Quais os elementos pós-textuais de um TCC: Modelo e exemplo

Assim como os elementos pré textuais e textuais de trabalho acadêmico, também é necessário construir os elementos pós-textuais. Pois são eles que fazem o fechamento do projeto.

A finalização de um trabalho acadêmico é organizada a partir da construção dos elementos pós-textuais. São eles que irão complementar toda a base de conhecimento construída ao longo do desenvolvimento do projeto acadêmico.

Assim, estes elementos irão apresentar todas as fontes utilizadas na elaboração textual, bem como complementar o projeto. São os elementos póstextuais que indicam toda a base de pesquisa utilizada pelo aluno.

O que são elementos pós-textuais

Os elementos pós textuais, como o próprio nome já diz, são aqueles que estão colocados após o desenvolvimento. Ou seja, são os elementos que irão complementar o trabalho realizado e fazer seu fechamento. Estes elementos estão contidos nas Normas ABNT para trabalho acadêmico.

Apesar de ser a última parte do trabalho acadêmico, ele é tão importante quanto os elementos pré-textuais e textuais. Sua disposição é complementada com itens tanto que são obrigatórios quanto alguns opcionais.

Assim, a colocação dos itens que são considerados opcionais será de acordo com a necessidade e visão do autor. No entanto, os elementos obrigatórios deverão aparecer em todos os trabalhos acadêmicos realizados.

elementos pós-textuais

Quais são os elementos pós-textuais

Dessa forma, para conhecer um pouco melhor sobre quais são os elementos póstextuais, seguem as informações a seguir:

  • Referências bibliográficas (obrigatório)

Elemento que segue as normas da ABNT NBR 6023

  • Glossário (opcional)
  • Apêndices (opcional)
  • Anexos (opcional)
  • Índice (opcional)

Elemento opcional que segue as normas da ABNT NBR 6023

Sendo assim, explica-se um pouco melhor cada um dos itens acima e sua forma de apresentação. As referências bibliográficas – ou referencial bibliográfico – é obrigatório e deve ser apresentado conforme a NBR 6023.

abnt-normas_pos-textuais

Assim, devem ser citadas todas as fontes de consultas, sejam livros, manuais, ou outras pesquisas. Ou seja, é a identificação individual de todos os materiais que colaboraram na construção do trabalho acadêmico.

Apresentação das referências bibliográficas

Tem suas particularidades. De forma geral, deve-se apresentar o nome do autor, o nome da obra, o ano da publicação e a editora.

Referências e o glossário

Quanto ao glossário, este elemento é opcional e consiste em uma lista de todas as expressões técnicas utilizadas. Esta lista deve ser colocada em ordem alfabética, bem como apresentar suas respectivas definições.

Referências e o apêndice

No que tange o apêndice, este documento é elaborado pelo próprio aluno. Tendo como objetivo dar complementariedade ao seu raciocínio. Contudo, sem prejudicar o tema já exposto ao longo do projeto acadêmico.

Caso seja necessário, pode haver mais de um apêndice. Sua forma de apresentação dever ser em letras maiúsculas (APÊNDICE). E para cada apêndice denomina-se uma letra (A, B, C) seguidos do seu respectivo título.

Referências e o anexo

Em relação anexos, estes também são elementos opcionais. Assim, os anexos são todo e qualquer documento que seja compatível ao trabalho. Além disso, ele tem a função de complementar os pontos discutidos no trabalho.

Ou seja, os anexos servem para ilustrar e fundamentar de forma mais aprofundada o trabalho acadêmico. E sua apresentação deve ser em letra maiúscula (ANEXO) seguido de letras (A, B, C) e os respectivos títulos.

Diferença entre anexo e apêndice

Referências e o índice

Finalizando a parte dos elementos pós textuais, temos o índice. O índice deve ser elaborado conforme a NBR 6034 e não deve ser confundido com o sumário, que faz parte dos elementos pré textuais.

Contudo, o índice é uma listagem de palavras ou frases, que podem ser organizadas conforme algum critério de escolha. E esta lista serve para facilitar a localização destes termos dentro do trabalho acadêmico.

Saiba também sobre :

Elementos são contados e numerados?

Para fins de numeração e contagem de páginas, também são considerados. Aliás, em um trabalho acadêmico, apenas a capa não entra na contagem e nem na numeração de página.

Quanto a questão da numeração, é interessante saber que todas as páginas são contadas (com exceção da capa). No entanto, a numeração é feita apenas nas páginas em que não contenham os títulos principais.

Formatação Geral conforme Normas da ABNT – NBR 14724/2005

Papel A4 cor branca (21 cm x 29,7 cm)

Margens:

  • Superior: 3cm
  • Direita: 3cm
  • Esquerda: 2cm
  • Inferior: 2cm

Espaçamento entre linhas:

  • 1,5cm para o texto
  • Espaço simples para os resumos, transcrições longas, notas de rodapé, referências bibliográficas (separadas por espaço duplo), ficha catalográfica, natureza do trabalho.

Alinhamento:

  • centralizado (pré-textual) / justificado (textual)

Parágrafo:

  • 1,5cm a partir da margem esquerda – recuo de 4 cm da margem esquerda nas citações destacadas

Letra:

  • Times New Roman ou Arial tamanho 12

As citações de mais de três linhas, notas de rodapé, paginação e legendas das ilustrações e das tabelas que devem ser digitadas em tamanho menor e uniforme.

Paginação:

Todas as folhas do trabalho, a partir da folha de rosto, devem ser contadas, mas não numeradas. A numeração é a partir da primeira folha da parte textual (introdução), no canto superior direito, número arábico.

Preparamos um artigo especialmente falando sobre tudo sobre Formatação ABNT para TCC e Monografia

Confira aqui passo a passo sobre os elementos pós-textuais

pós textuais

Para que servem os elementos pós-textuais?

Os elementos pós textuais servem como complementação dos elementos textuais. Ou seja, eles serão a finalização e embasamento do trabalho acadêmico.

Assim, todas as informações que possam auxiliar a entender melhor a pesquisa, deverá constar nos elementos póstextuais. Pois é nesse momento que o aluno demonstra o embasamento teórico utilizado.

Além disso, os elementos pós textuais indicam a organização dos documentos pesquisados, bem como a seriedade da pesquisa efetuada. Sem esses elementos, fica impossível construir um trabalho científico.

Os elementos pós-textuais do artigo científico e do projeto científico

Existem pequenas diferenças entre os elementos pós textuais de um artigo científico e de um projeto científico. Em um artigo científico, teremos referências, glossário, apêndice, anexos e índice.

Entretanto, já no projeto científico teremos apenas as referências bibliográficas (obrigatório), o apêndice e os anexos (opcionais). Assim, não há necessidade de colocar o glossário e o índice no projeto científico.

Está com dificuldades para fazer seu TCC?

Precisando um TCC Pronto?
Clique aqui
Precisa de Serviço de Escrita de Resenha?
Clique aqui
Serviço de Escrita de Redação?
Clique aqui
Quer Formatar seu Trabalho nas normas ABNT?
Clique aqui
Quer Revisar seus Trabalhos?
Clique aqui
Outros Serviços de Trabalho Acadêmico
Clique aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Top