Como começar a escrever um TCC: Dicas que todos devem seguir

Como começar a escrever um TCC? Essa com certeza é uma pergunta que todos os que estão finalizando seu curso de graduação se fazem. O final do curso é um momento de felicidade a ao mesmo tempo de dúvidas e indecisões e uma delas é como começar a escrever o TCC. São muitas regras a seguir, além do tema a ser escolhido, por isso continue lendo este artigo e vai encontrar algumas dicas importantes.

Um dos momentos mais temidos de todo o curso de graduação ou afins é o instante em que você faz o seu principal trabalho, aquele no qual vai te dar o título que tanto almeja e sem ele, seu curso fica incompleto. Assim, ficou claro que estamos falando do Trabalho de Conclusão de Curso, também conhecido como o TCC.

Nessa linha, existem muitas regras para que ele seja feito da maneira correta, desde a aplicação das normas ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) até algumas especificidades que sua própria faculdade pode cobrar.  Desse modo, hoje vamos dar dicas de como você deve começar o seu TCC, como escrever e até a escolha do tema.

Como começar a escrever um TCC

Como começar a escrever um TCC: Dicas que todos devem seguir

Assim, vamos ajudar a ter ideias importantes e cortar caminhos nesse assunto que é tão importante na vida acadêmica.

Como começar a escrever um TCC: A escolha do tema

A grande maioria dos alunos quando se deparam com o Trabalho de Conclusão de Curso tem certa dificuldade em escolher o tema do seu TCC, com isso, o primeiro tópico, sendo ele, o principal é a escolha justamente dessa temática.

Dessa forma, para ajudar a escolher o tema pense em alguma matéria ou assunto que você gostou ao longo do seu curso e que tenha certa afinidade, até porque, o TCC tem em média um prazo de cinco a seis meses para sua conclusão, com isso, é um tempo grande para estudar um único assunto e se aprofundar ao máximo nele, então, escolher um tema que você não tenha afinidade é uma péssima ideia.

Fazer uma escolha consciente com o orientador

Depois da escolha do tema o principal a se pensar e quem será o seu orientador. Dessa maneira, o professor é essencial para ajuda no seu trabalho de conclusão de curso, pois ele tem mais bagagem e experiência, sendo a peça chave.

Nessa linha, escolha um professor que você tenha um bom relacionamento e tente manter ele bom até o fim da sua obra, ademais, pense no orientador que já tenha uma linha de pesquisa ou trabalhos acadêmicos voltados para a escolha de tema que você fez. Com isso, mesmo que não sejam idênticos, pelo menos uma base teórica aproximada, não adianta você querer um professor de matemática se o seu tema é sobre a história do Brasil.

Por fim, se esforce ao máximo para aparecer em todas as reuniões marcadas, pois esse é o tempo de discussão e de crescimento do seu TCC e entregue tudo no prazo determinado, para cumprir o cronograma com um todo e não ficar mal com o seu orientador.

Como começar a escrever um TCC: Conhecer bem as regras ABNT

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) rege toda a forma dos trabalhos acadêmicos, isso inclui o TCC. Assim, conhecer as regras da ABNT do que pode ou não pode ser feito e a maneira correta de se fazer no seu trabalho é fundamental.

Com isso, deixe de lado a ideia que as normas ABNT se trata do maior pesadelo do aluno em seu trabalho, pense que a norma está aí para ser sua aliada, um trabalho formatado de maneira correta passa uma melhor impressão e se destaca entre os examinadores da banca do seu TCC.

Por fim, existem alguns aplicativos na internet que ensinam as regras de como formatar cada coisa e até mesmo formatar sozinho para você, vale a pena ir atrás dessas dicas e aplicativos.

Foque em montar um excelente cronograma

Como já foi dito anteriormente, o tempo médio da criação e finalização de um TCC fica entre cinco a seis meses, pode parecer muito tempo, mas ao longo do desenvolvimento da sua obra você vai perceber que a carga de tarefas é muito grande e que algumas delas necessitam de um bom tempo para serem concluídas da maneira mais satisfatória possível.

Com isso, fazer um cronograma que seja realista com os prazos e que fique dentro do tempo limite do trabalho de conclusão de curso é essencial e deve ser feito em conjunto com o seu orientador para que encaixe as necessidades dos dois.

Assim, deixe um tempo para ler, outro para escrever e sobre as orientações e tarefas que seu orientador pede.

Estude e redija diariamente

Não adianta ter um bom cronograma se ele for apenas de enfeite. O seu período de criação do TCC deve ser diário, mesmo que um pouco por dia, assim, isso vai te dar ritmo e vai desenvolver todas as tarefas que precisam.

Lembre-se que bons hábitos geram ótimos trabalhos de conclusão de curso.

Pense em como será sua apresentação

Muitas pessoas tem um grave problema em falar em público, porém, o TCC deve ser apresentado para um número de pessoas, então ir planejando e ensaiando o que será falado com antecedência é fundamental para tirar essas amarras de falar em público e, com isso, vai gerar uma ótima apresentação digna de uma nota 10.

Considerações Finais

Não é fácil fazer um TCC, mas também é possível, lógico que há vários empecilhos, desde a falta de tempo, como a dificuldade em realizar o TCC, mas por outro lado, se seguir estas dicas pode ser um bom caminho e dentre estas dicas, a escolha do tema e as regras da ABNT são as principais. Porém se quiser ter uma ajuda, uma consultoria especializada, clique no chat ao lado e veja em que pode ser ajudado.

Está com dificuldades para fazer seu TCC?

Precisando um TCC Pronto?
Clique aqui
Precisa de Serviço de Escrita de Resenha?
Clique aqui
Serviço de Escrita de Redação?
Clique aqui
Quer Formatar seu Trabalho nas normas ABNT?
Clique aqui
Quer Revisar seus Trabalhos?
Clique aqui
Outros Serviços de Trabalho Acadêmico
Clique aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Top