Anexo do TCC: Como fazer conforme normas ABNT

Ao longo de um TCC, muitas vezes, uma citação direta não explica tão bem o conceito quanto o arquivo na íntegra. Por isso, em casos em que somente uma citação não basta, o anexo no TCC seguindo as normas ABNT é uma opção fundamental. O anexo, por sua vez, é uma referência completa ao texto, abordando o documento em sua completude para que não haja dúvidas com relação ao que foi abordado.

Pensando na importância do anexo do TCC e em como pode acrescentar positivamente a um trabalho acadêmico, no presente artigo, falaremos com mais detalhes sobre como realizar essa parte do Trabalho de Conclusão de Curso de forma assertiva e coerente com as normas. Acompanhe a seguir!

Afinal, o que é o anexo do TCC?

Como mencionado brevemente acima, o anexo do TCC é um documento auxiliar que não foi produzido pelo autor do Trabalho de Conclusão de Curso ou monografia. Eles existem para completar a fundamentação do texto escrito, servindo como comprovação do que foi argumentado pelo estudante que realizou a escrita.

Temos mais artigos preparados para você:

Como fazer o anexo do TCC conforme as normas ABNT

O anexo precisa ser indicado no texto de acordo com a ordem alfabética e em caixa alta. A ordem deve ser seguida com base na apresentação dos documentos no pós-texto do TCC. Para exemplificar melhor, mostraremos a seguir como deve ser feito na prática. Entenda!

  • Anexo sinalizado no texto:
Exemplo
“Com base nas informações descritas no Anexo B, (insira a argumentação fundamentada no conteúdo do anexo).”

“Com base nas informações descritas no Anexo B, (insira a argumentação fundamentada no conteúdo do anexo).”

  • Anexo sinalizado no póstexto: (Título do anexo em questão): “ANEXO B – REGULAMENTO RELATIVO À (conteúdo do anexo)”
Exemplo
“ANEXO B – REGULAMENTO RELATIVO À (conteúdo do anexo)”

 

anexos do TCC

Diferença entre anexo do TCC e apêndice

O anexo do TCC e a apêndice podem ser confundidas por algumas pessoas. No entanto, não são a mesma coisa e é necessário reconhecer suas especificidades e diferenças para conseguir usá-las de forma correta e de acordo com as normas previstas pela ABNT. Acompanhe a seguir suas particularidades!

  • Anexo do TCC: o anexo é um documento, legislação, pesquisas e demais textos que auxiliam na fundamentação, comprovação ou ilustração dos argumentos mencionados pelo autor;
  • Apêndice: a apêndice, diferente do anexo, é um texto realizado pelo próprio autor do trabalho como um complemento do argumento apresentado ao longo de seu texto. É uma forma de aprofundar o assunto que foi mencionado.

Saiba mais neste artigo que preparamos a diferença entre anexo e apêndice.

Como escolher o anexo do TCC

A escolha do anexo do TCC precisa ser realizada de forma sábia para que cumpra com a sua funcionalidade, sendo uma ajuda na fundamentação teórica e comprovação do que foi argumentado. Nesse sentido, existem alguns textos que devem ser priorizados para este espaço, sendo eles:

  • Regulamentações;
  • Legislações de maneira ampla;
  • Textos feitos por pessoas especialistas no assunto;
  • Estudos e pesquisas feitos por estudiosos renomados na área;
  • Órgãos oficiais qualificados acerca do tema;
  • Trabalhos acadêmicos de mestres, doutores ou pós-doutores.

É preciso mencionar que os anexos são diferenciais que acrescentam de forma positiva em uma argumentação. Por isso, é fundamental sempre optar por documentos ou artigos com níveis de confiabilidade máximo, conferindo sempre as fontes e autores, já que o conteúdo reforçará o argumento do trabalho realizado.

Em síntese, o ideal é fazer boas escolhas e colocar o anexo do TCC somente se for necessário, já que o exagero pode acabar atrapalhando o desenvolvimento. Sendo assim, o indicado é não colocar anexos somente para dar volume e sim pelo fato de que fará a diferença e é necessário para a sua argumentação.

Está com dificuldades para fazer seu TCC?

Precisando um TCC Pronto?
Clique aqui
Precisa de Serviço de Escrita de Resenha?
Clique aqui
Serviço de Escrita de Redação?
Clique aqui
Quer Formatar seu Trabalho nas normas ABNT?
Clique aqui
Quer Revisar seus Trabalhos?
Clique aqui
Outros Serviços de Trabalho Acadêmico
Clique aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Top