Skip to content
Seu Melhor TCC

Fichamento acadêmico: o que é, tipos

Um dos primeiros passos para realizar um trabalho universitário é o fichamento acadêmico. Assim, muitas pessoas acabam ficando com dúvida de como realizá-lo. Ou ainda, sobre o que seria essa etapa.

Neste artigo aprenda o que é fichamento e como fazê-lo. Também conheça todos os tipos existentes e as regras estabelecidas nas normas ABNT. Certamente facilitará sua produção.

O que é um fichamento acadêmico

O fichamento acadêmico nada mais é do que um resumo das ideias lidas em um texto. Em geral, ele é feito para servir de embasamento para suas produções acadêmicas. Seja um trabalho de pesquisa ou de conclusão de curso.

Você deve anotar citações ou seu entendimento de partes importantes do conteúdo lido. Assim, usará suas anotações como consulta no momento da escrita ou de estudo.

Como fazer

Não há segredos para fazer um fichamento acadêmico. A princípio você deve ter bem definido qual seu objetivo. Por exemplo, recolher citações, responder um questionário, ou produzir uma resenha.

Saber qual seu objetivo vai ajudá-lo no processo. Afinal, se você deseja citações, basta durante a leitura anotar as que forem mais relevantes. Entretanto, se for para responder um questionário, fique com ele ao seu lado durante o estudo.

Em resumo, um fichamento consiste em ler um determinado material e realizar anotações. Seja citações, trechos completos ou anotações de reflexões. Com a finalidade de servir como embasamento teórico.

fichamento acadêmico

Tipos de fichamento acadêmico

Como visto, há diferentes tipos de fichamento acadêmico. Em resumo, eles variam de acordo com a finalidade da sua escrita. Sendo assim, temos:

  • Bibliográfico: com comentários e recortes, você deve descrever uma obra ou parte dela. Em geral as ideias devem ser organizadas por temas e páginas;
  • Citações: nela você deve transcrever os trechos mais importantes e relevantes. Sempre deve citar o autor e página, bem como adicionar as aspas;
  • Resumo ou conteúdo:com suas próprias palavras deve resumir as ideias apresentadas na obra lida. Não esqueça de utilizar argumentos para embasá-las.

Sendo assim, com o seu objetivo em mãos é mais fácil definir qual o tipo de fichamento atende sua necessidade. Por exemplo, citações são muito utilizados em trabalhos de conclusão de curso. Já o de resumo para atividades universitárias em geral.

Por fim, o bibliográfico é o mais indicado para pesquisas. Afinal, com ele você consegue mesclar seu entendimento e trechos concretos de conteúdo.

Modelo de fichamento: resumo

Veja este modelo de fichamento de resumo, para ver mais confira aqui.

modelo fichamento resumo

Normas ABNT para o fichamento acadêmico

A maioria dos trabalhos acadêmicos devem ser formatados seguindo as orientações da ABNT. Logo, não seria diferente com o fichamento acadêmico. Inclusive, fazê-lo dentro do padrão pode poupar trabalhos futuros.

Inicialmente lembre-se de consultar sua instituição de ensino para verificar as normas. Afinal, a maioria delas possuem manuais com todas as regras que devem ser seguidas durante as produções.

A princípio você deve realizar a indicação bibliográfica. Ou seja, citar o autor, nome do livro, cidade, gráfica e ano de lançamento. Por exemplo:

  • POSTMAN, Neil.  O desaparecimento da infância.  Rio de Janeiro:  Graphia,1999. (O meio   que escancara tudo, p.95 -111).

Já para o resumo, use fonte times new roman, tamanho 12, espaço entre linhas de 1,5cm. Também ajustar a margem para direita e justificar todo o texto. Por fim tem as citações.

  • Citação direta permanece com a mesma configuração do texto, apenas adiciona aspas. Também coloque entre parênteses o autor, ano e página;
  • Indireta você permanece com a configuração, mas antes dela adicione o nome do autor e o número da página;
  • Com mais de três linhas é preciso reduzir para fonte 10, 4 cm de recuo para à esquerda e sem aspas. Coloque o espaçamento entre linhas de 1cm.

Não esqueça de aplicar todas as regras inicialmente na sua produção. Desta forma, ao realizar seu trabalho acadêmico ou pesquisa terá um conteúdo organizado.

Precisa fazer um fichamento acadêmico ou uma revisão em sua produção? Então não perca tempo e entre em contato pelo chat.