Margem ABNT e espaçamento: Normas14724 para TCC e Monografias

Entenda como configurar a margem ABNT para o seu TCC ou monografia, segundo a ABNT NBR 14724 atualizada, a norma que regula as formatações de trabalhos acadêmicos. Veja como configurar a margem ABNT e espaçamento do seu trabalho de conclusão de curso.

Segundo a ABNT NBR 14724:2011, que regula as configurações de trabalhos acadêmicos, as margens da folha devem ter 3 cm no anverso esquerdo superior e no verso direito superior, e 2 cm no anverso direito inferior e verso esquerdo inferior.

Margem ABNT é bem simples de ser configurada. Neste artigo vamos explicar como fazer para configurar estas margens e garantir uma boa formatação do seu trabalho.

O que é Margem ABNT?

As margens nada mais são do que configurar o editor de texto que você usa, geralmente o Word, para que ele deixe automaticamente um espaço entre o limite da folha e o texto.

No caso a margem ABNT, nada mais é do que fazer esta configuração de acordo com o que a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) recomenda para os trabalhos acadêmicos (monografias, TCC, dissertações e teses).

É importante entender que esta não é a única recomendação da ABNT para este tipo de trabalho. Existem também normas para a capa e contracapa, sumário, apresentação das citações ao longo do texto e referências bibliográficas. Estes serão abordados nos próximos artigos, se preferi pode fazer uma consulta ou clica nos links acima.

Ficar atento a todas estas recomendações é um dos pontos essenciais para a aprovação do seu trabalho de conclusão de curso.

margem ABNT nas normas ABNT

Qual o tamanho das margens de acordo com a ABNT?

Agora que você já entendeu a importância de configurar o tamanho das margens corretamente com o que a norma ABNT diz, é hora de conhecer qual é a recomendação para trabalhos impressos somente na frente da folha:

  • Margens superior e esquerda: 3 cm
  • Margens inferior e direita: 2 cm

Caso o seu trabalho seja impresso na frente e no verso da folha, a parte frontal deverá seguir o mesmo padrão de margens mencionado acima. Entretanto, o verso deverá ser as seguintes medidas de margem:

  • Margem superior e direita: 3 cm
  • Margem inferior e esquerda: 2 cm

O uso da impressão frente e verso, apesar de ser mencionado nas normas ABNT, não é obrigatório e algumas instituições pedem que todas as folhas sejam impressas somente na frente.

Entretanto, caso haja a possibilidade de utilizar os dois lados da folha, ele é permitido apenas nos chamados elementos textuais e pós-textuais. Ou seja, os elementos pré-textuais como capa, contracapa, sumário, dedicatória, agradecimentos e epígrafe devem ser impressos somente em um dos lados da folha.

Vale ressaltar que o tamanho de papel que deve ser utilizado para o seu trabalho de conclusão de curso é o A4. Este tamanho é obrigatório.

PRECISA DE AJUDA PARA FAZER SEU TCC? ENTÃO CLIQUE AQUI

Qual é o Espaçamento?

Outro ponto importante da formatação do seu TCC de acordo com as normas ABNT é o espaçamento entre linhas, ou parágrafos.

É essencial que você entenda que pode haver algumas diferenças ao longo do documento, por isso, vamos explicar cada uma delas separadamente.

A capa e contracapa possuem espaçamentos específicos. Na capa ele deve ser de 2,0. Já na contracapa ele deve ser simples na parte do texto que apresentada o tipo e o objetivo de trabalho e a instituição de ensino. Para mais detalhes, você pode conferir o texto sobre Capa ABNT para TCC e monografias.

Nos demais elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais o espaçamento entre linhas deve ser de 1,5.

Quando usar espaçamento simples?

Além do que mencionamos acima, a ABNT diz que o espaçamento simples pode ser utilizado quando houver alguma citação no texto. Ou seja, quando houver a frase, ou trecho de livro que foi dita ou escrita por outra pessoa.

Para estas citações a norma ABNT recomenda que o espaçamento entre linhas utilizado seja o simples e que, além disso, haja um recuo de margem de 4 cm. Estas citações também devem ser apresentadas entre aspas.

Como fazer margem ABNT e espaçamento no Word

Fazer a configuração da margem ABNT utilizando o Word como editor de texto é bastante simples. Vamos ao passo-a-passo:

  1. Abra o documento do Word que você irá começar a preparar o seu trabalho de conclusão de curso;
  2. Em seguida, escolha a aba “Layout”;
  3. Dentro da seção “configurar página”, clique em “margens”;
  4. Um menu se abrirá com diversas opções, escolha “margens personalizadas…”
  5. Uma nova janela de abrirá e você poderá inserir os valores das margens ABNT.

Viu como é bastante simples? Agora é hora de fazer a configuração do espaçamento. Vamos ao passo-a-passo:

  1. No mesmo documento Word que você já fez a configuração das margens ABNT;
  2. Na aba “Página inicial” na seção “parágrafo” clique em um ícone de mostra 4 linhas com uma seta para cima e outra para baixo;
  3. Um pequeno menu irá se abrir e você deverá escolher “1,5”;

É importante configurar o espaçamento entre linhas antes de começar a escrever. Isso porque é mais fácil alterar as partes que exigem uma configuração diferente do que ficar fazendo alterações a todo momento enquanto escreve.

Para fazer estas alterações pontuais, basta selecionar a parte do texto a ter o espaçamento modificado e seguir o mesmo passo-a-passo mencionado acima, mas escolhendo aquele que você precisa. O espaçamento simples é o indicado por “1,0”.

