Categorias
Dicas TCC

Qual a diferença entre monografia, dissertação e uma tese?

Você que está ingressando na vida acadêmica deve se preparar para lidar com várias horas de estudo e pesquisas intermináveis. Confira tudo sobre a diferença entre monografia, dissertação e uma tese?

Para conquistar a tão sonhada evolução acadêmica, é necessário muito esforço e dedicação.

Porém, sempre surge uma dúvida bastante frequente sobre os termos monografia, dissertação e tese. Esses três são trabalhos de conclusão de curso, mas você sabe a diferença entre eles?

Monografia

A monografia é um trabalho de conclusão de curso exigido pelas instituições de ensino para aqueles que buscam uma graduação. Também inclui especializações e MBA, que é exclusiva da área de administração.

É o primeiro passo na hierarquia acadêmica, por isso o nível de complexidade não é tão elevado quanto as demais. Para fazer uma monografia, inicialmente é preciso escolher um tema de pesquisa.

Feito isso, o passo seguinte é determinar um objetivo para o tema escolhido, um problema e uma solução. Com esses tópicos definidos, é hora de pesquisar profundamente sobre o tema.

Ou seja, buscar outros trabalhos já publicados para usar como citações. Dessa forma você terá embasamento sobre as ideias que irá expor. Isso é uma revisão bibliográfica, a principal característica de uma monografia.

Você se baseia em outras obras e autores para legitimar seu ponto de vista. Ao escolher um assunto, opte por um que seja atual e relevante para a sociedade.

Dissertação

Enquanto a monografia é uma validação da graduação, a dissertação é a validação do mestrado. Esse é o passo seguinte na hierarquia do mundo acadêmico que tem duração de 24 meses.

Assim como na monografia, na dissertação você escolhe um tema para sua pesquisa. Não precisa ser algo inédito, mas é necessário que acrescente algo novo, um diferencial ao tema.

É um trabalho elaborado, que requer mais do que a compilação de várias obras para embasamento de ideias. É preciso materiais de pesquisa de campo, como coleta de dados, entrevistas, dentre outros.

Com a finalização da dissertação, a etapa seguinte é a defesa ou apresentação da mesma diante de uma banca examinadora. Esta banca é composta por três especialistas no assunto que irão questioná-lo sobre seu trabalho. Que são as diferença entre monografia, dissertação e uma tese?

Confira abaixo algumas dicas básicas sobre a elaboração de uma dissertação:

  • Crie uma rotina de pesquisa e escrita diárias;
  • Seja minucioso com as regras da ABNT;
  • Fique atento a estrutura obrigatória da dissertação;
  • Organize-se para não entregar nada fora do prazo.

diferença entre monografia

Tese

É o trabalho acadêmico de conclusão de um doutorado, com duração total de 48 meses. Após sua conclusão, ela é apresentada a uma banca composta por cinco especialistas. Com a tese aprovada, o título de doutor é concedido.

É um trabalho acadêmico bastante árduo, já que a ideia apresentada precisa ser original, algo nunca antes abordado. Requer um embasamento científico e acadêmico bastante aprofundado.

Vale ressaltar que o mundo acadêmico é muito exigente na citação de suas fontes. Por isso, fique bastante atento ao referencial teórico e as devidas formatações da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Ainda de acordo com a ABNT, alguns conteúdos estruturais são obrigatórios em uma tese, como:

  • Capa;
  • Folha de rosto;
  • Ficha catalográfica;
  • Folha de aprovação da banca;
  • Resumo na Língua Portuguesa;
  • Resumo em inglês;
  • Sumário;
  • Introdução;
  • Desenvolvimento;
  • Conclusão;
  • Referências bibliográficas

Conclusão

As semelhanças entre as diferença entre monografia, dissertação e tese são muitas. Todas são consideradas trabalhos de conclusão de curso. A estrutura e o tipo de linguagem clara e objetiva também são marcas registradas nas três.

Então onde está a diferença? Na chamada hierarquia acadêmica. O primeiro passo na evolução acadêmica de um aluno é a graduação, logo em seguida, o mestrado e por fim, o doutorado.  Em resumo, a diferença está no nível de complexidade e elaboração de cada trabalho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *