Skip to content
Seu Melhor TCC

Modelo de relatório de estágio: Relatório

Modelo de relatório de estágio. Veja neste artigo como elaborar um relatório de estágio nota 10. Falaremos de estrutura, formatação de acordo com as normas além de dicas importantes.

Ao final de um longo período de estudos o estudante universitário deverá se preparar para entregar dois trabalhos. Sendo de suma importância para a sua conclusão de curso, o TCC e o relatório de estágio.

No caso do modelo de relatório de estágio, algumas instituições e disciplinas não solicitam a obrigatoriedade do relatório. Então, vamos falar neste artigo sobre como realizar um bom relatório e algumas dicas para quem está iniciando.

Relatório de estágio x TCC

Os dois trabalhos em alguns casos são obrigatórios, contudo o TCC seria um trabalho mais formal e elaborado. Já o relatório ou RFE tende a seguir a estruturação mais básica de texto, também seguindo as normas da ABNT.

Em resumo o RFE irá descrever o que o estudante aprendeu e presenciou na empresa onde realizou o estágio. Assim relatando a sua experiência no ambiente específico de acordo com a sua área de formação.

Estrutura do RFE

A estrutura do relatório deverá ser objetiva e bem desenvolvido, também precisará conter análises críticas sobre as atividades realizadas. Podendo inclusive, levantar alguns problemas e apresentar soluções.

Assim, o estudante deverá demonstrar o que foi aprendido na prática no decorrer do modelo de relatório de estágio. Contudo, a estrutura do trabalho deverá seguir as normas da ABNT, vamos vê-las a partir de agora.

Modelo de relatório de estágio

Elementos pré-textuais

O trabalho deverá ser configurado com uma capa, uma folha de rosto, com resumo, agradecimentos e listagem tanto de imagens como tabelas. Os elementos pré-textuais são necessários e deverão seguir os padrões da ABNT.

Elementos textuais

Nesse ponto, o relatório deverá apresentar uma introdução com uma breve descrição de como conseguiu o estágio. Como também um resumo do motivo que levou o estudante a estagiar na determinada empresa. Lembrando que poderá ser escrito na 1º pessoa do singular.

Descrição da empresa onde foi realizado o estágio

Aqui o estudante poderá criar um texto com base em perguntas como:

  • qual o mercado atuar;
  • quais são os serviços;
  • os valores e características do local do estágio;
  • como é o local físico do estágio;
  • quais foram as atividades realizadas.

Descrição das atividades do estagiário

Esse tópico é de extrema importância para o modelo de relatório de estágio. O motivo é que nele o estudante fornece informações relevantes sobre como foi o período do estágio. Assim, o trabalho poderá ser guiado com tópicos como:

  • O que o estudante realizou durante o estágio;
  • O motivo do que foi realizado;
  • Como e quais instrumentos ou equipamentos foram utilizados;
  • O que o estudante aprendeu durante a realização da atividade;
  • Algumas dificuldades e facilidades durante a realização do estágio.

Conclusão do trabalho

Nessa parte o estagiário deverá apresentar um breve resumo do que foi período de estágio. Suas colocações em relação a pontos fortes e fracos, como profissional e indivíduo.

Referências ou elementos pós textuais

Nessa parte do RFE o estudante deverá incluir as referencias bibliográficas, de acordo com as normas da NBR 6023. Também deverá apresentar os apêndices e anexos.

Para a apresentação do modelo de relatório de estágio o estudante deverá formatar o trabalho da seguinte forma:

  • Impressão em papel A4;
  • Margens no padrão de 3cm para esquerda, 2,5cm para as margens superior e inferior e 2,0cm para a margem direita;
  • O espaçamento das linhas deverá ser de 1,5;
  • O recuo do parágrafo em 1,25cm;
  • Todo o texto deverá estar justificado;
  • A fonte deverá ser Arial ou Times New Roman no tamanho 12.

Dicas para a elaboração de um ótimo relatório

O período do estágio não chega a ser longo contudo nem sempre o estudante se lembrará de todas as atividades. Por isso, umas das dicas é anotar tudo o que acontece durante o período de estágio que seja relevante.

Faça um diário de como foi o dia e coloque em destaque o que foi importante. O cuidado com a escrita e não copiar trabalhos de outros também é importante para a aprovação final.