Ainda tem dúvidas? Clique abaixo:

PRECISA DE AJUDA PARA FORMATAR SEU TCC? ENTÃO CLIQUE AQUI

Confira o passo a passo de como configurar a margem ABNT no word

Passo 1: No word, vá na ava “Layout” marcado de vermelho na figura abaixo:

margem abnt passo1

Passo 2: Na área  “Configurar Página”, clique em “Margens”.

margem abnt passo 2

Passo 3: No final do menu, clique em “Margens Personalizadas”.

Passo 4: Com a janela aberta, configure o tamanho das margens conforme as normas da ABNT. No caso, 3 cm para as margens superior e esquerda e 2 cm para as margens inferior e direita.

Passo 5 (extra): Como na maioria dos casos o trabalhado acadêmico é encadernado, inclua ao menos 1 cm no campo “Medianiz”. Dessa forma, o documento será impresso com um recuo à esquerda para passagem do espiral.

margem abnt passo 5

Qual o recuo de parágrafo ABNT?

O recuo de parágrafo nada mais é do que aquele espaço que você deixa ao iniciar o parágrafo, para indicar ao seu leitor que você está iniciando uma nova linha de raciocínio. As normas ABNT preconizam que este recuo seja de 1,25 cm.

Para efetuar a configuração deste recuo corretamente no Word você deverá seguir os seguintes passos:

  1. Na aba “Página inicial”, dentro da seção “parágrafo”, clique em um pequeno ícone que aparece no canto inferior direito;
  2. Uma nova janela chamada “parágrafo” irá se abrir;
  3. Dentro da seção “recuo”, na opção “especial” escolha “primeira linha”;
  4. Em seguida, no campo “por” escolha “1,25 cm”.

Fazendo isso o recuo já ficará configurado no documento inteiro. Vale ressaltar que este recuo deve ser utilizado somente na parte textual.

Fizemos um artigo falando sobre o recuo ABNT, tamanho de fonte e espaçamento para TCC

Quais os tamanhos de fontes nas normas ABNT

  • Tamanho16 – título do trabalho na capa e na folha de rosto
  • Tamanho 14 – capa e folha de rosto
  • Tamanho 12 – folha de rosto (nota da natureza do trabalho), parte pré-textual, textual e pós-textual, referências, apêndices e anexos
  • Tamanho 10 – citações textuais (entre aspas) de mais de três linhas, notas de rodapé legendas (ilustrações, figuras, tabelas etc), texto da fonte das ilustrações e tabelas

Se o trabalhado não tiver com as margens ABNT o que acontece?

Muitas pessoas consideram um verdadeiro exagero fazer todas estas configurações, mas será que se a configuração das margens ABNT não for feita corretamente, será que vai ter alguma influência na sua nota final?

Ao padronizar toda a configuração do seu trabalho ele irá parecer muito mais sério, indicando que o aluno está preocupado com a qualidade do trabalho de conclusão de curso.

Sem essa formatação, ou sem que ela esteja feita corretamente, passa a impressão de desleixo, que o aluno pode não estar preocupado com a execução do trabalho.

Portanto, não importa que o seu texto esteja muito bem escrito, ou mesmo que o trabalho desenvolvido seja muito bom. Sem a configuração correta ele poderá perder o seu valor e até mesmo interferir negativamente na sua nota.

Estrutura do trabalho acadêmico de acordo com a ABNT

Agora você já sabe o quão importante é estruturar o seu trabalho acadêmico de acordo com as normas ABNT. Transmitindo a mensagem de que você teve um cuidado especial com o trabalho e se preocupa em como ele será apresentado.

Ao mesmo tempo, é importante saber que cada parte do texto possui um tipo de configuração e de recomendações que devem ser seguidas. Agora que você já sabe como ajustar as margens ABNT, confira os demais textos explicando como fazer a configuração dos outros elementos do TCC e da monografia.

Ainda tem dúvidas? Clique abaixo para receber ajuda:

PRECISA DE AJUDA PARA FAZER SEU TCC? ENTÃO CLIQUE AQUI

Sobre a ABNT NBR 14724:2011

Esta Norma especifica os princípios gerais para a elaboração de trabalhos acadêmicos (teses, dissertações e outros), visando sua apresentação à instituição (banca, comissão examinadora de professores, especialistas designados e/ou outros).

Esta Norma aplica-se, no que couber, aos trabalhos acadêmicos e similares, intra e extraclasse.

Outras normas necessárias para o trabalho acadêmico

  • ABNT NBR 6023, Informação e documentação – Referências – Elaboração
  • ABNT NBR 6024, Informação e documentação – Numeração progressiva das seções de um documento escrito – Apresentação
  • ABNT NBR 6027, Informação e documentação – Sumário – Apresentação ABNT NBR 6028, Informação e documentação – Resumo – Procedimento
  • ABNT NBR 10520, Informação e documentação – Citação – Apresentação
  • ABNT NBR 12225, Informação e documentação – Lombada – Apresentação

Código de Catalogação Anglo-Americano. 2. ed. rev. 2002. São Paulo: FEBAB, 2004

IBGE. Normas de apresentação tabular. 3. ed. Rio de Janeiro, 1993

Gostou? Vote!

Está com dificuldades para fazer seu TCC?

Precisando um TCC Pronto?
Clique aqui
Precisa de Serviço de Escrita de Resenha?
Clique aqui
Serviço de Escrita de Redação?
Clique aqui
Quer Formatar seu Trabalho nas normas ABNT?
Clique aqui
Quer Revisar seus Trabalhos?
Clique aqui
Outros Serviços de Trabalho Acadêmico
Clique aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Top