TCC: Qual a quantidade de páginas ideal para um trabalho de qualidade

TCC é uma sigla para trabalho de conclusão de curso, trata-se de um texto obrigatório em um curso superior. Este trabalho final vale como um método avaliativo da jornada do aluno no ensino superior, geralmente apresentado no último semestre do curso.

Pode ser uma tarefa muito fácil, em que a riqueza de detalhes do trabalho leva a um texto gigantesco, ou muito difícil, em que atingir um número mínimo de páginas é um desafio.

Pode ser construído como uma monografia (tipo mais comum de TCC nas faculdades, uma dissertação que busca aprofundamento teórico em uma parte específica da ciência), um artigo acadêmico (uma pesquisa desenvolvida e escrita em formato de artigo) ou relato de caso/experiência (a depender da área, é possível relatar uma experiência vivenciada durante o curso, em formato adequado).

Mas qual deve ser o número ideal de páginas para um TCC?

Componentes e elementos obrigatórios para qualquer TCC

Independentemente do tipo de TCC elaborado, este deve estar composto por elementos pré-textuais (capa, folha de rosto, folha de aprovação e resumo, obrigatoriamente), elementos textuais (introdução, desenvolvimento, conclusão ou considerações finais, obrigatoriamente) e elementos pós-textuais (referência obrigatória), além de outros que são opcionais.

Assim o desenvolvimento do trabalho deve respeitar esta lista de elementos, para que possa ser avaliado e aprovado. Pensando assim, é pouco provável que o trabalho de conclusão de curso tenha poucas páginas, como por exemplo 5.

A construção do TCC passa por várias etapas, primeiramente, junto ao orientador é escolhido o tema e elaborado como será desenvolvido dentro de uma pesquisa. Após um projeto bem estruturado, inicia-se o desenvolvimento da pesquisa e por fim a escrita da conclusão da monografia.

Cada uma destas etapas estará descrita no decorrer do trabalho, baseadas em um referencial teórico científico para defesa do tema estudado. Por tanto, a quantidade de páginas poderá variar de acordo com o tema, área de pesquisa, metodologia e tipo de curso.

Mas então qual a quantidade correta de páginas?

No TCC da graduação, se fizermos uma média de páginas por parte do trabalho, estimamos que idealmente a introdução, onde será feita a abordagem inicial do tema, apresentação dos objetivos e justificativa, deve ter em torno de 3-5 páginas, sendo importante apresentar o tema contextualizando-o e explorando um pouco do que foi feito ao longo do trabalho.

Qual a quantidade de páginas ideal para um trabalho

No desenvolvimento, etapas como a metodologia e discussão devem ser abordadas criteriosamente, detalhando-se o passo-a-passo e aproveitando o espaço para iniciar a argumentação do assunto junto aos achados do trabalho. Nesta etapa o número de páginas pode variar muito lembrando do que define a quantidade de páginas, por isso vamos deixar um espaço de 10 a 25 páginas para este.

Veja mais sobre outros artigos:

Para finalizar o trabalho, é importante recapitular novamente os principais pontos abordados na discussão e que formam os principais achados do estudo/trabalho, porém, neste ponto se prolongar demais pode ser um erro, visto que não se deve detalhar novamente o que já foi discutido no desenvolvimento.

Ser sucinto e objetivo é o foco neste momento final, por isso de 2 a 3 páginas é ótimo para encerrar o trabalho. Além disso, nem foi contabilizado o número de páginas “extras”. Portanto uma a quantidade de páginas ideal para um TCC deve ter uma média de 35 páginas.

Na pós-graduação o rigor avaliativo e a importância do desenvolvimento de um trabalho ao longo do curso são consideravelmente maiores, portanto, as exigências quanto ao tamanho são proporcionais.

É necessário um grande aprofundamento no tema, com abrangência de muito mais informações da pesquisa e do trabalho desenvolvido. Por isso a quantidade de páginas pode e vai ser maior, chegando a alcançar 100 páginas naqueles trabalhos mega detalhados.

Gostou? Vote!

Está com dificuldades para fazer seu TCC?

Precisando um TCC Pronto?
Clique aqui
Precisa de Serviço de Escrita de Resenha?
Clique aqui
Serviço de Escrita de Redação?
Clique aqui
Quer Formatar seu Trabalho nas normas ABNT?
Clique aqui
Quer Revisar seus Trabalhos?
Clique aqui
Outros Serviços de Trabalho Acadêmico
Clique aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Top