Categorias
Trabalho

Como fazer Resumo Acadêmico: (ABNT NBR 6028), exemplos e modelos

Sem dúvida, o resumo acadêmico é um tipo de produção textual muito importante. Afinal, na graduação serão necessárias muitas produções deste gênero. Saiba mais!

Certamente, você já ouviu falar de resumo acadêmico. Chamado, também, apenas de resumo, esse tipo de produção textual é muito importante no meio acadêmico. Todos precisarão produzir um texto assim um dia!

Aliás, não pense que ele é pedido apenas para estudantes. Na verdade, o resumo pode ser feito por professores e pesquisadores. Ele é muito utilizado em teses – acredite!

Por esta razão, é muito importante conhecer mais sobre esse tipo de texto. Afinal, nada melhor do que estar bem preparado na tão esperada hora – ou não – de produzir o próprio resumo. Continue a leitura e aprenda!

O que é resumo acadêmico?

Antes de mais nada, é necessário que você saiba, exatamente, o que é um resumo acadêmico. De fato, não é possível aprender mais sobre o assunto sem saber ao certo sobre o que se trata.

Saiba que o resumo acadêmico é um gênero textual que traz as ideias principais sobre um assunto. Assim sendo, é possível fazer um resumo de um livro, série, filme ou artigo acadêmico.

Vale mencionar que, diferente da resenha acadêmica, o resumo não apresenta nada além do que pode ser visto no conteúdo a ser resumido. Ou seja, não há crítica ou opinião do autor do texto.

Outro fato importante é que o resumo, muitas vezes, é a parte mais lida em um trabalho acadêmico. Isso porque, quando uma tese ou monografia é feita, ela apresenta uma síntese de seu conteúdo.

Geralmente, o resumo, que é chamado de “abstract” (resumo em inglês), serve para saber, por exemplo, qual viés de um estudo a pesquisa explora. Assim, é possível discernir se haverá utilidade em lê-la naquele momento ou não.

Como fazer um resumo acadêmico

Agora que você já conhece um pouco sobre o resumo acadêmico, aprenda de uma vez por todas como elaborar um. Não se preocupe, não é nada complicado. Veja só:

Leia e releia o conteúdo a ser resumido

Por mais que se pense que apenas uma leitura é o suficiente, a melhor alternativa é ler, no mínimo, duas vezes. Somente com a releitura que você pegará os conceitos principais do texto para poder resumi-los.

Aliás, certifique-se de que entendeu o texto principal. Afinal, para fazer um resumo acadêmico você precisa ter todas as informações muito claras para explicá-las de forma mais simples.

resumo acadêmico

Veja quais são os conceitos principais e fundamentais do texto

Esse texto precisa ser conciso. Sendo assim, tudo que envolve explicação, justificativa, argumentos de contra posição, devem ser deixados de lado nesse momento.

Procure entender qual é o ponto principal do texto. Deixe as descrições de lado e foque na ideia chave. Vale ressaltar que toda a sentença que estiver explicando uma outra anterior pode ser cortada.

Organize os conceitos principais

Agora que você já cortou tudo o que podia, chegou a hora de organizar as ideias. Esse passo é muito importante para que o resumo seja elaborado da maneira correta.

Escreva o resumo acadêmico com suas próprias palavras

Embora um resumo não apresente a opinião do autor, isso não significa que ele não pode ser escrito com suas próprias palavras. Muito pelo contrário, ele deve ser escrito com uma linguagem própria, sem cópia.

Para saber o que escrever, é interessante montar uma lista de perguntas principais que devem ser respondidas nesse resumo. Assim, fica muito mais fácil de focar apenas no necessário.

Aplique o que você escrever à estrutura do resumo

O resumo acadêmico segue uma formatação padrão, que é ditada pelas normas da ABNT. Por isso, é importante que você organize o que foi escrito dentro da ordem padronizada.

O resumo é escrito em um único parágrafo. Além disso, suas frases devem ser simples, apenas apresentando o conteúdo, sem muitas explicações. Esse texto deve ter, no máximo, 500 palavras.

Modelos de resumo acadêmico

Apesar de parecer simples, o resumo acadêmico apresenta mais de um modelo. Conheça-os a seguir e entenda quais são as diferenças entre eles.

Resumo Estruturado

No resumo estruturado, é possível separar a introdução, o objetivo, os métodos, os resultados e as conclusões, mesmo que escritas juntas. Isso porque o texto é construído de forma a destacá-las.

Sendo assim, o texto deve seguir o seguinte modelo:

Introdução – esclarecer, sucintamente, o contexto no qual o trabalho está inserido, fazendo uma síntese dos “problemas” estudados. Objetivo – explicitar de forma clara o que se quer com o trabalho. Métodos – informar, de maneira simples, qual foi a metodologia de pesquisa. Resultados – destacar apenas os resultados mais relevantes dentre todos. Conclusões – inserir apenas as conclusões mais importantes.

Resumo com Estrutura Não Explicitada

Sem ordem exata, como a estrutura explicita propõe, o resumo com estrutura não explicita deve apresentar as seguintes informações em seu texto:

  • Tema e justificativa do trabalho
  • Objetivos e aspectos abordados
  • Informações acerca dos dados bibliográficos
  • Resultados alcançados
  • Principais conclusões

Exemplos de resumo acadêmico

Depois de ver modelos de resumo acadêmico, nada melhor do que ver trabalhos feitos na prática, não é? Veja, então, exemplos de resumo estruturado e resumo não estruturado.

Resumo estruturado

Resumo Acadêmico

Resumo não estruturado

Faça o seu próprio resumo acadêmico sem medo!

Depois desse artigo, não tem como errar na produção do seu resumo acadêmico, não é? Afinal, além de saber o que é, ver características, você ainda pode ter acesso aos modelos e exemplos desse gênero textual.

Agora, para você fazer um resumo espetacular só falta uma coisa: prática. Saiba que quanto mais você escreve, mais você aperfeiçoa a sua escrita. Além disso, não deixe de ler. A leitura é muito importante também.

Pronto para produzir o seu resumo acadêmico? Capriche! Afinal, esse texto se trata da vitrine do seu trabalho acadêmico. E, já sabe, uma boa apresentação sempre faz com que o trabalho seja lido por inteiro. Boa escrita!

3 respostas em “Como fazer Resumo Acadêmico: (ABNT NBR 6028), exemplos e modelos”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *