Categorias
Dicas TCC

10 dicas infalíveis para apresentar um TCC excelente

Confira as 10 INFALÍVEIS dicas para APRESENTAR TCC e garanta a nota máxima no seu.

Conhecer algumas dicas para apresentar TCC que deixarão o seu trabalho melhor é sempre bom. Principalmente, durante o final do curso de graduação, quando a tensão costuma ser grande, e quando toda ajuda é bem-vinda.

Neste artigo vamos dar algumas dicas de como desenvolver e como se preparar para entregar um excelente TCC ou monografia. Fique com a gente até o final e garanta a sua nota.

10 Dicas para apresentar TCC que são infalíveis

A produção de um TCC exige muito dos alunos, portanto, a organização, a boa relação entre orientar e aluno e a dedicação são fundamentais para um bom resultado. Confira agora as nossas dicas.

  1. Conheça as regras da sua Universidade

A primeira coisa que o aluno deve fazer é se inteirar e conhecer bem quais são as normas da instituição para a realização do TCC. Isto porque, o trabalho de conclusão de curso pode ser de diferentes tipos, dependendo até mesmo do curso que você está fazendo.

Em algumas instituições é possível apresentar um estudo experimental, em outros um estudo de caso, pode ser também uma revisão de literatura. Ou seja, é importante conhecer todas as possibilidades antes de definir qual será o caminho que você irá seguir.

Nesta etapa vale conversar com ex-alunos, tirar dúvidas com professores além de fazer uma visita à biblioteca da faculdade para trabalhos realizados nos anos anteriores.

Dicas para TCC

  1. Prepare um cronograma

Final do curso é sempre aquela correria, provas finais, estágio, horas de atividade complementar para fazer e ainda tem que fazer o TCC. Falando isso, já deu para perceber que organização não é apenas necessária, mas sim fundamental.

Por isso que essa dica para TCC trata de um grande aliado na hora de se organizar para a produção do seu trabalho, que é preparar um cronograma, e cumpri-lo, claro!

Para preparar o cronograma de TCC será necessário dividir todas as tarefas que você deverá fazer durante o trabalho, ao longo dos meses que você terá para desenvolver o trabalho.

Lembre-se que cada Universidade tem um prazo diferente para entrega do TCC.

Vale lembrar ainda que a discussão do cronograma com o orientador é fundamental. Desta forma será possível ter um plano de ação que seja realista com a disponibilidade de tempo.

  1. Orientador criativo e exigente, um grande trunfo

A escolha de um orientador é uma das partes mais cruciais de um TCC. Isso porque professores que não exigem muito dos alunos ou não dão liberdade para que o aluno possa criar, não são os melhores orientadores.

É fundamental que o orientador saiba ouvir os alunos e guia-los pelo melhor caminho, auxiliando o aluno a resolver “os problemas” do TCC. Mas é importante que o aluno seja capaz de criar e elaborar as suas próprias questões. Já tratamos aqui sobre a relação do aluno com o orientador, que tal ler este artigo? Relação aluno-orientador: dicas e práticas de como melhorá-la

  1. Trabalhe com quem complementa as suas habilidades

Muitas instituições de ensino e cursos de diferentes áreas permitem que o TCC seja realizado em dupla ou em grupo. E como você já deve saber, trabalho em grupo nem sempre é a melhor opção. Imagine então com todo o estresse de final de curso.

Por isso, a nossa quarta dica para um TCC incrível é justamente relacionada à escolha dos seus colegas de trabalho. Neste momento a afinidade deve ser deixada de lado e a escolha deve ser baseada em outros pontos.

A escolha de pessoas que possuem habilidade complementares às suas pode ser um grande diferencial.

Pense da seguinte forma, você é excelente em redação, mas se atrapalha um pouco na hora de fazer pesquisa bibliográfica.

Já pensou se o seu colega for um expert em pesquisa mas não tão bom em redação o quanto isso facilitaria o andamento do trabalho para os dois?

  1. Escolha um tema que lhe agrade

A nossa quinta dica para TCC está relacionada ao tema que será desenvolvido. A recomendação é que você busque um tema que seja, no mínimo, agradável para você.

Lembre-se que provavelmente você passará, pelo menos, os próximos 6 meses mergulhado em livros e artigos sobre o mesmo tema, e não tem nada pior do que ser forçado a estudar algo que você não gosta.

Quando o assunto é interessante, os momentos de estudos são melhores, as dúvidas e curiosidade surgirão de uma forma mais natural.

E vale mencionar que não há necessidade de pensar em nada gigantesco para o seu trabalho. Por mais que o trabalhe fique bom, você não irá ganhar nenhum prêmio Nobel pelo seu TCC.

  1. Leitura é essencial

Como já deve ter dado para perceber, a leitura é algo fundamental durante o desenvolvimento do TCC ou monografia. Não tem como fugir dela, afinal de contas é através da aquisição de conhecimento que o trabalho poderá ser desenvolvido.

O aluno precisa demonstrar que ele tem não apenas o conhecimento básico e teórico sobre o assunto, mas também que ele é capaz de comparar e discutir o que foi feito com outros estudos semelhantes.

  1. Fique atento às normas da ABNT

Ter conhecimento sobre as normas ABNT é essencial para quem está desenvolvendo o TCC. Isso porque a maioria das Universidades e Faculdades exigem que os trabalhos sejam elaborados de acordo com elas.

Portanto, é preciso conhecer quais são essas normas, e aplica-las desde o início do trabalho. Assim você não precisará se preocupar com a formatação depois e correr o risco de esquecer alguma coisa.

Fizemos um guia completo sobre estas normas: Normas ABNT para TCC: Um Guia absolutamente completo

  1. Plágio nunca

Essa dica para TCC é extremamente importante. Isso porque na hora do desespero alguns alunos acabam copiando trechos de outros trabalhos, ou seja, recorrem ao plágio.

Hoje em dia existem diversas ferramentas para a verificação de plágio, e elas são muito eficientes. Portanto, por mais tentador que seja, é melhor não copiar nenhum trecho.

Lembre-se que caso a frase seja realmente muito importante no seu trabalho, você poderá sempre utilizar a ferramenta literária de citação, incluindo o nome do autor do trecho. E isso não é plágio. Sabe como fazer citações? Leia este artigo (Como fazer citação nas normas da ABNT)

  1. Pratique bastante para a apresentação

Geralmente, a última etapa do TCC ou monografia é a apresentação do trabalho para uma banca avaliadora. Como falar em público pode ser um verdadeiro desafio para muitos alunos, é fundamental praticar a apresentação.

Você pode reunir os amigos da faculdade e cada um apresentar o seu trabalho, os demais pode dar dicas e fazer perguntas.

Outra dica é gravar em áudio a apresentação e ouvir em seguida. Esta técnica ajuda a perceber onde estão os pontos fracos e que podem ser melhorados.

  1. O TCC vai além da nota

E a nossa última dica para TCC é lembrar que esta é apenas uma etapa na sua vida profissional. O TCC representa o encerramento de um ciclo, pelo qual você vinha se preparando nos últimos 4 ou 5 anos.

Depois de finalizada a graduação, muitos alunos iniciarão a sua vida no mercado de trabalho. Por isso é fundamental encarar o TCC com muita seriedade.

Além disso, para aquelas pessoas que desejam seguir a carreira acadêmica, esse é apenas o primeiro passo, de muitos que precisarão ser dados.

Portanto, encare o TCC como uma oportunidade de aprendizado e de mostrar todo o seu potencial.

Espero que estas dicas para apresentar TCC tenha te ajudado!

Uma resposta em “10 dicas infalíveis para apresentar um TCC excelente”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *