Considerações Finais TCC: Aprenda a fazer a sua

Por que se faz necessário falar das considerações finais TCC? Porque é uma parte em que se faz um apanhando de tudo que foi dissertado no trabalho, não é a parte mais difícil, mas difícil, mas se não for bem elaborada pode deixar margens a uma má interpretação por parte da banca, neste momento você vai fazer uma apanhado de tudo, de maneira sucinta, por isso as considerações finais TCC não deve ter muitos parágrafos e não coloque referencias, já que é sua opinião, tenha o cuidado de escrever com suas próprias palavras.

Um dos momentos mais temidos de todo o curso de graduação ou afins é o momento em que você faz o seu principal trabalho, aquele no qual vai te dar o título que tanto almeja e sem ele, seu curso fica incompleto. Assim, ficou claro que estamos falando do Trabalho de Conclusão de Curso, também conhecido como o TCC.

Nessa linha, existem muitas regras para que ele seja feito da maneira correta, desde a aplicação das normas ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) até algumas especificidades que sua própria faculdade pode cobrar.  Desse modo, hoje vamos falar de uma das partes mais prazerosas do TCC, as considerações finais.

Com isso, as considerações finais é o momento em que o autor da obra pode ser mais autoral e colocar de fato todas as suas opiniões e revelar se o TCC atingiu, ou não atingiu seus objetivos propostos no início da pesquisa. Dessa maneira, não que em outros momentos da obra não tenha a opinião do autor, mas nas considerações finais é a famosa “cereja no bolo” que sintetiza toda a pesquisa e disserta sobre ela.

consideracoes finais

Considerações Finais TCC: Aprenda a fazer a sua

Assim, por ter essa parte autoral mais forte nesse momento do trabalho, não existem regras fixas para a criação de suas considerações finais, porém, existem algumas dicas e passos para ajudar a criar um norte na cabeça do autor e facilitar sua criação.

Nesse viés, serão expostas 4 dicas valiosas que vão ajudar e muito no momento final do seu TCC, para depois disso, apenas esperar o 10 e a sua tão esperada formação.

  • Sintetizar o trabalho como um todo

Quem está no meio acadêmico sabe que trabalhos de conclusão de curso podem ser muito extensos, nesse sentido, é importante que nas considerações finais você faça um apanhado da problemática central da pesquisa e, com isso, retome os pontos mais essenciais até a chegada na conclusão.

Isso é necessário, pois orienta quem está lendo ter a certeza do que o autor quer passar, até porque são muitas informações durante a obra que inundam a cabeça de quem está lendo e pode ser que quando chegar no final, a pessoa não se lembra das exposições iniciais.

  • Apresentar os resultados obtidos

O momento para demonstrar todos os resultados obtidos ou não no momento da elaboração dos objetivos do TCC é nas considerações finais, com isso, é o momento de resumir toda a pesquisa e apresentar os dados reais que conseguiram ser atingidos com o desenvolvimento de sua pesquisa com o um todo.

  • Retomando os objetivos

Como já foi exposto anteriormente, os objetivos do trabalho que são a primeira parte praticamente do TCC devem sempre ser relembrados nas considerações finais, porém, se for o caso, é importante trazer literalmente todos os objetivos criados e elencar em cada tópico um breve resumo da pesquisa e se ela atingiu ou não as metas.

Dessa forma, passa uma ideia de mais clareza para o público em geral e dá mais credibilidade ao trabalho, pois observa que o autor não se desprendeu de seus objetivos traçados em momento nenhum, assim, pensou na obra como um todo e não apenas nas suas partes separadas.

  • Ideias para melhorias na obra ou no campo de pesquisa

Depois de encerrado o trabalho, pode ser que fiquem lacunas na qual o pesquisador não conseguiu responder de uma forma satisfatória ou com exatidão, assim, nas considerações finais é o momento ideal para ele revelar isso e dar ideias para melhorar seu próprio trabalho em um futuro ou melhorar o ramo de pesquisa daquela área com o um todo.

Preparamos outros artigos que podem te ajudar a entender melhor sobre seu trabalho de conclusão:

Modelos de considerações finais TCC

Depois de dar uma ideia de como fazer as considerações finais do TCC, nada melhor do que exemplificar com modelos prontos para você terá a exata noção de como fazê-la. Observe os exemplos:

  1. Acervo Digital UFPR
  2. Scielo Books
  3. Faculdade Metodista
  4. Repositório UFU
  5. Simonsen

Considerações finais

Agora com todas as dicas sobre como fazer as considerações finais, espero que tenha pelo menos, ajudado um pouco, se ainda tiver dúvidas sobre o assunto, deixe sua pergunta nos comentários, mas também se tiver dificuldades em concluir seu trabalho, pode solicitar uma ajuda no chat ao lado.

Está com dificuldades para fazer seu TCC?

Precisando um TCC Pronto?
Clique aqui
Precisa de Serviço de Escrita de Resenha?
Clique aqui
Serviço de Escrita de Redação?
Clique aqui
Quer Formatar seu Trabalho nas normas ABNT?
Clique aqui
Quer Revisar seus Trabalhos?
Clique aqui
Outros Serviços de Trabalho Acadêmico
Clique aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Top