Recuo ABNT, tamanho de fonte e espaçamento para TCC
Deixe seu texto na estrutura correta. O Recuo ABNT, as fontes e o espaçamento entre linhas devem ser valorizados na produção do seu trabalho.
Na produção de um texto acadêmico é preciso estar atento às regras da Associação Brasileira de Normas técnicas, ABNT. Sendo assim, o Recuo ABNT é um item imprescindível para a boa estrutura de um material elaborado.
Com a finalidade de estabelecer padrões normativos, as normas devem ser seguidas em seus mais diversos aspectos e aplicabilidade. O recuo do paragrafo é abordado pela ABNT, variando de acordo com as partes do texto.
Recuo ABNT: O que é, qual o necessário para cada parte do TCC?
O Recuo ABNT significa a distância da margem para começar a escrita, o parágrafo. Na capa do trabalho, todos os dados devem ser apresentados centralizados. Já na folha de rosto tem as seguintes especificações de recuo:
- Nome do autor – centralizado;
- Título e subtítulo – centralizado;
- Nota de apresentação – recuo de 7 cm à direita;
- Nome do orientador – recuo de 7 cm à direita;
- Local e ano – centralizado.
Dedicatória, agradecimento e epígrafe
Esses itens fazem parte dos elementos pré-textuais. Entretanto, eles não são elementos obrigatórios. Porém, ainda assim tem regras e normas para sua utilização.
- Dedicatória: 8 cm de recuo e alinhamento justificado;
- Agradecimento: Título centralizado. O texto deve ter recuo de 1,25cm da margem e alinhamento justificado.
- Epígrafe: 7,5 cm de recuo e justificado. Porém o nome do autor deve vir na linha seguinte alinhado à direita.
Resumo, listas e sumários
Esses tópicos tem a mesma formatação em relação ao recuo de página. Dessa forma, esses itens não tem recuo da margem e tem alinhamento justificado.
Confira mais também sobre:
- Índice ABNT: Como fazer nas Normas ABNT (NBR 6034)
- Et al. ABNT: Como, quando usar e exemplos
- Como fazer citação APUD ABNT: Como usar corretamente
Desenvolvimento, citações, considerações finais e referências bibliográficas
Em suma, todos os títulos que surgirem no decorrer do material devem estar em negrito e centralizado. Já para a parte do texto, o recuo ABNT deve ser de 1.25 cm da margem. Do mesmo modo nas considerações finais.
Entretanto isso muda com relação às citações longas e diretas, aquelas com mais de 3 linhas. Afinal, nesses casos o recuo deve ser de 4 cm. Já as referências bibliográficas, devem estar alinhadas a esquerda, mas sem recuo.
Qual o tamanho da fonte ABNT para o TCC
É importante ressaltar que o Recuo ABNT tem tamanhos modificados conforme a localidade do trecho que o material faz parte. Da mesma forma ocorre com o tamanho da fonte da ABNT para escrever trabalhos acadêmicos.
Para os arquivos impressos, a ABNT propõe que seja utilizado papel sulfite branco no tamanho A4. Entretanto, em relação à impressão, deve ser utilizada apenas a frente, ficando o verso em branco.
As letras utilizadas para textos acadêmicos devem, obrigatoriamente, ser Arial ou Times New Roman. As letras devem ser na cor preta e, além disso, variam entre o tamanho 10 e 12.
Os títulos e subtítulos necessitam ser escritos em tamanho 12. Porém, o título deve ser negritado e o subtítulo não. É preciso ficar atento quanto à forma de escrever esses dois itens, para não ficar diferente do sumário.
Afinal, no sumário eles devem ser apresentados da mesma forma. Sendo assim, se durante o texto usou letra maiúsculas para o título e subtítulo, no sumário precisam estar maiúsculas. Se for minúscula, do mesmo modo.
O corpo dos textos e as referências bibliográficas também são escritas no tamanho 12. Entretanto, há alguns momentos em que a fonte deve ser menor. Veja a seguir alguns casos em que ela precisa estar em tamanho 10:
- Nas citações longas, com mais de 3 linhas;
- Tabelas;
- Legendas;
- Notas de rodapé.
- Fonte de quadros, imagens e tabelas.
Qual o espaçamento
Além do Recuo ABNT e do tamanho da fonte, outro item importante deve ser verificado. É o caso do espaçamento entre linhas. Confira os lugares em que o espaçamento deve ser simples, 1,0:
- Na nota de apresentação (folha de rosto)
- Dedicatória;
- Epígrafe;
- Resumo;
- Nota de rodapé;
- Citação longa;
- Referências bibliográficas.
Nos demais lugares do texto o espaçamento entre linhas é 1,5 cm. Sendo assim, na capa, introdução e desenvolvimento os espaçamentos são maiores.
É preciso estar atento ao espaçamento correto. Pois, alguns momentos, quando são feitas colagens de material na página que está sendo editada, a mesma fica desconfigurada.
Portanto é necessário clicar na barra de ferramentas em espaçamento. A seguir selecione Opções de Espaçamento entre linhas. É imprescindível que onde está escrito “espaçamento” esteja selecionadas as opções 0 pt.
Conheça outras Normas ABNT
A estrutura de um trabalho acadêmico deve obedecer aos padrões da ABNT. Dessa forma, há outras normativas que auxiliam na padronização dos trabalhos.
NBR 14724 / 2011 – Trabalho Acadêmico;
NBR 10520 / 2002 – Citações;
NBR 6022 / 2018 – Artigos científicos impressos;
NBR 6023 / 2018 – Referências;
NBR 6027/2012 – Sumário;
NBR 6028/2003 – Resumo e Abstract;
NBR 6024 / 2012 – Numeração progressiva das seções de um documento; NBR 6034 / 2004 – Índice;
NBR 15287 / 2011 – Projeto de pesquisa.
A princípio são essas as normas cobradas pela ABNT. Entretanto, cada instituição de ensino pode ter sua tabela de normas, adaptada e em consonância com as regras oficiais.
[…] o recuo para início de um parágrafo deve ser de 1,25 cm. E essa formatação pode ser feita diretamente […]