Categorias
Regras ABNT

Número de páginas TCC: quantas o seu deve ter

Conheça a indicação de número de páginas para o TCC e entregue um trabalho sob medida.

Você já tirou todas as dúvidas sobre trabalho de conclusão de curso, mas ainda não sabe nada sobre número de páginas do TCC? Existe um número mínimo de página? E o máximo? O que a ABNT diz sobre isso?

Para te ajudar a responder todas estas questões, preparamos este artigo. Não perca esta oportunidade de preparar um TCC sob medida.

Número de Páginas TCC, o que a ABNT diz?

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é a responsável no Brasil por criar diversas normas e regulamentação. Algumas destas normas estão relacionadas com a produção de trabalhos acadêmicos, tais como monografias, TCC, dissertações e teses.

A grande maioria das Instituições de Ensino no país utilizam as normas da ABNT para orientar os alunos na produção dos trabalhos de conclusão de cursos. Apesar disso, existem outras normas que podem ser utilizadas, tais como Vancouver e a APA (American Psychological Association).

Neste artigo trataremos sobre as normas ABNT para TCC.

Existem diferentes normas que orientam a formatação da capa, folha de rosto, ficha catalográfica, elementos obrigatórios, citações e referências. Mesmo com todas estas normas, em nenhuma delas há a menção com relação ao número de páginas do TCC.

Quantas páginas o meu TCC precisa ter?

Você deve estar se perguntando então o que fazer, já a ABNT não diz nada sobre o número de páginas do TCC. O primeiro passo deverá ser conferir o manual que a sua Faculdade ou Universidade possui para a elaboração do TCC.

Em algumas instituições de ensinos fazem exigências com relação a este item, mas isso não é obrigatório. Nestes casos, você poderá se basear no tipo de trabalho de conclusão de curso realizado, veja a lista a seguir:

  • Formato de artigo científico: no mínimo 30 páginas;
  • Formato de monografia: entre 40 a 100 páginas;
  • Projetos experimentais (trabalhos de campo ou estudos práticos): entre 25 e 50 páginas.

Vale lembrar também que por mais completo que você queira que o seu trabalho seja, não há a necessidade de escrever 200 páginas. Geralmente os trabalhos de conclusão de curso possuem entre 30 e 60 páginas.

É imprescindível dizer que esse número de páginas é para o desenvolvimento do trabalho. Portanto, os elementos pré e pós-textuais não devem ser levados em consideração.

número de paginas

Páginas obrigatórias

Como dissemos, a ABNT orienta a inclusão de itens obrigatórios na elaboração do TCC.

Os elementos pré-textuais são inseridos para apresentar o trabalho realizado para o leitor. Esta parte deve conter, obrigatoriamente: capa, folha de rosto, resumo em português e em língua estrangeira, listas (figuras, tabelas, siglas, símbolos e abreviações) e sumário.

Já dentro dos elementos textuais, que representam o trabalho em si, e onde o número de páginas será contado. Todos os TCCs precisam ter: introdução, desenvolvimento (material e métodos, resultados e discussão) e conclusão.

E finalmente, mas não menos importante, os elementos pós-textuais. A inclusão das referências bibliográficas é obrigatória. Mas existem outros elementos que podem fazer parte desta parte do seu TCC.

2 respostas em “Número de páginas TCC: quantas o seu deve ter”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *