Como começar a escrever um TCC: Dicas que todos devem seguir
Como começar a escrever um TCC? Essa com certeza é uma pergunta que todos os que estão finalizando seu curso de graduação se fazem. O final do curso é um momento de felicidade a ao mesmo tempo de dúvidas e indecisões e uma delas é como começar a escrever o TCC. São muitas regras a seguir, além do tema a ser escolhido, por isso continue lendo este artigo e vai encontrar algumas dicas importantes.
Um dos momentos mais temidos de todo o curso de graduação ou afins é o instante em que você faz o seu principal trabalho, aquele no qual vai te dar o título que tanto almeja e sem ele, seu curso fica incompleto. Assim, ficou claro que estamos falando do Trabalho de Conclusão de Curso, também conhecido como o TCC.
Nessa linha, existem muitas regras para que ele seja feito da maneira correta, desde a aplicação das normas ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) até algumas especificidades que sua própria faculdade pode cobrar. Desse modo, hoje vamos dar dicas de como você deve começar o seu TCC, como escrever e até a escolha do tema.
Como começar a escrever um TCC: Dicas que todos devem seguir
Assim, vamos ajudar a ter ideias importantes e cortar caminhos nesse assunto que é tão importante na vida acadêmica.
Como começar a escrever um TCC: A escolha do tema
A grande maioria dos alunos quando se deparam com o Trabalho de Conclusão de Curso tem certa dificuldade em escolher o tema do seu TCC, com isso, o primeiro tópico, sendo ele, o principal é a escolha justamente dessa temática.
Dessa forma, para ajudar a escolher o tema pense em alguma matéria ou assunto que você gostou ao longo do seu curso e que tenha certa afinidade, até porque, o TCC tem em média um prazo de cinco a seis meses para sua conclusão, com isso, é um tempo grande para estudar um único assunto e se aprofundar ao máximo nele, então, escolher um tema que você não tenha afinidade é uma péssima ideia.
Fazer uma escolha consciente com o orientador
Depois da escolha do tema o principal a se pensar e quem será o seu orientador. Dessa maneira, o professor é essencial para ajuda no seu trabalho de conclusão de curso, pois ele tem mais bagagem e experiência, sendo a peça chave.
Nessa linha, escolha um professor que você tenha um bom relacionamento e tente manter ele bom até o fim da sua obra, ademais, pense no orientador que já tenha uma linha de pesquisa ou trabalhos acadêmicos voltados para a escolha de tema que você fez. Com isso, mesmo que não sejam idênticos, pelo menos uma base teórica aproximada, não adianta você querer um professor de matemática se o seu tema é sobre a história do Brasil.
Por fim, se esforce ao máximo para aparecer em todas as reuniões marcadas, pois esse é o tempo de discussão e de crescimento do seu TCC e entregue tudo no prazo determinado, para cumprir o cronograma com um todo e não ficar mal com o seu orientador.
Como começar a escrever um TCC: Conhecer bem as regras ABNT
A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) rege toda a forma dos trabalhos acadêmicos, isso inclui o TCC. Assim, conhecer as regras da ABNT do que pode ou não pode ser feito e a maneira correta de se fazer no seu trabalho é fundamental.
Com isso, deixe de lado a ideia que as normas ABNT se trata do maior pesadelo do aluno em seu trabalho, pense que a norma está aí para ser sua aliada, um trabalho formatado de maneira correta passa uma melhor impressão e se destaca entre os examinadores da banca do seu TCC.
Por fim, existem alguns aplicativos na internet que ensinam as regras de como formatar cada coisa e até mesmo formatar sozinho para você, vale a pena ir atrás dessas dicas e aplicativos.
Foque em montar um excelente cronograma
Como já foi dito anteriormente, o tempo médio da criação e finalização de um TCC fica entre cinco a seis meses, pode parecer muito tempo, mas ao longo do desenvolvimento da sua obra você vai perceber que a carga de tarefas é muito grande e que algumas delas necessitam de um bom tempo para serem concluídas da maneira mais satisfatória possível.
Com isso, fazer um cronograma que seja realista com os prazos e que fique dentro do tempo limite do trabalho de conclusão de curso é essencial e deve ser feito em conjunto com o seu orientador para que encaixe as necessidades dos dois.
Assim, deixe um tempo para ler, outro para escrever e sobre as orientações e tarefas que seu orientador pede.
Estude e redija diariamente
Não adianta ter um bom cronograma se ele for apenas de enfeite. O seu período de criação do TCC deve ser diário, mesmo que um pouco por dia, assim, isso vai te dar ritmo e vai desenvolver todas as tarefas que precisam.
Lembre-se que bons hábitos geram ótimos trabalhos de conclusão de curso.
Pense em como será sua apresentação
Muitas pessoas tem um grave problema em falar em público, porém, o TCC deve ser apresentado para um número de pessoas, então ir planejando e ensaiando o que será falado com antecedência é fundamental para tirar essas amarras de falar em público e, com isso, vai gerar uma ótima apresentação digna de uma nota 10.
Considerações Finais
Não é fácil fazer um TCC, mas também é possível, lógico que há vários empecilhos, desde a falta de tempo, como a dificuldade em realizar o TCC, mas por outro lado, se seguir estas dicas pode ser um bom caminho e dentre estas dicas, a escolha do tema e as regras da ABNT são as principais. Porém se quiser ter uma ajuda, uma consultoria especializada, clique no chat ao lado e veja em que pode ser ajudado.