10 dicas infalíveis para apresentar um TCC excelente

Confira as 10 INFALÍVEIS dicas para APRESENTAR TCC e garanta a nota máxima no seu.

Conhecer algumas dicas para apresentar TCC que deixarão o seu trabalho melhor é sempre bom. Principalmente, durante o final do curso de graduação, quando a tensão costuma ser grande, e quando toda ajuda é bem-vinda.

Neste artigo vamos dar algumas dicas de como desenvolver e como se preparar para entregar um excelente TCC ou monografia. Fique com a gente até o final e garanta a sua nota.

10 Dicas para apresentar TCC que são infalíveis

A produção de um TCC exige muito dos alunos, portanto, a organização, a boa relação entre orientar e aluno e a dedicação são fundamentais para um bom resultado. Confira agora as nossas dicas.

  1. Conheça as regras da sua Universidade

A primeira coisa que o aluno deve fazer é se inteirar e conhecer bem quais são as normas da instituição para a realização do TCC. Isto porque, o trabalho de conclusão de curso pode ser de diferentes tipos, dependendo até mesmo do curso que você está fazendo.

Em algumas instituições é possível apresentar um estudo experimental, em outros um estudo de caso, pode ser também uma revisão de literatura. Ou seja, é importante conhecer todas as possibilidades antes de definir qual será o caminho que você irá seguir.

Nesta etapa vale conversar com ex-alunos, tirar dúvidas com professores além de fazer uma visita à biblioteca da faculdade para trabalhos realizados nos anos anteriores.

Dicas para TCC

  1. Prepare um cronograma

Final do curso é sempre aquela correria, provas finais, estágio, horas de atividade complementar para fazer e ainda tem que fazer o TCC. Falando isso, já deu para perceber que organização não é apenas necessária, mas sim fundamental.

Por isso que essa dica para TCC trata de um grande aliado na hora de se organizar para a produção do seu trabalho, que é preparar um cronograma, e cumpri-lo, claro!

Para preparar o cronograma de TCC será necessário dividir todas as tarefas que você deverá fazer durante o trabalho, ao longo dos meses que você terá para desenvolver o trabalho.

Lembre-se que cada Universidade tem um prazo diferente para entrega do TCC.

Vale lembrar ainda que a discussão do cronograma com o orientador é fundamental. Desta forma será possível ter um plano de ação que seja realista com a disponibilidade de tempo.

  1. Orientador criativo e exigente, um grande trunfo

A escolha de um orientador é uma das partes mais cruciais de um TCC. Isso porque professores que não exigem muito dos alunos ou não dão liberdade para que o aluno possa criar, não são os melhores orientadores.

É fundamental que o orientador saiba ouvir os alunos e guia-los pelo melhor caminho, auxiliando o aluno a resolver “os problemas” do TCC. Mas é importante que o aluno seja capaz de criar e elaborar as suas próprias questões. Já tratamos aqui sobre a relação do aluno com o orientador, que tal ler este artigo? Relação aluno-orientador: dicas e práticas de como melhorá-la

  1. Trabalhe com quem complementa as suas habilidades

Muitas instituições de ensino e cursos de diferentes áreas permitem que o TCC seja realizado em dupla ou em grupo. E como você já deve saber, trabalho em grupo nem sempre é a melhor opção. Imagine então com todo o estresse de final de curso.

Por isso, a nossa quarta dica para um TCC incrível é justamente relacionada à escolha dos seus colegas de trabalho. Neste momento a afinidade deve ser deixada de lado e a escolha deve ser baseada em outros pontos.

A escolha de pessoas que possuem habilidade complementares às suas pode ser um grande diferencial.

Pense da seguinte forma, você é excelente em redação, mas se atrapalha um pouco na hora de fazer pesquisa bibliográfica.

Já pensou se o seu colega for um expert em pesquisa mas não tão bom em redação o quanto isso facilitaria o andamento do trabalho para os dois?

  1. Escolha um tema que lhe agrade

A nossa quinta dica para TCC está relacionada ao tema que será desenvolvido. A recomendação é que você busque um tema que seja, no mínimo, agradável para você.

Lembre-se que provavelmente você passará, pelo menos, os próximos 6 meses mergulhado em livros e artigos sobre o mesmo tema, e não tem nada pior do que ser forçado a estudar algo que você não gosta.

Quando o assunto é interessante, os momentos de estudos são melhores, as dúvidas e curiosidade surgirão de uma forma mais natural.

E vale mencionar que não há necessidade de pensar em nada gigantesco para o seu trabalho. Por mais que o trabalhe fique bom, você não irá ganhar nenhum prêmio Nobel pelo seu TCC.

  1. Leitura é essencial

Como já deve ter dado para perceber, a leitura é algo fundamental durante o desenvolvimento do TCC ou monografia. Não tem como fugir dela, afinal de contas é através da aquisição de conhecimento que o trabalho poderá ser desenvolvido.

O aluno precisa demonstrar que ele tem não apenas o conhecimento básico e teórico sobre o assunto, mas também que ele é capaz de comparar e discutir o que foi feito com outros estudos semelhantes.

  1. Fique atento às normas da ABNT

Ter conhecimento sobre as normas ABNT é essencial para quem está desenvolvendo o TCC. Isso porque a maioria das Universidades e Faculdades exigem que os trabalhos sejam elaborados de acordo com elas.

Portanto, é preciso conhecer quais são essas normas, e aplica-las desde o início do trabalho. Assim você não precisará se preocupar com a formatação depois e correr o risco de esquecer alguma coisa.

Fizemos um guia completo sobre estas normas: Normas ABNT para TCC: Um Guia absolutamente completo

  1. Plágio nunca

Essa dica para TCC é extremamente importante. Isso porque na hora do desespero alguns alunos acabam copiando trechos de outros trabalhos, ou seja, recorrem ao plágio.

Hoje em dia existem diversas ferramentas para a verificação de plágio, e elas são muito eficientes. Portanto, por mais tentador que seja, é melhor não copiar nenhum trecho.

Lembre-se que caso a frase seja realmente muito importante no seu trabalho, você poderá sempre utilizar a ferramenta literária de citação, incluindo o nome do autor do trecho. E isso não é plágio. Sabe como fazer citações? Leia este artigo (Como fazer citação nas normas da ABNT)

  1. Pratique bastante para a apresentação

Geralmente, a última etapa do TCC ou monografia é a apresentação do trabalho para uma banca avaliadora. Como falar em público pode ser um verdadeiro desafio para muitos alunos, é fundamental praticar a apresentação.

Você pode reunir os amigos da faculdade e cada um apresentar o seu trabalho, os demais pode dar dicas e fazer perguntas.

Outra dica é gravar em áudio a apresentação e ouvir em seguida. Esta técnica ajuda a perceber onde estão os pontos fracos e que podem ser melhorados.

  1. O TCC vai além da nota

E a nossa última dica para TCC é lembrar que esta é apenas uma etapa na sua vida profissional. O TCC representa o encerramento de um ciclo, pelo qual você vinha se preparando nos últimos 4 ou 5 anos.

Depois de finalizada a graduação, muitos alunos iniciarão a sua vida no mercado de trabalho. Por isso é fundamental encarar o TCC com muita seriedade.

Além disso, para aquelas pessoas que desejam seguir a carreira acadêmica, esse é apenas o primeiro passo, de muitos que precisarão ser dados.

Portanto, encare o TCC como uma oportunidade de aprendizado e de mostrar todo o seu potencial.

Espero que estas dicas para apresentar TCC tenha te ajudado!

Está com dificuldades para fazer seu TCC?

Precisando um TCC Pronto?
Clique aqui
Precisa de Serviço de Escrita de Resenha?
Clique aqui
Serviço de Escrita de Redação?
Clique aqui
Quer Formatar seu Trabalho nas normas ABNT?
Clique aqui
Quer Revisar seus Trabalhos?
Clique aqui
Outros Serviços de Trabalho Acadêmico
Clique aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Top