Skip to content
Seu Melhor TCC

Como fazer metodologia de pesquisa do TCC

A metodologia de pesquisa é uma das partes mais importantes de um TCC. Pois é a metodologia que apresenta os critérios utilizados pelo pesquisador, que legitimam o seu trabalho enquanto científico, calcado em um método.

Neste artigo, vamos explicar o que é metodologia de pesquisa de um TCC, ou seja, de um Trabalho de Conclusão de Curso. Como também apontar como a metodologia deve ser elaborada.

O que é a metodologia de pesquisa

A metodologia é uma explicação detalhada dos critérios científicos adotados pelo pesquisador para nortear a sua investigação. Desse modo, a importância da metodologia está nos seguintes fatores:

  • Estabelecer a objetividade e imparcialidade do pesquisador;
  • Permitir que outro pesquisador desenvolva a mesma pesquisa.

Temos de ter em vista que a metodologia é um caminho a ser percorrido para alcançar um objetivo previamente definido. Por isso, existem critérios que devem ser definidos para que a pesquisa possa ser realizada.

Vamos apresentar um passo a passo de quais critérios devem ser definidos para elaborar uma metodologia de pesquisa.

Definição da natureza da pesquisa

Este critério está relacionado com a utilidade que será dada a pesquisa a ser desenvolvida. Desse modo, a diferença entre a pesquisa aplicada e a básica está justamente na finalidade com que são desenvolvidas, pois

De um lado, se a pesquisa pretende resultar em uma utilização direta e imediata para a solução de um problema específico, ela é uma pesquisa aplicada. Exemplo: as pesquisas para encontrar a cura do Covid-19.

Por outro lado, se a pesquisa tem por objetivo produzir conhecimento, envolvendo interesses universais e verdades, ela é uma pesquisa básica. Exemplo: as pesquisas sobre o planeta Marte.

Clique abaixo e veja outros artigos que podem te ajudar:

Escolha da forma de abordar o problema

Neste critério, o que está sendo definido é a forma como o problema deve ser observado e tratado. Ou seja,

De um lado, temos as análises quantitativas, que são baseadas em dados e números. Por isso utilizam técnicas estatísticas, tais como: percentagem, média, desvio-padrão, dentre outras.

Por outro lado, temos as análises qualitativas, que são baseadas em informações e variáveis não matemáticas. Ou seja, dependem de interpretação do pesquisador, destacando o seu aspecto subjetivo.

metodologia de pesquisa do TCC

Estabelecer o foco dos objetivos de pesquisa

Este critério é importante pois estabelece o sentido geral a partir do qual a pesquisa deverá ser conduzida. Ou seja, a pesquisa será desenvolvida para:

  • Aprender mais sobre um assunto;
  • Estabelecer relação entre variáveis;
  • Explicar o porquê de determinado problema.

Partindo desses critérios a pesquisa pode ser classificada como tendo um desses três objetivos indicados:

Exploratória

Neste objetivo o propósito é permitir uma maior familiaridade do pesquisador com o tema. Exemplo: estudo da cidade azul.

Descritiva

Neste objetivo são realizadas análises minuciosas e descritivas do objeto de estudo metodologia de pesquisa do TCC, focando na relação entre variáveis. Exemplo: pesquisas de mercado.

Explicativa

E, neste último objetivo, a pesquisa é desenvolvida para identificar e explicar as causas de determinado problema do objeto de estudo. Por isso, estão mais focadas em explicar o porquê das coisas. Exemplo: estudo do nióbio para cura do Covid-19.

Técnicas de como fazer a pesquisa

Nestas técnicas, vamos definir quais serão os procedimentos metodológicos a serem realizados para que a pesquisa seja desenvolvida passo a passo. Como também especificar o como fazer para desenvolver a proposta de trabalho.

Existem várias alternativas de escolha para os procedimentos metodológicos. Sendo que todos estão relacionadas com as formas de fazer a pesquisa. Em termos gerais, podemos apresentar os mais utilizados a seguir:

Pesquisa bibliográfica

É um tipo de procedimento que é elaborado a partir de material já publicado, tais como livros, artigos, periódicos, dentre outros.

Esta forma de pesquisa pode ser considerada como um tipo de revisão bibliográfica ou levantamento bibliográfico. Exemplos: investigações sobre ideologias.

Pesquisa documental

Podemos considerar como documental aquela que é realizada em material que não recebeu nenhum tipo de tratamento analítico. Exemplo: certidão de nascimento.

Pesquisa de campo

Esta tem por característica ser realizada uma coleta de dados junto às pessoas envolvidas. Exemplo: estudo da comunidade dos Arthuros.

Pesquisa ex-post-facto

Neste tipo estão as investigações de relações de causa e efeito entre um determinado fato e um fenômeno posterior. Exemplo: estudo evasão escolar.

Pesquisa experimental

Para este tipo é determinado um objeto de estudo e tem por objetivo selecionar as variáveis que são capazes de influenciá-lo. Tendo de definir as formas de controle e de observação dos efeitos da variável no objeto.

Estudo de caso

Este tipo envolve o estudo profundo e exaustivo de um ou poucos objetos, buscando mais detalhes. Exemplo: eleição do diretor x da escola y.

Pesquisa participante

Esta modalidade envolve o pesquisador com o grupo de pessoas investigadas. Exemplo: pesquisa de plataformas políticas.

Pesquisa-ação

Neste tipo é feita uma associação entre a teoria e a ação. Por isso, faz os pesquisadores e participantes se envolverem de forma cooperativa.

Portanto, as variáveis que compõem uma metodologia de pesquisa estão classificadas quanto à natureza, à abordagem, aos objetivos e aos procedimentos. A escolha de cada uma depende efetivamente dos objetivos estabelecidos para a pesquisa.