Skip to content
Seu Melhor TCC

Nota de rodapé ABNT TCC: Saiba Tudo Sobre

A nota de rodapé ABNT é um recurso muito pouco utilizado pelos estudantes. Mas confere muita credibilidade e valor aos trabalhos acadêmicos. Saiba mais.

A nota de rodapé ABNT é um recurso muito útil durante a redação de uma monografia. Uma vez que ela pode aumentar o nível de credibilidade e embasamento do seu trabalho acadêmico.

Assim, não deixe de utilizar essa ferramenta durante a elaboração do seu trabalho. Contudo, fique atento, pois as regras para a nota de rodapé são bem especificas na ABNT. Continue lendo o artigo para saber mais.

O que é nota de rodapé ABNT?

Acima de tudo, é importante ficar bem claro que a nota de rodapé ABNT é uma estrutura textual. Que pode ser utilizada ou não durante a redação de um trabalho acadêmico.

Em outras palavras, a nota de rodapé não é obrigatória no TCC. No entanto, é um recurso que agrega valor ao texto. Assim, essa estrutura acaba passando despercebida para muitos estudantes.

Portanto, aqueles que pesquisam sobre o recurso e fazem uso dele ao longo do trabalho. Obtém um diferencial em relação às demais dissertações, o que valoriza a monografia e pode até mesmo aumentar a nota.

Dessa forma, a nota de rodapé ABNT pode ser de referência ou explicativa:

  • Nota explicativa: É utilizada para complementar as informações dadas ao longo do texto;
  • Nota de referência: Serve para referenciar o trabalho de um autor utilizado durante uma citação.

 nota de rodapé ABNT é

Qual a sua importância?

As notas de rodapé são um recurso muito valioso durante composição de uma monografia. Pois, elas oferecem destaque e demonstram o grau de profundidade e embasamento do levantamento bibliográfico da pesquisa.

Além disso, contribuem para a estética do trabalho. Uma vez que, além de facilitar a leitura e consulta das referências bibliográficas. Constituem, juntamente as citações, uma excelente maneira de quebrar o texto corrido.

Oferecendo ao leitor, uma nova perspectiva em relação ao assunto abordado no texto. Assim, a nota de rodapé ABNT é importante para que o autor ofereça ao leitor informações adicionais sobre determinado tema.

Sem comprometer o corpo principal do texto com informações complementares que poderiam confundir ou dispersar a leitura. Da mesma forma, a nota de rodapé também é essencial após citações diretas ou indiretas.

Uma vez que ela também serve como forma de referenciar o autor. Poupando ao leitor do esforço de ir até as últimas páginas do trabalho para encontras as referências.

Dessa forma, a utilização deste recurso é um grande diferencial para o seu TCC. Pois, além de aumentar a credibilidade texto, torna a apresentação do seu trabalho mais profissional.

No entanto, tenha cuidado quanto a formatação da nota de rodapé ABNT. Já que a norma estipula regras bem especificas para a utilização deste recurso. Encontre todas as informações que você precisa no próximo tópico.

Saiba mais também sobre outros artigos :

Como utilizar corretamente a nota de rodapé ABNT

Assim, para formatar corretamente as notas de rodapé do seu trabalho. Segundo as normas ABNT, você deve seguir os passos a seguir:

Numeração

Primeiramente, as notas de rodapé devem ser organizadas seguindo uma numeração específica. Sendo constituída por números arábicos consecutivos (1, 2, 3, 4…)

Fonte

Quanto a fonte, a nota de rodapé ABNT, deve seguir a mesma formatação do resto do texto. Ou seja, fonte Arial ou Times New Roman. No entanto, a letra deve ser menor (10), para que haja diferenciação em relação ao corpo do texto.

Abreviações

Além disso, caso haja mais de um comentário adicional ou referência na página. Deve-se utilizar abreviações para facilitar o entendimento, sendo as mais comuns:

  • cit.: Obra citada;
  • Id: Citação do mesmo autor;
  • Ibid: Citação da mesma obra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *