Categorias
Dicas TCC

Glossário ABNT: Como fazer e tipos

Contudo, antes de iniciar uma nova etapa, a entrega do Trabalho de Conclusão de Curso deve ser impecável, ou pelo menos quase isso. Dessa forma vamos falar sobre o glossário ABNT neste artigo.

Para estudantes de nível universitário ou mais o momento de entregar o trabalho de conclusão de curso é muito importante. Com a finalização do TCC o estudante passa para a fase da profissionalização.

Com isso vamos auxiliar a quem ainda tem dúvidas em como realizar um glossário e dentro das normas técnicas exigidas. Garantindo que o TCC fique dentro das especificações e assim obtenha a nota máxima.

O que é glossário ABNT?

O glossário nada mais é que um índice com palavras contidas no texto ou trabalho de conclusão de curso ( elas devem estar em ordem alfabética). Palavras que o significado não é muito comum para pessoas de outras aéreas de atuação. Resumindo o glossário deve estar em ordem alfabética

Ainda, as palavras definidas no glossário podem auxiliar no momento da correção do trabalho. Assim como, evitar casos de interpretações incorretas como as estrangeiras e as menos utilizadas no dia a dia.

É importante salientar que o glossário é um elemento pós-textual opcional, ou seja, caso não queira inclui-lo em seu trabalho, isso não o prejudicará.

Como fazer um glossário

Para se fazer um glossário ou tipo de dicionário de palavras especificas, o estudante deverá seguir algumas regras. Sempre lembrando que as regras devem estar dentro das normas para glossário ABNT.

Mesmo não sendo um item obrigatório no TCC, o glossário é recomendado pois auxilia os avaliadores. Além disso, mesmo que a banca tenha conhecimento do assunto, algumas palavras podem ser novas ou mesmo desconhecidas pelos membros.

Dessa forma, o estudante além de incluir informações relevante no trabalho, também demonstra cuidado pela pesquisa realizada e pelos avaliadores. Além disso, o glossário geralmente possui muitos termos técnicos e seus significados.

Existem vários tipos de glossário que veremos mas adiante. Assim, o estudante pode escolher o que mais se adéqua ao seu tipo de trabalho. Além disso, para se fazer um glossário é necessário:

  • Ser claro e objetivo nas explicações e terminologias;
  • Selecionar bem os verbetes que serão utilizados;
  • Realizar uma revisão de todo o texto para checar as terminologias;
  • Apresentar explicações com fatos concretos;
  • Ter sua pesquisa baseada em fontes confiáveis.

glossário ABNT

 

Tipos de glossário

Como dito anteriormente, existem vários tipos de glossário ABNT. Onde dependendo do contexto do trabalho de conclusão de curso, pode exigir mais ou menos informações.

Sendo assim os tipos de glossário podem ser bilíngues, focados em conceitos e termos. Como também existem glossários para termos de informática ou mesmo biologia, tudo dependendo da área de estudos.

Lembrando, que o estudante devera consultar o seu mentor sobre o melhor tipo de glossário para o seu trabalho. Dessa forma garantindo uma melhor avaliação do trabalho de conclusão de curso.

Veja mais artigos que possam te ajudar:

Exemplos de Glossário ABNT

Para se formatar um glossário o estudante devera seguir as normas técnicas da ABNT, como descritas abaixo:

  • Alinhar os termos do glossário na margem esquerda;
  • Sempre iniciar as palavras com letra maiúscula;
  • Quando necessário separar as palavras do significado utilizando dois pontos e um espaço;
  • Utilizar letra maiúscula na primeira letra por extenso do significado;
  • Aplicar espaço simples entre os termos.

Como exemplo vamos utilizar um glossário ABNT com termos de educação a distância onde a formatação será também exemplificada:

Agenda: Arquivo em PDF encontrado no ambiente virtual de aprendizagem que contém a programação do dia, da semana e do período do curso da unidade curricular.

Biblioteca: Local em que se armazena e organiza documentos digitais, permite consulta via WEB, desses documentos.

Enquete: Ferramenta disponível exclusivamente aos membros cadastrados em um site, matriculados numa turma, etc. serve para pesquisas de opinião entre os membros de um grupo.

Estudo autônomo: Em educação à distância, o termo autonomia é usado para evidenciar a independência do aluno em relação aos professores, havendo liberdade de tempo.

glossário ABNT

Quer baixar este modelo de glossário ou outros modelos de trabalho acadêmicos?

Clique no link abaixo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *