Categorias
Regras ABNT

Lombada ABNT: Como fazer, o que é, modelo

Lombada ABNT: Como fazer, o que é, modelo – Um dos detalhes mais importantes para a etapa final de encadernação de um trabalho acadêmico é a elaboração correta da lombada. Pois esta constitui a forma de identificação do material disposto em bibliotecas e arquivos.

Neste artigo, vamos explicar para que serve uma lombada e como deve ser elaborada. Como também dispor de alguns modelos para facilitar a sua visualização, conforme a ABNT.

O que é Lombada?

A finalidade da lombada é de permitir a identificação dos materiais quando dispostos em bibliotecas ou arquivos. Uma vez que quando os materiais estão em prateleiras o que fica visível é a parte da lombada que os identifica.

Por isso, é um elemento pré-textual e opcional em trabalhos acadêmicos. Além disso, cabe destacar que a norma se aplica para os documentos no idioma:

  • Latino
  • Grego
  • Cirílico

Logo, é frequente a sua utilização em trabalhos encadernados no formato de capa dura. Assim sendo, a lombada oferece uma proteção para manter as folhas juntas que pode ser costurada, colada, grampeada dentre outras técnicas de confecção.

Como fazer a lombada ABNT

Conforme as determinações da ABNT a lombada é constituída pelos mesmos elementos da capa, ou seja,

  • Autor
  • Título
  • Ano
  • Volume

Como também é importante estar atento para o detalhe de que deve seguir tanto a fonte como a cor da letra que foram utilizadas na capa.  O título do trabalho na lombada pode ser colocado por extenso ou de forma abreviada.

Pois isso depende do número de caracteres do título e o espaço disponível. Além disso, a norma determina que para a impressão do nome do autor é necessário manter o mesmo sentido que foi adotado para a lombada.

E, caso aconteça de vários autores, a disposição dos nomes deverá ser:

  • Lombadas horizontais, os nomes impressos por linhas, um colocado após o outro;
  • Lombadas descendentes, os nomes são intercalados por sinais gráficos.

Tanto para a lombada horizontal quanto para a descendente o prenome pode ser abreviado ou omitido. Em relação à numeração para identificação adequada do material deve ser de acordo com o conteúdo tratado e indexado.

Assim sendo, podem ser abreviados conforme a sua natureza, devem ser separados utilizando os sinais gráficos, mantendo a posição da lombada.

lombada ABNT

Estrutura da lombada

Segundo a ABNT para elaborar a estrutura da lombada é preciso dispor de:

  • Autores
  • Título do trabalho
  • Volume

A norma recomenda ainda que seja reservado um espaço na borda inferior da lombada para colocar a identificação que permita encontrar o documento. A sugestão é de que seja reservado 30 mm, sem prejudicar os outros itens.

Qual é a norma para lombada da ABNT?

A norma que trata sobre Lombada é a NBR 12225, de 30 de junho de 2004. Segundo a NBR a finalidade é estabelecer normas para elaboração de lombadas para os editores, livreiros, encadernadores, bibliotecas.

Além disso, esta norma também pode ser aplicada para definição de lombadas em outros suportes, tais como:

  • Vídeo
  • Som

Modelo de lombada

Para facilitar a compreensão dos modelos, a ABNT, em sua norma NBR 12225, ilustra as explicações com os seguintes exemplos:

A Figura 01 é um modelo de título de lombada horizontal, ou seja, quando o documento está em posição vertical e o escrito está colocado na horizontal.

Isso significa que se o livro estiver colocado na prateleira na posição vertical irá permitir a leitura das informações com facilidade.

Já na Figura 02 está um modelo de título de lombada impresso de forma longitudinal e legível de cima para baixo. Está forma oferece a vantagem de facilitar a leitura uma vez que encontra com a face dianteira voltada para cima.

A Figura 03 apresenta uma ilustração da situação do título ser impresso ao lado da lombada e não propriamente nela. Pois o formato da lombada não permite que sejam feitas inscrições.

Assim, o título é impresso de forma longitudinal, sendo feita a leitura de cima para baixo, ao lado da lombada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *