Tipos de dissertação: Descubra quais existem aqui

Conhecer os tipos de dissertação é algo fundamental na vida que tem trabalhar com escrita. Ou então, se você vai fazer algum trabalho acadêmico, fazer alguma concurso, prestar algum vestibular ou fazer o Enem, esse estilo também estará presente.

Desse modo, esse artigo tem o intuito de te deixar por dentro desse assunto. Depois dessa leitura, você não terá mais dúvidas sobre as variações que esse tipo de texto possui. Vamos lá, acompanhe.

tipos de dissertação

A estrutura de um texto dissertativo

Muitas pessoas gostam de pensar nele como uma espécie de texto opinativo. De fato, essa analogia não está errada. Ao escrever uma dissertação, você estará colocando seu posicionamento sobre um determinado assunto.

Assim, a estrutura de um texto com essa característica é bem concisa. Ela é formada por 3 grandes atos: a introdução, o desenvolvimento e a conclusão. Veja o que cada uma delas deve abordar com mais detalhes.

1- Introdução

Aqui é o início do seu processo de escrita. Então, ainda que existam vários tipos de dissertação, essa estrutura se mantém. Por essa razão, você deve apresentar ao leitor qual tema será debatido no decorrer do texto.

2- Desenvolvimento

Depois que você apresenta o tema, é hora de discutir sobre ele. É para isso que serve o desenvolvimento. Tudo o que você quiser expor sobre o assunto deve ser feito nessa etapa.

3- Conclusão

Essa é a parte onde você irá concluir o que pensa sobre o tema discutido. Aqui é necessário fechar as ideias que foram expostas anteriormente. Feito isso, seu texto está completo e muito bem feito.

Tipos de dissertação: expositiva

É bastante comum as pessoas acharem que só existe apenas uma forma de escrever esse tipo de texto. No entanto, isso é um equívoco que pode resultar em problemas.

Então, começando pela expositiva. O papel desse texto é apresentar dados sobre o tema escolhido. Isso não implica em um papel de convencer o leitor.

Assim, esse é um dos tipos de dissertação onde seu intuito dever ser apenas informar. Isso faz com que sua escrita seja clara e objetiva aqui. Nada de assumir um determinado posicionamento.

Além disso, um texto expositivo trabalha sempre com fatos que estão sendo noticiados. Isso claro, por vias confiáveis como televisão, rádio e sites. É por isso que aqui não há um ambiente de debate para ser explorado.

Tipos de dissertação; construindo um texto argumentativo

Nesse tipo as coisas acontecem de uma forma diferente, praticamente contrária. Como o próprio nome já diz, aqui é uma argumentação. Então, a função desse tipo de texto é discutir a fundo o tema, inserindo seu posicionamento sobre ele.

Dessa forma, o objetivo chave nessa escrita é sempre o convencimento do leitor. Isso torna comum o uso de expressões como “não faz sentido”, “não justifica” ou “não serve de pretexto”.

Também, ao escrever um texto como esse, você deve despertar alguns sentimentos específicos no leitor. Esse é um dos tipos de dissertação que te permite fazer isso.

Então, sensações de desequilíbrio, inércia e assimetria são sempre bem-vindas. Claro, tudo tem que ser feito com muito cuidado de forma que seu texto não fique incoerente. De resto, construa um posicionamento sólido com bons argumentos.

Tipos de dissertação: mista

Esse é o tipo favorito de muita gente. A dissertação mista inclui os dois conceitos abordados acima. Aqui, você consegue expor dados sobre um assunto, ao mesmo tempo em que deixa claro sua opinião.

Assim, esse texto permite que você possa desenvolver uma discussão crítica em cima de algo já comprovado, por exemplo. Abusar dessas duas vertentes, tornam essa escrita bem mais rica e mais interessante para quem está lendo.

Portanto, para fazer um texto assim, basta incluir todas as características citadas. Você notará como tudo parece ficar mais completo e instigante. Por isso, vale a pena investir na dissertação mista.

Ainda tem dúvidas?

Está com dúvidas de qual tipo de dissertação usar em seu trabalho acadêmico? Então não perca tempo e procure um serviço especializado que vai te orientar, clique aqui!

Está com dificuldades para fazer seu TCC?

Precisando um TCC Pronto?
Clique aqui
Precisa de Serviço de Escrita de Resenha?
Clique aqui
Serviço de Escrita de Redação?
Clique aqui
Quer Formatar seu Trabalho nas normas ABNT?
Clique aqui
Quer Revisar seus Trabalhos?
Clique aqui
Outros Serviços de Trabalho Acadêmico
Clique aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Top