Skip to content
Seu Melhor TCC

Tudo Sobre Resenha Crítica: Um guia completo

O que é uma resenha crítica? E para que serve? Se você quer saber mais, veja a seguir tudo sobre resenha crítica.

A resenha crítica é uma modalidade de texto bastante usual, principalmente no meio acadêmico e entre os redatores. Sua estruturação é feita sob três pontos: introdução, desenvolvimento e conclusão.

Além dessa tríade, a resenha também considera a versão argumentativa do autor. Então, se você quer saber tudo sobre resenha crítica, leia o artigo a seguir.

O que é resenha crítica?

Inicialmente, para saber tudo sobre resenha crítica, importante entender que ela é uma observação. Seja de uma obra literária, de um filme ou até mesmo de uma apresentação artística.

A resenha crítica se configura em uma análise profunda sob o ponto de vista do autor. Assim, as observações feitas ao longo do texto, trazem a visão crítica de quem está escrevendo.

Quem escreve uma resenha crítica deve conhecer o assunto de forma aprofundada. Pois ali estará impressa a opinião embasada do autor sobre o tema estudado.

Além disso, importante buscar a perspectiva de outros autores sobre o mesmo assunto na intenção de contextualizar. Assim, a resenha fica melhor estruturada e articulada, deixando a leitura mais leve.

Como fazer resenha crítica

Por se tratar de um texto argumentativo, a resenha crítica precisa ser estruturada a partir de uma introdução, desenvolvimento e conclusão. Mas diferentemente de um artigo científico, essa estrutura é mais leve.

Ou seja, a escrita deve ser fluida, mesclando a escrita descritiva com a escrita crítica. No entanto, o autor deve cuidar para não ficar na superficialidade e na imparcialidade.

Conforme já comentado, a resenha é sim a expressão crítica do autor sobre determinado assunto. Mas antes de saber é importante salientar que não devem haver erros gramaticais.

Quem se dispõem a escrever um texto, deve conhecer as regras de português, como acentuação, pontuação, conjugação de verbos. Além disso, a resenha crítica deve escrita sempre na primeira pessoa, visto que é a opinião do autor.

resenha crítica

Dicas antes de começar a escrever sua resenha

Mas antes de começar a escrever, você precisa entender tudo sobre resenha crítica. Primeiramente, imprescindível conhecer o assunto sobre o qual se quer escrever. Ou seja, é preciso estudar o tema em questão.

Então, seja um livro, um filme, uma peça de teatro, um concerto, um show, uma palestra. Assim, você mesmo terá que vivenciar essa experiência se quiser opinar sobre ela. Até mesmo para não incorrer no erro de cometer plágio!

Se a sua resenha for de um livro, vale a pena ler e reler a obra e fazer apontamentos ao longo dela. Essa técnica ajudará bastante na hora de construir o seu texto.

Mas se a resenha for de uma apresentação, esteja preparado para prestar atenção em todos os detalhes. Deixe ligado todos os seus sentidos e busque perceber tudo o que acontece ao seu redor.

Oura dica valiosa é absorver o que você acabou de aprender. Mas o que é isso? Depois de ler o livro, ver o filme ou a apresentação, reflita sobre tudo o que você leu, viu e ouviu.

Até mesmo consulte outros materiais, converse com outras pessoas, discuta sobre o assunto. Faça anotações de todas as informações e tenha certeza que você já tem tudo sobre resenha crítica antes de começar a escrever.

Iniciando sua resenha crítica

Ao iniciar sua resenha crítica, comece identificando e apresentando a obra que será analisada a seguir. Mostre ao seu leitor sobre o que se trata o texto, apresentando o autor e até mesmo o ano de publicação.

Posteriormente, em um novo parágrafo, discorra um pequeno panorama sobre o que se trata aquela obra. Ou seja, situe o leitor sobre as principais características e objetivos já na introdução da resenha.

Também importante demonstrar a estrutura da obra, número de páginas, capítulos, tipo de narrativa utilizada. Deixe seu leitor bem informado em tudo sobre resenha crítica da obra avaliada.

Após essa breve descrição, chegou o momento de escrever. É o momento em que você irá analisar de forma criteriosa e sistemática todo o conteúdo estudado.

Assim, busque embasar seu texto de forma consistente. Tanto com opiniões a favor quanto com opiniões contrárias. Saiba mesclar outros autores com seus pontos de vista, buscando dar credibilidade à sua escrita.

Também é possível descrever sobre o público-alvo daquela obra. Assim como trazer maiores detalhes sobre a vida do autor resenhado. Podendo até apresentar outras produções da mesma pessoa.

Contudo, muito cuidado com o tamanho de sua resenha. Ela não pode ser um simples resumo. Assim como também não dever ser tão extenso quanto um livro.

Tenha bom senso e pense nos pontos-chave que devem ser apresentados. Lembre-se de ser objetivo, porém sem ser superficial. Pondere sobre as informações que são realmente necessárias e aquilo que pode ficar de fora.