Skip to content
Seu Melhor TCC

Terminou o TCC? Aprenda a fazer a conclusão de trabalho pronto

A princípio, terminar o TCC e chegar ao momento de redigir a conclusão de trabalho pronto é uma vitória.

No entanto, quando você se senta e começa a pensar no que escrever em uma conclusão, o sentimento de ter vencido fica para trás.

Você passa a ficar na dúvida e com inúmeras interrogações buscando ansiosamente uma resposta, uma luz no fim do túnel, de como poder fazer conclusão de trabalho pronto?

Quer encontrar essa luz? Continue lendo! Vamos explicar com detalhes como fazer uma conclusão de sucesso para o seu TCC.

Para que serve uma conclusão de trabalho pronto

Em primeiro lugar, é preciso esclarecer que um TCC nada mais é do que Trabalho de Conclusão de Curso. Ou seja, ao concluir um curso de graduação você deve elaborar um trabalho acadêmico sobre um tema da sua escolha.

Em segundo lugar, que o nome conclusão de trabalho pronto indica exatamente qual a finalidade dessa parte na composição geral do TCC. Em outras palavras, o propósito é concluir a respeito do que você fez no trabalho. Nada mais e nada menos.

Em terceiro lugar, você não estará inserindo novas informações e muito menos análises com novos elementos ou diferentes do que foi feito no trabalho. Obrigatoriamente, você só pode concluir sobre aquilo que consta nas páginas do seu trabalho, sobre aquilo que foi feito por você.

Em quarto lugar, não perca tempo escrevendo um monte de frases que não apresentam nenhuma relevância em termos de uma finalização de um TCC.

Não se preocupe com o número de páginas, nesse momento de conclusão de trabalho pronto o importante é realizar a tarefa. A sua preocupação deve ser apresentar de forma clara e argumentativa, o que você fez no trabalho e quais os resultados que encontrou.

Saiba também sobre:

O que escrever na conclusão de trabalho pronto

Para que você possa ter uma ideia mais precisa do que escrever na conclusão de trabalho pronto, vamos explicar em forma de tópicos. Pois podem ser considerados como um direcionamento para a construção de uma conclusão coerente e consistente com o trabalho desenvolvido.

Portanto, para escrever a conclusão do seu TCC siga as seguintes orientações:

  • Pequena contextualização do que é o trabalho, apontando a problemática e objetivo geral;
  • Breve resumo das principais discussões de cada uma das partes que constituem o seu trabalho;
  • Apresentação da metodologia e procedimentos de pesquisa realizados com a pergunta problema;
  • Responder a sua pergunta problema e ao objetivo geral proposto para a pesquisa de forma direta;
  • Responder aos objetivos específicos colocados para a pesquisa, com as ideias organizadas;
  • Finalizar salientando os resultados e conclusão geral obtida, partindo das respostas dadas;
  • Abordar de forma direta quais foram as dificuldades e limitações para desenvolver a pesquisa;
  • Salientar a relevância do trabalho para o meio acadêmico e a possível contribuição social;
  • Salientar a relevância do trabalho para você enquanto pesquisador e profissional, e também pessoal;
  • Apresentar sugestões para trabalhos futuros a respeito dos resultados obtidos na pesquisa.

conclusão de trabalho prontoComo escrever uma conclusão de trabalho pronto

Alguns aspectos são importantes de destacar para te dar maior segurança para redigir o seu texto de conclusão do TCC, sendo os seguintes.

Tem dificuldade em finalizar em fazer a conclusão do seu TCC? Sabia que existe um serviço especializado para te ajudar nesta etapa acadêmica da sua vida.Confira abaixo o serviço que vai te orientar no TCC.

Conheça o serviço de escrita e trabalho acadêmico. 

A conclusão só pode ser escrita quando o TCC estiver finalizado, de fato

Pois não faz sentido você escrever um texto de conclusão de trabalho pronto com base em um material que ainda não está finalizado. Pois algumas mudanças podem inclusive invalidar o que escreveu de forma antecipada na conclusão.

Nesse sentido, o tempo verbal da conclusão é sempre de algo realizado, que você já tem as respostas que buscava com a pesquisa realizada.

Não faz o menor sentido você copiar partes do trabalho para montar uma conclusão

A conclusão é um novo texto a ser elaborado tendo por base todo o conteúdo desenvolvido para o TCC.

De forma nenhuma, a conclusão pode ser confundida com uma colcha de retalhos: que pega um pedacinho daqui e dali para formar o todo.

No entanto, isso não significa que não usará de algum fragmento do texto. Pois ele é a base para a conclusão do trabalho, portanto, irá aparecer com certeza.

O que você irá selecionar do trabalho para apresentar na conclusão

O principal aspecto é compreender que a conclusão não tem a aparência de uma pura e simples repetição do texto do trabalho.

Pelo contrário, você irá apresentar na conclusão as discussões e argumentos que foram a base para realizar a pesquisa e responder aos objetivos propostos.

Erros que você não deve cometer na conclusão do TCC

É preciso que você fique muito atento. Pois são pequenos detalhes e causam grandes prejuízos. Por isso você não deve na conclusão do TCC:

  • Utilizar clichês no decorrer do texto;
  • Apresentar novas informações;
  • Utilizar frases fora de contexto;
  • Apresentar a conclusão e não concluir;

O título mais adequado é conclusão ou considerações finais?

A melhor forma de resolver essa questão do título é consultando as normas acadêmicas que são utilizadas pela Instituição em que você estuda.

No decorrer do TCC essas normas devem ser indicadas para você seguir na formatação e elaboração do seu trabalho.

Mas, caso ainda persistam dúvidas converse com o seu orientador. É a melhor alternativa para evitar problemas futuros. Em questões técnicas é indiferente o termo a ser utilizado e sim, o conteúdo que será inserido na conclusão de trabalho pronto.