Skip to content
Seu Melhor TCC

Quais os tipos de trabalhos acadêmicos mais frequentes?

Você sabe quais são os tipos de trabalhos acadêmicos mais comuns? Neste artigo te daremos uma introdução de cada um deles, além de muitas dicas.

Durante a faculdade, é normal que um estudante se depare com um número sem fim de tipos de trabalhos acadêmicos. Sendo que cada um segue um tipo de parâmetro e procedimento para ser produzido.

O que acaba gerando uma grande confusão na cabeça do universitário. Assim, neste artigo te ajudaremos a conhecer melhor os principais trabalhos acadêmicos solicitados nas universidades.

1º Resumo

Em primeiro lugar, um dos tipos de trabalhos acadêmicos mais comuns é o resumo. Pois, ele é uma ferramenta de aprendizagem e memorização de conteúdo simples e acessível a qualquer estudante.

Dessa forma, muitos professores solicitam o resumo de livros, artigos e textos para seus alunos. Como forma de fixar o conteúdo ministrado previamente em aula.

Ou até mesmo como forma de introduzir um conteúdo mais complexo para os estudantes. Dessa maneira, não há uma grande exigência quanto à redação deste trabalho acadêmico.

Basta que o aluno leia o texto ou trecho solicitado e, tenha a capacidade de filtrar as partes mais relevantes. Depois disso, o que deve ser feito é uma síntese do conteúdo assimilado.

Em outras palavras, para escrever um bom resumo, primeiro o estudante precisa ler o texto com atenção. Uma dica para ajudar no exercício, é grifar as partes mais importantes ao longo da leitura.

Por fim, é importante ressaltar que o resumo não pode ser uma simples cópia de um texto. Pois, isso é plágio. O aluno precisa utilizar-se de suas próprias palavras e conceitos para resumir a informação.

Veja outros artigos que possam te ajudar nos seus estudos:

2º Resenha Crítica

Em segundo lugar, a resenha crítica é um dos tipos de trabalhos acadêmicos mais solicitados nas universidades. Pois, requer que o estudante exercite sua habilidade de síntese juntamente à uma análise crítica do conteúdo.

Ou seja, a resenha crítica supera o resumo. Uma vez que exige que o aluno dialogue com o texto proposto. Dessa forma, além de ler o texto com atenção e definir os pontos mais relevantes da obra.

O estudante precisa se posicionar, contra ou a favor dos argumentos do autor do texto original. E deve fazer uso de outras referências bibliográficas para respaldar o seu posicionamento.

Portanto, ao contrário do resumo, a resenha crítica pode ter como alvo a publicação em revistas acadêmicas. Desse modo, deve ser redigida conforme às normas ABNT.

tipos de trabalhos acadêmicos

3º Fichamento

Em terceiro lugar, o fichamento é uma prática muito comum para os universitários. Pois, também é uma forma de sintetizar uma obra. Contudo, apresenta mais dinamismo do que o resumo e a resenha crítica.

Pois, ao contrário dos outros tipos de trabalhos acadêmicos, no fichamento, o aluno sintetiza as informações do texto em tópicos. Tal exercício é útil para auxiliar o estudante durante uma revisão bibliográfica, por exemplo.

Além disso, o fichamento é uma forma bem mais eficiente e objetiva de destacar às principais ideias de um texto. Permitindo que o aluno desenvolva um melhor hábito de leitura e levantamento de dados

4º Artigo Acadêmico

Por fim, em quarto lugar, o artigo acadêmico é um dos trabalhos mais comuns na vida universitária. Já que incentiva a prática da pesquisa e redação cientifica. Duas coisas extremamente valorizadas no ensino superior.

Além disso, o artigo acadêmico, é um dos tipos de trabalhos acadêmicos que mais prepara o estudante para o TCC. Pois, exige que o aluno:

  • Defina um tema para a pesquisa;
  • Desenvolva uma pergunta ou uma problemática a respeito do tema;
  • Elabore hipóteses;
  • Estabeleça objetivos;
  • Execute uma metodologia de pesquisa;
  • Obtenha resultados;
  • Explique os resultados fazendo uso de referências bibliográficas;
  • Prepare uma conclusão.

Portanto, é um dos trabalhos acadêmicos que mais exige dedicação do estudante. Mas, também é um dos que rende mais frutos. Pois, além de ser publicado em revistas, serve para enriquecer o currículo do aluno.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *