Skip to content
Seu Melhor TCC

Como fazer um resumo: O que é, dicas, modelos

Se você está escrevendo um trabalho acadêmico, saber como fazer um resumo é essencial. Pois, ele é a primeira coisa que o leitor irá ter contato na sua dissertação.

E, a partir dele, irá decidir se continua a leitura da sua pesquisa ou não.

Portanto, não deixe de acompanhar os próximos tópicos deste texto. E fique por dentro de tudo que você precisa saber para escrever um bom resumo acadêmico.

O que é resumo

O resumo é uma das partes mais importantes de um trabalho acadêmico. Pois, é através dele que a atenção do leitor será despertada. Assim sendo, ele garante que a sua pesquisa tenha alcance e repercussão.

Além disso, também é possível pensar no como se fosse o cartão de visitas do seu trabalho. Um bom resumo deve conter informações chaves que transmita ao leitor exatamente o porquê de sua pesquisa ser relevante.

Portanto, ele deve ir direto ao ponto, sem espaço para divagações ou enrolações. Deixando claro o objetivo da sua pesquisa, a metodologia utilizada, os resultados obtidos e a conclusão do trabalho.

Assim, é imprescindível saber como fazer um resumo seguindo todas as regras de redação e formatação. A fim de fortalecer a repercussão do seu trabalho acadêmico.

Como fazer um resumo

Como fazer um resumo ABNT

Para desenvolver um bom resumo, primeiramente é necessário ter em mente que ele deve ser uma síntese do seu trabalho. Ou seja, não adianta começar a escrever a sua dissertação por ele.

Já que, durante o seu desenvolvimento, será necessário que você tenha em mente os objetivos e resultados da sua pesquisa. Ademais, ele deve seguir uma formatação específica.

A norma ABNT determina como fazer um resumo de qualidade. Assim sendo, a elaboração de um deve seguir as seguintes regras:

  • Título: A fonte deve estar de acordo com a determinação da instituição de ensino. E deve estar sempre em caixa alta;
  • Número de palavras: Pode variar entre 150 e 500 palavras;
  • Corpo do texto: Deve ser redigido em um único parágrafo e precisa ser escrito na terceira pessoa do singular. O tamanho da fonte deve ser 12;
  • Alinhamento: O resumo precisa ser centralizado e ter espaçamento simples.

Além disso, ao final  será necessário destacar algumas palavras-chave. Que deverão estar relacionadas com os principais temas abordados durante a sua dissertação.

A ABNT determina que são necessárias 3 palavras-chave, no mínimo. E elas tem por objetivo facilitar que outros pesquisadores tenham acesso ao seu trabalho.

Modelo

Acima de tudo, é importante ter sempre em mente que não há mistério em como fazer um resumo de qualidade. Pois, se trata de um texto simples e conciso, que apresenta os conceitos mais importantes da sua pesquisa.

No entanto, acaba frustrando muitos estudantes. E, muitas vezes, pode ser deixado de lado e escrito de qualquer jeito. Já que é uma das partes finais no desenvolvimento de um trabalho acadêmico.

Quer seja por cansaço, ou por incerteza, o resumo não pode ser menosprezado na sua dissertação. Já que ele é um fator determinante na projeção que o seu trabalho terá.

Assim, elaboramos um modelo passo a passo para que você possa seguir. E não tenha mais dúvidas de como fazer um resumo adequado:

  • Passo 1: Apresentação – Ao iniciar o apresente o contexto do seu trabalho. Qual o tema? Qual o seu objetivo?;
  • Passo 2: Justificativa – Qual é a justificativa para a realização do seu trabalho? Por quê ele é útil ao leitor?;
  • Passo 3: Metodologia- Nesta etapa você deve deixar claro quais métodos utilizou no seu trabalho. Para que ele possa ser replicado;
  • Passo 4: Resultados – Quais foram os resultados mais relevantes da sua pesquisa?;
  • Passo 5: Fechamento- Esse é o momento de oferecer uma pequena conclusão sobre tudo que você pesquisou e desenvolveu.

Dicas para um resumo acadêmico

De acordo com a informações dadas no decorrer desse texto, você já sabe como estruturar e formatar. Assim como também sabe o papel que ele desempenha no alcance do seu trabalho.

Então, chegou a hora de darmos algumas dicas extras sobre como fazer um resumo acadêmico. Acompanhe a seguir:

  • Dica 1: Deixe para fazer o resumo por último. A única coisa que deve ser feita depois do resumo, é o sumário da sua dissertação;
  • Dica 2: Comece seu resumo indicando a natureza do seu trabalho. Ex: Este trabalho é um estudo de caso realizado na cidade de São Paulo;
  • Dica 3: Responda a essas questões ao longo do seu resumo – Para quê foi feito? Como foi feito? O que você descobriu? Qual a conclusão?;
  • Dica 4: Revise várias vezes o texto. Peça para que outras pessoas leiam o resumo e que te expliquem do que se trata o seu trabalho;
  • Dica 5: Fique atento às palavras-chave, utilize os termos mais importantes da sua pesquisa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *