é uma espécie de guia para a leitura do seu trabalho de conclusão de curso ou monografia, é importante ressaltar que a sua localização é de extrema importância.

O sumário ABNT é considerado como um elemento pré-textual, ou seja, ele vem antes do texto propriamente dito. Na verdade, ele é o último elemento pré-textual.

Conteúdo do sumário

Durante a preparação do sumário ABNT é imprescindível ficar atento ao conteúdo que ele precisa ter.

O primeiro item que é obrigatório é conter a palavra “sumário” na primeira linha da página. Ela deve estar centralizada, em negrito e com a mesma fonte utilizada no trabalho (Arial ou Times New Roman) e tamanho 12.

Além disso, ele também deve vir alinhado à esquerda e com espaçamento entre linhas de 1,5. Com relação à margem, deve ser seguido o mesmo padrão para todo o trabalho: margens superior e esquerda 3 cm, margens inferior e direita 2 cm.

Cada item (ou seção) do sumário deve vir numerada. Essa numeração deve ser sequencial e progressiva. Por exemplo, a introdução virá identificada por “1. Introdução”, a seção seguinte será “2. Material e Métodos”, e assim sucessivamente.

A seguir daremos um exemplo prático para ficar mais fácil de entender como essa divisão deve ser feita.

A função do sumário ABNT é identificar os elementos textuais e pós-textuais, portanto, não precisa conter informações a respeito de capa, contra-capa, dedicatória, epígrafe e agradecimentos.

Em alguns casos o TCC ou monografia possuem mais de um autor (isso depende das normas e regras da universidade). Caso haja autores diferentes para cada capítulo, o nome do autor do capítulo deverá constar no sumário, logo abaixo da seção ou subseção.

Modelo do sumário (sumário ABNT pronto)

Veja a seguir um modelo de sumário ABNT contendo todos os itens mencionados acima.

Como fazer sumário ABNT no Word (passo a passo)

Com a tecnologia vieram as ferramentas para facilitar o nosso dia-a-dia. E a formatação de sumário no Word é bem mais prática do que fazê-la manualmente, acredite!

Utilizando o Word para fazer isso automaticamente, assim que uma nova seção ou subseção é criada, o sumário é atualizado. Prático, não? Dito isto, para te ajudar nesta tarefa, vamos te mostrar o passou-a-passo.

Para quem possui Word 365, Word 2016, Word 2013, Word 2010 ou Word 2007, o sumário ABNT pode ser feito da seguinte forma:

Passo a passo sumário ABNT no Word

  1. Vá para a folha em que você colocará o sumário. Lembre-se que o sumário deve vir em uma folha separada, ou seja, somente ele deve constar na folha.
  2. Selecione a aba “Referências” e clique em “Sumário”
  3. Em seguida, selecione a opção “Sumário Automático”. É esta opção que fará com que o seu sumário seja atualizado automaticamente.

sumario no word

Após fazer isso, você precisará formatar o sumário de acordo com as normas ABNT. A forma mais fácil de fazer isso é através da função “Painel de Estilos” que o Word disponibiliza. Clicando ali, você já terá os títulos (ou seções) e subtítulos (ou subseções) do seu trabalho.

O único porém é que o Word já vem com uma formatação, e você precisará modificar para o estilo que a ABNT pede. Veja como fazer isso:

Como formatar no Word

  1. Na aba “Página Inicial”, na seção “Painel de Estilos” você notará diferentes formatações para Normal, Título 1, título 2 e assim sucessivamente.
  2. Para modificar a formação de cada um destes você deverá clicar com o botão direito do mouse sobre um deles e selecionar “modificar”.
  3. A primeira formatação pode ser a opção “normal” é a formatação que você utilizará para o texto. Selecione o tipo e o tamanho da fonte, que deve ser 12, o espaçamento entre linhas e a opção justificado.
  4. Em seguida o “título 1”, que deverá ter a mesma fonte e tamanho utilizado no texto todo, também com espaçamento 1,5 e justificado, mas deverá estar em negrito. Lembre-se que o título deve ser escrito em caixa alta.
  5. Para o “título 2”, que deverá seguir a mesma formatação do título 1, mas não deve estar em caixa alta.

Agora que a formatação já foi feita, você deverá retornar ao sumário que foi criado, clicar com o botão direito do mouse no quadro gerado, e em seguida em “atualizar tabela”. Pronto, o seu sumário vai sendo atualizado conforme você for acrescentando ou removendo seções.

Modelo de Sumário ABNT

modelo de sumario ABNT

Quer baixar o nosso sumário, conforme as regras da ABNT? Baixe abaixo:

Qual a diferença entre sumário e índice e onde usá-los?

Algumas pessoas podem pensar que índice e sumário são a mesma coisa, entretanto é importante e necessário ficar claro que eles são coisas diferentes.

Dominar o significado de cada um destes termos e saber quando usar cada um fundamental. Lembre-se que você está terminação a sua graduação, portanto não é mais uma pessoa leiga que pode se “dar ao luxo” de não entender algumas coisas.

Bom, o sumário nada mais é do que a lista dos capítulos e subcapítulos que é apresentada no início do TCC, monografia ou livro. Ele é organizado conforme cada uma das seções são apresentadas ao longo do texto.

Já o índice, ele consiste em uma lista de palavras. O índice pode ser organiza de diferentes formas: alfabética, cronológica, alfanumérica, numéria ou sistemática.

Para te ajudar a lembrar a diferença entre sumário e índice imagine aquele livro que você pegou emprestado com a biblioteca da universidade. No início você irá encontrar o sumário, e no final do livro provavelmente você encontrará o chamado “índice remissivo”.

Nele você encontrará palavras-chave que são utilizadas ao longo do texto. Por exemplo, se você é um aluno de biologia e quer encontrar informações sobre o sistema digestório de diferentes organismos, basta olhar no índice e ele te dará todas as páginas em que a palavra-chave “sistema digestório” aparece.

PRECISA DE AJUDA PARA FAZER SEU TCC? ENTÃO CLIQUE AQUI

2 respostas em “Sumário ABNT: Como fazer conforme as regras (NBR 6027)”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *