Anexo do TCC: Como fazer conforme normas ABNT
Ao longo de um TCC, muitas vezes, uma citação direta não explica tão bem o conceito quanto o arquivo na íntegra. Por isso, em casos em que somente uma citação não basta, o anexo no TCC seguindo as normas ABNT é uma opção fundamental. O anexo, por sua vez, é uma referência completa ao texto, abordando o documento em sua completude para que não haja dúvidas com relação ao que foi abordado.
Pensando na importância do anexo do TCC e em como pode acrescentar positivamente a um trabalho acadêmico, no presente artigo, falaremos com mais detalhes sobre como realizar essa parte do Trabalho de Conclusão de Curso de forma assertiva e coerente com as normas. Acompanhe a seguir!
Afinal, o que é o anexo do TCC?
Como mencionado brevemente acima, o anexo do TCC é um documento auxiliar que não foi produzido pelo autor do Trabalho de Conclusão de Curso ou monografia. Eles existem para completar a fundamentação do texto escrito, servindo como comprovação do que foi argumentado pelo estudante que realizou a escrita.
Temos mais artigos preparados para você:
- Considerações Finais TCC: Aprenda a fazer a sua
- Normas ABNT para trabalho acadêmico: Guia completo para TCC
- Lista de Figuras ABNT para TCC: O que diz a norma?
- Como fazer metodologia de pesquisa do TCC
Como fazer o anexo do TCC conforme as normas ABNT
O anexo precisa ser indicado no texto de acordo com a ordem alfabética e em caixa alta. A ordem deve ser seguida com base na apresentação dos documentos no pós-texto do TCC. Para exemplificar melhor, mostraremos a seguir como deve ser feito na prática. Entenda!
- Anexo sinalizado no texto:
“Com base nas informações descritas no Anexo B, (insira a argumentação fundamentada no conteúdo do anexo).”
- Anexo sinalizado no pós–texto: (Título do anexo em questão): “ANEXO B – REGULAMENTO RELATIVO À (conteúdo do anexo)”
Diferença entre anexo do TCC e apêndice
O anexo do TCC e a apêndice podem ser confundidas por algumas pessoas. No entanto, não são a mesma coisa e é necessário reconhecer suas especificidades e diferenças para conseguir usá-las de forma correta e de acordo com as normas previstas pela ABNT. Acompanhe a seguir suas particularidades!
- Anexo do TCC: o anexo é um documento, legislação, pesquisas e demais textos que auxiliam na fundamentação, comprovação ou ilustração dos argumentos mencionados pelo autor;
- Apêndice: a apêndice, diferente do anexo, é um texto realizado pelo próprio autor do trabalho como um complemento do argumento apresentado ao longo de seu texto. É uma forma de aprofundar o assunto que foi mencionado.
Saiba mais neste artigo que preparamos a diferença entre anexo e apêndice.
Como escolher o anexo do TCC
A escolha do anexo do TCC precisa ser realizada de forma sábia para que cumpra com a sua funcionalidade, sendo uma ajuda na fundamentação teórica e comprovação do que foi argumentado. Nesse sentido, existem alguns textos que devem ser priorizados para este espaço, sendo eles:
- Regulamentações;
- Legislações de maneira ampla;
- Textos feitos por pessoas especialistas no assunto;
- Estudos e pesquisas feitos por estudiosos renomados na área;
- Órgãos oficiais qualificados acerca do tema;
- Trabalhos acadêmicos de mestres, doutores ou pós-doutores.
Dicas para TCC em Filosofia: Sugestões de Temas e regras ABNT
Fazer TCC de Filosofia não é uma tarefa fácil no primeiro momento, esse é um curso denso, teórico que requer…
Como começar a escrever um TCC: Dicas que todos devem seguir
Como começar a escrever um TCC? Essa com certeza é uma pergunta que todos os que estão finalizando seu curso…
É preciso mencionar que os anexos são diferenciais que acrescentam de forma positiva em uma argumentação. Por isso, é fundamental sempre optar por documentos ou artigos com níveis de confiabilidade máximo, conferindo sempre as fontes e autores, já que o conteúdo reforçará o argumento do trabalho realizado.
Em síntese, o ideal é fazer boas escolhas e colocar o anexo do TCC somente se for necessário, já que o exagero pode acabar atrapalhando o desenvolvimento. Sendo assim, o indicado é não colocar anexos somente para dar volume e sim pelo fato de que fará a diferença e é necessário para a sua argumentação.