Skip to content
Seu Melhor TCC

Margens ABNT 2020: Saiba Tudo Sobre

A formatação de trabalhos acadêmicos leva em consideração diversos elementos. E as Margens ABNT 2020 de um trabalho são tão importantes quanto todo o resto.

Ao iniciar o processo de formatação de um trabalho acadêmico, um dos primeiros itens a ser verificado são as margens. Seja em um artigo científico, em uma monografia, um TCC, uma resenha crítica.

Assim, a configuração das Margens ABNT 2020 segue determinados padrões conforme descrito na NBR 14724. Portanto, as margens não são apenas casualidade, mas sim uma determinação exigida em normativa.

Sobre as Margens ABNT 2020

A NBR 14724 rege sobre diversos elementos que compõem um trabalho acadêmico, inclusive sobre as Margens ABNT 2020. Inicialmente, deve-se entender que a impressão é realizada em folha A4.

Com isso, temos uma melhor distribuição do conteúdo, criando assim uma visualização mais harmônica. Pois as Margens ABNT 2020 fazem com que o dimensionamento do texto fique delimitado dentro de um padrão.

Para tanto, a determinação é de que as margens de um trabalho acadêmico obedeçam às seguintes regras:

  • Margem superior: 3 cm da borda
  • Margem inferior: 2 cm da borda
  • Margem esquerda: 3 cm da borda
  • Margem direita: 2 cm da borda

Ou seja, todo o texto estará, obrigatoriamente, compreendido dentro destes parâmetros. Assim, não haverá sobra de texto nem para cima ou para baixo, muito menos para os lados.

Margens ABNT 2020

Formatando

Para formatar as Margens ABNT 2020, basta seguir algumas regras bem básicas e simples. Lembrando que essa formatação é uma das primeiras a serem feitas no trabalho acadêmico, pois ela irá direcionar o restante dos elementos.

Assim, a formatação no Word 2016 acontece da seguinte forma. Primeiramente, acesse os menus na parte superior da página e então clique no menu ‘Layout’. Posteriormente, clique na opção ‘Margens’, disposta no lado esquerdo da tela.

Com isso, escolha a opção ‘Margens Personalizadas’ no final da lista. Dessa forma, abrirá a janela ‘Configurar Página’ e na aba ‘Margens’ serão digitadas as seguintes informações:

  • Superior: 3 cm
  • Inferior: 2 cm
  • Esquerda: 3 cm
  • Direita: 2 cm
  • Medianiz: 0 cm
  • Posição da medianiz: Esquerda
  • Orientação: Retrato
  • Várias páginas: Normal
  • Aplicar a: No documento inteiro

No final da janela, ao terminar as configurações, existe o botão ‘Definir como Padrão’. Ou seja, este padrão pode ser definido para todos os documentos com base neste mesmo modelo.

Ao finalizar estas configurações, basta clicar no botão ‘OK’ e todo o documento será automaticamente atualizado. Com isso, as Margens ABNT 2020 estarão prontas e o restante do trabalho poderá ser formatado.

Outras Margens ABNT 2020

Além das margens da folha, conforme descrito acima, existem outras margens específicas ao longo do texto. Um destas margens é em relação ao início do parágrafo.

Assim, o recuo para início de um parágrafo deve ser de 1,25 cm. E essa formatação pode ser feita diretamente na régua ou no menu ‘Parágrafo’. Sendo assim, deve escolher Recuo > Especial > Primeira linha > 1,25 cm.

Em relação as citações diretas longas, estas deverão ter um recuo maior, respeitando as Margens ABNT 2020. Para tanto, o recuo deverá ser de 6 cm no parágrafo inteiro, com fonte tamanho 10 e espaçamento entre linhas Simples.

Já as citações diretas curtas ou as citações indiretas seguem a mesma regra dos parágrafos normais. Sem qualquer tipo de recuo ou espaçamento entre linhas diferenciado.

Contudo, vale a penas ressaltar que o espaçamento entre linhas, em geral, é de 1,5. Além disso, os parágrafos são colocados no formato Justificado. Ou seja, alinhados entre as margens esquerda e direita.

Enfim, as normas das Margens ABNT 2020 servem para organizar os trabalhos acadêmicos, bem como deixá-los mais harmônicos. Com isso, entender a NBR 14724 é imprescindível para os alunos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *