Tipos de citação para Trabalho Acadêmico nas Normas ABNT

Um dos momentos mais temidos de todo o curso de graduação ou afins é o instante em que você faz o seu principal trabalho, aquele no qual vai te dar o título que tanto almeja e sem ele, seu curso fica incompleto. Saiba sobre tipos de citação para trabalho acadêmico.

Assim, ficou claro que estamos falando do Trabalho de Conclusão de Curso, também conhecido como o TCC.

Nessa linha, existem muitas regras para que ele seja feito da maneira correta, desde a aplicação das normas ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) até algumas especificidades que sua própria faculdade pode cobrar.  Desse modo, hoje vamos falar de uma das partes mais importantes de sua obra e que a ABNT rege toda essa estrutura, os tipos de citação.

Com isso, serão expostos aqui a essência do que você precisa saber sobre os tipos de citação, desde a citação direta, a citação indireta e a citação em apud, ademais, todas as suas variações importantes que podem aparecer no seu trabalho de conclusão de curso.

Tipos de citação para Trabalho Acadêmico ABNT

Saiba outros artigos que podem te ajudar:

Citação direta curta iniciando

De início, a citação direta curta tem uma especificidade diferente quando inicia os parágrafos, assim, quando isso acontecer você deve prestar atenção em como fazer esse tipo de citação da maneira correta.

Nessa linha, o texto que você colocar na sua obra deve ser  literal ao original, sem modificações de qualquer espécie, deve informar a página que foi tirada a citação, deve conter no máximo até 3 linhas e com o conteúdo colocado entre aspas. Ademais, o nome do autor deve ser fora das aspas e em letras maiúsculas e a citação do autor, da data do livro e a página correspondente deve vir antes das aspas em que a data e a página estão em parênteses.

Exemplo:

Santana (2004, p.21) “o importante da vida é viver e ser feliz […]”

Citação direta curta encerrando

Da mesma forma que pode começar um parágrafo, a citação direta curta pode encerrar ele, porém, existem algumas diferenças que sempre pegam os autores na hora da elaboração e criação do Trabalho de conclusão de curso, o seu famoso TCC. Com isso, fique atento para a dica de como encerrar o parágrafo com a citação direta curta.

Assim, o texto que você colocar no seu parágrafo deve continuar sendo idêntico ao original que foi retirado de outra obra, deve informar a página, o conteúdo dentro das aspas deve ter no máximo 3 linhas, porém, nesse tipo de citação o autor deve aparecer dentro dos parênteses junto com a data da obra e a página e tem a necessidade de aparecer ao final da frase e seguido de um ponto final.

Exemplo:

“O importante da vida é viver e ser feliz […]” (SANTANA, 2004, p.21).

Citação direta longa no início

Como acontece com a citação direta curta, tem normas a serem seguidas igualmente na citação direta longa, neste caso, agora vamos tratar das citações diretas longas que são feitas no início do parágrafo.

Dessa forma, esse tipo de citação pode dar um descanso ao olho do leitor da sua obra, pois ela quebra o texto e é feita em recuo. Assim, vamos ver suas obrigações:

Ela deve ter o texto idêntico ao original, deve informar a página, tem que ser sem aspas e conter mais de 3 linhas com o máximo recomendado de 8, o autor vem fora dos parênteses e em minúscula e deve ser citado no parágrafo anterior. Ademais tem que ter um recuo de 4 cm e o tamanho da fonte pode ser ou Arial ou Times New Roman 10.

Exemplo:

Creswell (2007, p.35) define um tipo de abordagem

[…] abordagem é aquela […]

Citação direta longa no fim

Nesse caso a citação longa está encerrando o parágrafo e por esse detalhe tem coisas diferentes para serem feitas, vejam:

A citação deve ser sem aspas e ter mais de 3 linhas com o recomendado de no máximo 8, o autor vem dentro dos parênteses em maiúscula tendo que ter um ponto final depois dos parênteses, o recuo de 4 cm e o tamanho da fonte pode ser ou Arial ou Times New Roman 10 e o espaçamento entre as linhas deve ser simples.

Exemplo:

As pesquisas realizadas em diversas lanchonetes, em diferentes países, comprovaram que o consumo de alimentos é maior nos estabelecimentos que possuem paredes pintadas com cores em tons de amarelo, alaranjado e vermelho […]. Ou seja, em todos os locais pesquisados, observou-se que as cores quentes estimulam o apetite dos clientes, fazendo com que eles consumam mais do que consumiriam normalmente. (FEIJÃO, 2002, p. 58)

Citação indireta no início

A citação indireta é aquela em que o você interpreta o que está escrito e escreve com suas palavras no seu TCC, sendo muito valorizada por bancas.

Nessa linha, para fazer uma citação indireta no início dos parágrafos é necessário, como já foi dito, escrever com suas palavras com base no autor lido, ter no mínimo 8 linhas, o autor fica fora dos parênteses em minúscula e deve vir no começo da frase ou parágrafo.

Exemplo:

Segundo Gonçalves (2015), o direito civil é responsável pela regra na vida comum.

Citação indireta no fim

Seguindo um parâmetro muito parecido com a citação indireta no início, a citação indireta no fim do parágrafo tem a diferença de trazer o nome do autor em maiúscula e o ano no fim da frase entre parênteses seguido de ponto final.

Exemplo:

O direito civil é responsável pela regra na vida comum (GONCALVES, 2015).

Citação apud

Apud significa “citado por” deve ser usada essa referência quando você tem acesso a obra de uma pessoa, mas não tem acesso a obra que essa pessoa citou, assim, na referência de autor deve demonstrar com apud que está usando uma Tipos de citação para Trabalho

Exemplo:

O direito administrativo é uma área que tem início desde os primórdios da civilização, mas era conhecido por outros nomes (SANTANA apud VASCONCELOS, 2007).

Está com dificuldades para fazer seu TCC?

Precisando um TCC Pronto?
Clique aqui
Precisa de Serviço de Escrita de Resenha?
Clique aqui
Serviço de Escrita de Redação?
Clique aqui
Quer Formatar seu Trabalho nas normas ABNT?
Clique aqui
Quer Revisar seus Trabalhos?
Clique aqui
Outros Serviços de Trabalho Acadêmico
Clique aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Top