Nota de Rodapé ABNT TCC: Saiba Tudo e exemplos

A nota de rodapé ABNT é um recurso muito pouco utilizado pelos estudantes. Mas confere muita credibilidade e valor aos trabalhos acadêmicos. Saiba mais.

A nota de rodapé ABNT é um recurso muito útil durante a redação de uma monografia. Uma vez que ela pode aumentar o nível de credibilidade e embasamento do seu trabalho acadêmico.

Assim, não deixe de utilizar essa ferramenta durante a elaboração do seu trabalho. Contudo, fique atento, pois as regras para a nota de rodapé são bem especificas na ABNT. Continue lendo o artigo para saber mais.

O que é nota de rodapé ABNT?

Acima de tudo, é importante ficar bem claro que a nota de rodapé ABNT é uma estrutura textual. Que pode ser utilizada ou não durante a redação de um trabalho acadêmico.

Em outras palavras, a nota de rodapé não é obrigatória no TCC. No entanto, é um recurso que agrega valor ao texto. Assim, essa estrutura acaba passando despercebida para muitos estudantes.

Portanto, aqueles que pesquisam sobre o recurso e fazem uso dele ao longo do trabalho. Obtém um diferencial em relação às demais dissertações, o que valoriza a monografia e pode até mesmo aumentar a nota.

Dessa forma, a nota de rodapé ABNT pode ser de referência ou explicativa:

  • Nota explicativa: É utilizada para complementar as informações dadas ao longo do texto;
  • Nota de referência: Serve para referenciar o trabalho de um autor utilizado durante uma citação.

nota de rodapé ABNT

 

Exemplo de notas de rodapé ABNT

Como já mencionado no artigo, existe dois tipos de notas: nota de referência ou nota explicativa , e devem ser alinhadas, a partir da segunda linha da mesma nota, abaixo da primeira letra da primeira palavra, continue lendo o texto para saber como formatar a nota de rodapé, veja agora exemplos de nota de referêncianota explicativa.

Exemplo de Nota de Referência

Observação: A primeira citação de uma obra, em nota de rodapé, deve ter sua referência completa.

As citações seguintes que forem da mesma obra e na mesma página podem ser referenciadas de forma abreviada (expressões latinas), utilizando as seguintes expressões, abreviadas:

Idem – mesmo autor – id.
Ibidem – na mesma obra – ibid.
Opus citatum, opere citato – obra citada – op. cit.
Passim – aqui e ali, em diversas passagens – passim
Loco citato – no lugar citado – loc. cit.

Exemplo de Nota Explicativa

Qual a sua importância?

As notas de rodapé são um recurso muito valioso durante composição de uma monografia. Pois, elas oferecem destaque e demonstram o grau de profundidade e embasamento do levantamento bibliográfico da pesquisa.

Além disso, contribuem para a estética do trabalho. Uma vez que, além de facilitar a leitura e consulta das referências bibliográficas. Constituem, juntamente as citações, uma excelente maneira de quebrar o texto corrido.

Oferecendo ao leitor, uma nova perspectiva em relação ao assunto abordado no texto. Assim, a nota de rodapé ABNT é importante para que o autor ofereça ao leitor informações adicionais sobre determinado tema.

Sem comprometer o corpo principal do texto com informações complementares que poderiam confundir ou dispersar a leitura. Da mesma forma, a nota de rodapé também é essencial após citações diretas ou indiretas.

Uma vez que ela também serve como forma de referenciar o autor. Poupando ao leitor do esforço de ir até as últimas páginas do trabalho para encontras as referências.

Dessa forma, a utilização deste recurso é um grande diferencial para o seu TCC. Pois, além de aumentar a credibilidade texto, torna a apresentação do seu trabalho mais profissional.

No entanto, tenha cuidado quanto a formatação da nota de rodapé ABNT. Já que a norma estipula regras bem especificas para a utilização deste recurso. Encontre todas as informações que você precisa no próximo tópico.

Saiba mais também sobre outros artigos :

Como utilizar corretamente a nota de rodapé ABNT

Assim, para formatar corretamente as notas de rodapé do seu trabalho. Segundo as normas ABNT, você deve seguir os passos a seguir:

Numeração

Primeiramente, as notas de rodapé devem ser organizadas seguindo uma numeração específica. Sendo constituída por números arábicos consecutivos (1, 2, 3, 4…)

Fonte

Quanto a fonte, a nota de rodapé ABNT, deve seguir a mesma formatação do resto do texto. Ou seja, fonte Arial ou Times New Roman. No entanto, a letra deve ser menor (10), para que haja diferenciação em relação ao corpo do texto.

Abreviações

Além disso, caso haja mais de um comentário adicional ou referência na página. Deve-se utilizar abreviações para facilitar o entendimento, sendo as mais comuns:

  • cit.: Obra citada;
  • Id: Citação do mesmo autor;
  • Ibid: Citação da mesma obra.

Como inserir nota de rodapé no Word?

Para inserir nota de rodapé no Word é fácil, ele faz isso automaticamente.  Pela imagem abaixo veja como é inserido uma marca de referência no texto (número sobrescrito) e assim adiciona a nota de rodapé na parte inferior da página.

Posicione o cursor onde você deseja adicionar a nota de rodapé. Clique em Referências > Inserir nota de rodapé.

notas de rodapé

 

Digite o texto de nota de rodapé.

Sugestão:

Use o atalho Ctrl + Alt + F para inserir uma nota de rodapé.

Para voltar para a marca de referência no documento, clique duas vezes na marca de referência da nota de rodapé.

Este artigo foi útil? Compartilhe!

Está com dificuldades para fazer seu TCC?

Precisando um TCC Pronto?
Clique aqui
Precisa de Serviço de Escrita de Resenha?
Clique aqui
Serviço de Escrita de Redação?
Clique aqui
Quer Formatar seu Trabalho nas normas ABNT?
Clique aqui
Quer Revisar seus Trabalhos?
Clique aqui
Outros Serviços de Trabalho Acadêmico
Clique aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Top