Skip to content
Seu Melhor TCC

Relatório de estágio: Como fazer

Relatório de estágio: Como fazer. Veja neste artigo como prepara o seu relatório de estágio dentro das normas da ABNT e com dicas de como iniciar e desenvolver todo o tema.

Relatório de estágio: Como fazer. Veja neste artigo como prepara o seu relatório de estágio dentro das normas da ABNT e com dicas de como iniciar e desenvolver todo o tema.

Todo estudante na finalização de um período escolar precisa prestar provas ou entregar trabalhos de conclusão de curso. No caso de estudantes que estejam estagiando não é diferente.

A instituição de ensino geralmente solicita um relatório para saber como foi a primeira experiência do estudante. Ou seja em qualquer ambiente novo de trabalho onde esteja focado os seus estudos na área escolhida.

Neste artigo vamos falar sobre o relatório de estágio e como fazê-lo. As regras necessários para formatação e o que o estudante precisa descrever obrigatoriamente.

Como fazer relatório de estágio

A princípio preparar o relatório não é tão difícil. Contudo, o estudante pode não saber como iniciar o trabalho e descrever suas experiências. Porém não se preocupe, o relatório de estágio difere e muito de uma monografia ou TCC.

Logo, seu conteúdo deve conter uma descrição detalhada das atividades realizadas na empresa por um tempo determinado. Além, de descrever o que foi aprendido durante esse tempo.

Para iniciar, o estudante pode descrever os objetivos tanto específicos como em geral do estágio na sua área de atuação. Não esquecendo de informar todas as atividades realizadas durante o período do estágio.

Assim, vale também informar o desenvolvimento da ações e os resultados obtidos no final do estágio. Dessa forma, ficará mais fácil descrever como foi o seu aprendizado e demonstrará para o avaliador o que foi aprendido.

relatório de estagio

O que é um relatório de estágio

Como dito anteriormente o relatório de estágio é um documento que descreve todas as atividade do estagiário no momento do estágio. Isso pode ocorrer dentro de uma instituição, hospital ou empresa, segundo a sua área de estudo especifica.

Relatório de estágio supervisionado

O relatório de estágio supervisionado não difere do estágio comum. Contudo, o estudante tem um professor ou mentor auxiliando no que se refere as realização das atividades. Um exemplo é o estágio de enfermeiros e técnicos de enfermagem.

Logo, os estudante somente poderão estagiar auxiliados e supervisionados por um professor, o que ocorre bastante em hospitais. Tanto particulares como de rede pública. Dessa forma, os estudantes podem praticar os procedimentos e não colocam em risco a integridade dos pacientes.

Estrutura e formatação

Seguindo as regras metodológicas para a formatação e elaboração do trabalho vamos abordar agora sobre como iniciar o relatório. Veja a seguir como preparar a estrutura.

Em princípio, o estudante deve ter em mente que a estrutura do relatório de estágio deverá conter. Então, capa, uma folha de rosto, e uma folha de aprovação deverão iniciar o trabalho.

Além disso, um sumário, introdução e descrições detalhadas da organização onde foi realizado o estágio também devem estar descritas. A seguir, as atividades desenvolvidas pelo estudante na instituição e conclusões sobre o estágio.

Além, de referências bibliográficas utilizadas durante o estudo e caso haja, anexos.  Em termos de formatação o estudante deve utilizar as estruturas da ABNT para o trabalho, seguindo as regras.

Vale lembrar que diferente da monografia e do TCC, o relatório de estágio pode ser desenvolvido em primeira e/ou terceira pessoa do singular. Assim, a formatação deve conter:

  • Estilo de fonte Arial ou Times New Roman;
  • Tamanho de fonte usada deve ser a 12;
  • O espaçamento das linhas deve ser de 1,5, sem espaçamentos anteriores ou posteriores extras;
  • O alinhamento do texto deverá ser justificado;
  • Para o recuo do paragrafo o tamanho deve ser de 1,25cm;
  • E caso haja citações diretas e longas no relatório de estágio, notas em rodapés, ilustrações com títulos. Assim como, tabelas ou referencias numéricas o tamanho da fonte deve ser o 10.

Concluindo, para as margens o estudante deve utilizar os tamanhos de 3 cm para margens superior e esquerda. E o tamanho de 2 cm para as margens direita e inferior, respectivamente. Lembrando que a página deve ser do formatada no padrão A4.