Categorias
Dicas TCC

Como fazer Resenha de Filme: Dicas e exemplo

Aprenda um passo a passo para produzir resenha de filme. De modo simples e rápido, compartilhe com leitores a sua visão sobre obras cinematográficas em geral.

As vezes não sabemos qual filme escolher e acabamos usando a Internet a nosso favor. Assim, apostando em resenha de filmes para saber se uma obra é boa ou não, com base em uma opinião.

O gênero resenha é muito utilizado pelas pessoas como bússola para escolhas. Por exemplo, optamos por procura-las antes de comprar um produto, ver um filme, ler um livro. Ou seja, são textos informativos e opinativo que podem ser influenciadores.

Neste artigo aprenda como fazer uma resenha especialmente sobre filmes. Eventualmente poderá compartilhar sua opinião com outras pessoas. Também é uma forma de registrar suas experiências.

O que é resenha de filme

Antes de criar a sua resenha de filmes é importante entender o que é este gênero. Em resumo, a resenha apresenta um contexto do filme somado a opinião do resenhista. Ou seja, pode conter detalhes e pontos específicos ou até mesmo um panorama geral.

O importante de uma resenha é que o leitor entenda além do roteiro do final. Por exemplo, consiga compreender uma mensagem, ou fatos que vão além do resumo. Assim, a leitura ganha sua real importância crítica.

A CINCO PASSOS DE VOCÊ – Em Pauta

Como fazer Resenha de Filme

Para fazer resenha de filmes é mais simples do que imagina. A princípio você deverá escolher um filme e assisti-lo, mas realmente com atenção. Inclusive, faça anotações de todas as suas impressões se achar necessário.

Em um segundo momento pesquise mais sobre o tema central do filme. Ou então, outras resenhas sobre o próprio conteúdo. Entretanto, é preciso que você não seja influenciado por outros textos. Então, se quiser, faça esse passo após produzir sua conclusão.

Para complementar mais os seus estudos, temos esses artigos abaixo para te ajudar:

Antes de iniciar o processo de escrita escolha qual o tipo de resenha desejada. São elas:

  • Crítica: que contém de forma expressiva e clara a avaliação do resenhista;
  • Descritiva: apresenta o conteúdo do filme sem conter julgamentos.

O próximo passo é realmente produzir seu texto e abordar todos os pontos que achar relevante. Assim, escreva, leia, reescreva, revise, até ter certeza que o conteúdo está completo. Por fim, verifique se seu texto possui as características essenciais desse gênero, como:

  • Descrição: apresentação do panorama e cenário geral do filme;
  • Concisão: um texto que seja sucinto, porém completo;
  • Objetividade: sem grandes enrolações ao apresentar o conteúdo;
  • Argumentação: discussão e reflexão acerca dos tópicos e assuntos do filme.

Dicas

Se ainda está inseguro em produzir sua resenha de filmes separamos algumas dicas que pode ajudá-lo no processo. Em resumo, são pontos importantes que você deve lembrar na hora de escrever seu texto.

  • Sempre faça uma boa contextualização da história do filme;
  • Não esqueça que apresentar informações que vão além do resumo;
  • Avalie cenas e o enredo e justifique sua opinião;
  • Aborde mais sobre o tema central do filme;
  • Faça um texto leve e com uma linguagem de fácil entendimento;
  • Lembre-se de dar sua real e sincera opinião.

Resumo de filme é o mesmo que resenha

Algumas pessoas ainda confundem resenha de filmes com o resumo. Entretanto, são tipos textuais diferentes. A princípio o resumo visa descrever uma obra, ou seja, sem conter opiniões e observações.

Já uma resenha é um texto mais aprofundado. Inclusive, apresenta críticas e reflexões sobre a produção, além de referência. Desta forma, vai muito além do óbvio e apresenta o entendimento sobre a produção como um todo.

Exemplos

Para entender melhor o que é uma resenha de um filme, veja dois exemplos de trechos desses textos.

Filme “A cinco passos de você”

Este filme tem tudo para ser mais um clichê romântico e adolescente. Afinal, envolve um jovem casal, doente, que se apaixona dentro do hospital. Entretanto ao longo da trama é possível se surpreender com as escolhas tomadas pelo casal. Inclusive, ficamos até incrédulos com o término, querendo convencer os protagonistas a seguirem outro caminho.

Filme “Para todos os garotos que amei”

Noah Centineo parece ter conquistado o coração da Netflix. Afinal, o ator esteve presente em diversas produções nos últimos anos. Porém todas tendo sempre o mesmo papel: o galã. Neste filme é até possível começar a odiar o personagem. Mas, no decorrer da história, você se sensibiliza com a história do protagonista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *