Skip to content
Seu Melhor TCC

Parágrafo ABNT: Como formatar conforme regras

Um trabalho acadêmico geralmente requer muita atenção não só para escrever como formatar. Afinal, o autor deve seguir todas as recomendações da ABNT. Logo, é necessário aprender o que é parágrafo ABNT.

Tamanho de fonte, espaçamento, recuo, fonte desejada são alguns dos elementos que padronizam um texto. Desta forma, é necessário saber quais são as regras para aplicar em seu conteúdo.

Neste artigo, conheça todas as regras de formatação de seu parágrafo. Assim, não terá problemas para desenvolver seu conteúdo de uma forma padronizada e pronta para entrega.

Qual o recuo de parágrafo ABNT?

Inicialmente para formatar seu parágrafo ABNT é necessário começar com um recuo. Ou seja, um espaçamento entre a página e a primeira palavra de seu texto.

De modo geral, há dois tipos de recuo de parágrafo para um trabalho formatado nas normas ABNT. Assim, podendo ser no corpo do texto, de forma geral ou em uma citação longa.

Para o corpo do texto em geral, o recuo deve ser de dois centímetros na primeira linha do parágrafo. Além disso, mantendo sempre o alinhamento à esquerda como padrão.

Já em casos de citações diretas longas, é quatro centímetros da margem do texto. Aliás, vale ressaltar que uma citação longa é aquela que possui mais de três linhas transcritas para o texto. Portanto ela ganha um destaque especial em seu documento.

Confira mais também sobre:

Quantas linhas por parágrafo ABNT?

Outro aspecto importante na criação de seu parágrafo ABNT é o número de linhas em cada um. Afinal, por ser um documento com muito texto é importante que tenha certa facilidade na leitura.

Colocar muitas linhas em um único parágrafo além de cansar a leitura também pode dificultar sua defesa. Ou seja, permite que o leitor se estenda demais e não conclua o raciocínio de forma mais sucinta.

Em síntese, um bom parágrafo deve ter no máximo oito linhas e ao menos três. Logo, você não pode escrever muito pouco, como também não pode colocar muito texto.

Caso seu parágrafo seja uma citação e ultrapasse esse limite não há problemas. Porém, citações muito extensas também podem ser inseridas no texto de forma contextualizada. Por exemplo, reescrita com o entendimento do autor.

paragrafo ABNT

Qual espaçamento de parágrafo nas Normas

O espaçamento de parágrafo é o espaço que tem entre uma linha e outra. Inclusive, ele também é uma boa ferramenta que facilita a leitura e compreensão de textos muito longos.

Assim como todos os outros elementos ele também deve ser padronizado, sendo de 1,5 centímetro em todo o texto. Entretanto, há algumas exceções. São elas:

  • Em citações de mais de três linhas o espaçamento deve ser simples, ou seja, 1 centímetro;
  • Para notas de rodapé o espaçamento também deve ser o simples (1 centímetro);
  • Legendas de ilustrações e tabelas também recebem o espaçamento simples;
  • Folhas especiais, como capa e a de rosto possuem espaçamentos específicos.

Como formatar

Se deseja formar um parágrafo ABNT e deixar ele completamente dentro das regras será preciso estar atento. Assim, inicie sua formatação colocando o texto em alinhamento justificado.

Em seguida, dê o recuo inicial em parágrafos comuns de dois centímetros. Entretanto, não esqueça que para citações o tamanho é diferente e devem ser respeitados.

O próximo passo é o espaçamento entre linhas, do qual você deve deixar como 1,5 centímetros. Desta forma, seu parágrafo estará quase totalmente formatado. Também não esqueça de verificar se os espaçamentos entre parágrafos estão de dois enter, como solicitado.

Por fim, configure a fonte de seu texto para Arial ou Times New Roman. Com tamanho 12, sem adição de negrito ou itálico. Exceto se for para destaque de algum termo ou palavra estrangeira.

Desta maneira, após encerrar todos esses passos você terá um parágrafo completamente formatado e dentro da norma. Portanto, deverá estender esta formatação para todo o documento.

Qual a fonte padrão parágrafo ABNT

Um dos elementos mais importantes em seu parágrafo ABNT é a fonte usada em todo o documento. A princípio, o autor poderá optar entre Times New Roman ou Arial. Entretanto, aquela que escolher deverá ser usada em todo o documento.

Ainda sobre fontes, predomina em todo o texto a cor preta e o tamanho 12. Porém, há algumas exceções, como títulos, folha de rosto, capa, citações, notas de rodapé, entre outros.

Desta forma, a fonte em todo o documento será a escolhida por você, dentre as duas oferecidas. Mas com tamanhos diferentes para alguns destaques necessários, também seguindo as normas impostas pela ABNT.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *