Como Escrever uma Dissertação de Mestrado

A dissertação de mestrado frequentemente é manifestada pelos pós-graduandos como um dos momentos mais difíceis do mestrado. A mesma deve seguir aos requisitos estabelecidos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), para a montagem científica.

Os acadêmicos de pós-graduação devem apresentar capacidade de conduzir pesquisas científicas e seguir as orientações para sua qualificação.

Conseguir escrever um texto para mestrado ou uma tese é algo que se assimila aos poucos, e exige entrega e disciplina. O estilo do texto é discursivo, um texto por meio do qual se apresenta uma opinião sobre um determinado assunto, consistindo em expressar argumentos lógicos.

Na produção escrita da sua dissertação de mestrado deve-se buscar ser claro, direito e evitar ambiguidades, visando convencer o leitor. Aliar o ritmo de trabalho nem sempre é fácil, e quem demora para começar pode não conseguir concluir dentro do prazo.

Uma diferença importante entre os cursos de pós-graduação é a condição para a obtenção do título. No mestrado você apresenta uma dissertação, enquanto no doutorado você tem que defender uma tese.

Qual a diferença entre monografia, dissertação e tese

O que precisa saber antes de começar a elaborar a dissertação de mestrado.

Se o aluno não tem um tema para sua pesquisa, a primeira coisa a se fazer é estabelecer um tema, sem ele fica impossível prosseguir. E esta fase também serve para determinar quais são os incentivos profissionais e pessoais.

Sempre faça uma revisão literária antes de começar a escrever algo, mantenha-se atualizado e tenha várias referências sobre os assuntos.

Será preciso desenvolver as ideias, onde irá mostrar a importância da sua pesquisa, apresentar fatos sobre o assunto, tudo isso servirá para introduzir o leitor no tema da sua dissertação de mestrado.

Depois de apresentado e situado o leitor sobre o tema da pesquisa, será necessário que o aluno de pós-graduação levante a problemática do assunto. Com um problema, o aluno poderá definir os objetivos de forma clara, criar as metas para atingir esses objetivos.

Quando pensar em prática certifique-se de determinar uma metodologia de investigação. Afinal, você precisará ser muito descritivo para detalhar como conduziu sua pesquisa.

Quando de fato estiver estruturando e escrevendo a dissertação de mestrado, lembre-se, de capturar o seu leitor, é importante que chame atenção. E o foco maior é atingir o seu objetivo.

Por fim, e muito importante, retifique seu texto. Isto pode descredibilizar a sua pesquisa, então seu trabalho deve ser compreendido e seguir os padrões. Afinal de contas este trabalho é um documento acadêmico e pode ser a porta para seu sucesso profissional.

Como fazer uma dissertação

Estrutura para dissertação de mestrado.

Para desenvolver um bom projeto, você deve seguir um roteiro básico para organizar a estrutura do conteúdo.

A estrutura da dissertação de mestrado, de acordo com a ABNT NBR 14724, é composta por três elementos, sendo: pré-texto, texto e pós-texto. A dissertação deve incluir estas partes obrigatórias, que serão apresentadas em detalhes posteriormente.

Elemento pré-textual.

Este elemento possui partes que correspondem a tudo o que aparece antes do próprio relatório.

É obrigatório ter no mínimo estes tópicos:

  • Capa;
  • Folha de Rosto;
  • Verso da folha de Rosto;
  • Resumo;
  • Abstract;
  • Sumário.

Como a capa é a primeira coisa que aparece, manter uma boa primeira impressão é fundamental, por isso é bom evitar que tenha uma capa mal formatada.

As margens do trabalho devem ficar três centímetros acima e à esquerda e dois centímetros abaixo e à direita.

A folha de rosto tem a função de conter de forma sucinta informações do trabalho, porém a sua configuração é diferente da formatação do restante do trabalho.

O resumo deverá destacar os assuntos mais cruciais da dissertação, com argumentos suficientes para convencer o leitor a ler o restante da obra.  Abstract nada mais é que uma versão em inglês do resumo, você pode simplesmente traduzir seu resumo que está em português.

Sempre após o resumo e abstract, é necessário indicar logo abaixo as palavras que representam o conteúdo do trabalho. Essas palavras são chamadas de palavras-chave.

O sumário relatará em que página pode ser encontrado cada elemento textual e pós-textual. Para formatar o sumário, você vai precisar listar os capítulos e subcapítulos dos elementos.

Além dos itens obrigatórios ainda dentro desse elemento podem entrar: folha de aprovação, dedicatória, agradecimento, epígrafe, listas (podem ser de ilustrações, tabelas, abreviaturas e siglas e até mesmo símbolos).

Elemento textual.

Este elemento possui três partes que são:

  • Introdução;
  • Desenvolvimento;
  • Conclusão.

A introdução começa de praxe apresentando o estudo, os objetivos do pesquisador, o problema a ser resolvido e a relevância da pesquisa para a sociedade.

A revisão teórica da dissertação de mestrado serve para contextualizar o fenômeno estudado, nesta parte, evidenciam os conceitos relevantes para o problema, aonde vieram da leitura dos autores relevantes para a área do conhecimento.

Não é suficiente citar obras famosas, é necessário explicar onde os argumentos intelectuais contribuem para explicar menos algumas das problemáticas da dissertação do mestrado.

E como toda pesquisa científica, é demandada uma ordem metodológica para observar o alvo experimental, ou seja, a metodologia representa um conjunto de técnicas aplicadas na realidade.

Quando se trata de ciências exatas ou ciências biológicas, é comum que a aplicação da metodologia seja em laboratório. E quando se trata de relações humanas, essas aplicações podem ser entrevistas, grupos de foco ou abordagens etnográficas.

Mesmo que no fim as aplicações sejam malsucedidas, ele gera algum tipo de conhecimento e reflexão.

Por fim, as observações finais consistem no resultado e discussão, estes elementos são a conclusão do mestrado. A ideia é avaliar os resultados da pesquisa, e verificar se os objetivos foram alcançados.

Elemento pós-textual.

Todo trabalho de conclusão de curso deve-se conter uma série de referências, nas quais foram usadas para construção desta obra.

A Associação Brasileira de Normas Técnicas estipula regras para citação das referências bibliográficas utilizadas. Outros itens, como anexos e apêndices também são incluídos neste elemento, e nas últimas páginas.

mestrado-ideias-dissertação

Dicas para mandar bem na dissertação de mestrado.

O trabalho como um todo geralmente tem mais de 100 páginas. Imagine que se você escrever com pouco tempo, não vai prestar atenção a todos os detalhes. Isso não é o ideal. À medida que o semestre avança, a produção tende a aumentar também devido ao nível de conhecimento sobre o tema estar se expandindo.

1. Crie rotina de estudo

Se você deseja escrever todos os dias, precisará criar uma rotina de estudo e redação bem definida. Outro fator importante é o local de estudo. Uma boa opção são locais com pouca distração, tranquilos e organizados.

2. Defina datas

Antes do prazo estipulado, estabeleça uma data para concluir sua tese. Em seguida, defina outras datas para completar as seções e capítulos. É importante tentar disponibilizá-la ao orientador com antecedência para análise. Portanto, não perca tempo, crie seu calendário.

3. Não confie 100% na tecnologia, salve em diversos lugares

A tecnologia realmente facilita a vida dos alunos, um fato inegável. No entanto, nenhum planejamento é perfeito e podem surgir problemas inesperadamente. Não é incomum que as pessoas percam textos salvos no computador ou em uma unidade flash.

Para evitar problemas, salve os arquivos na nuvem, em seu computador, e tenha um drive que contenha todas as informações de sua tese.

4. Divulgue seu trabalho

Hoje, com as plataformas digitais, existem várias formas de divulgação científica que podem ser buscadas pelo pesquisador com o objetivo de popularizar o seu trabalho. Ou seja, todo o seu esforço continuará trazendo frutos e se eternizará na área da pesquisa, sendo divulgado para interessados e apoiando outros pesquisadores também.

Considerações dissertação de mestrado

Aqui neste artigo você viu de maneira geral como escrever uma dissertação de mestrado, sabemos que esta é uma fase difícil para qualquer um, principalmente para aqueles que não tem tempo para fazer seu trabalho de conclusão de pós-graduação, mas caso tenha dificuldades há serviços que podem te orientar com ela, facilitar a produção de sua dissertação. Aqui neste artigo (Serviço de escrita de trabalho acadêmico).

No campo abaixo tem mais informações sobre os serviços de assessoria de escrita acadêmica.

Está com dificuldades para fazer seu TCC?

Precisando um TCC Pronto?
Clique aqui
Precisa de Serviço de Escrita de Resenha?
Clique aqui
Serviço de Escrita de Redação?
Clique aqui
Quer Formatar seu Trabalho nas normas ABNT?
Clique aqui
Quer Revisar seus Trabalhos?
Clique aqui
Outros Serviços de Trabalho Acadêmico
Clique aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Top