Quais os elementos pós-textuais de um TCC: Modelo e exemplo
Assim como os elementos pré textuais e textuais de trabalho acadêmico, também é necessário construir os elementos pós-textuais. Pois são eles que fazem o fechamento do projeto.
A finalização de um trabalho acadêmico é organizada a partir da construção dos elementos pós-textuais. São eles que irão complementar toda a base de conhecimento construída ao longo do desenvolvimento do projeto acadêmico.
Assim, estes elementos irão apresentar todas as fontes utilizadas na elaboração textual, bem como complementar o projeto. São os elementos pós–textuais que indicam toda a base de pesquisa utilizada pelo aluno.
O que são elementos pós-textuais
Os elementos pós textuais, como o próprio nome já diz, são aqueles que estão colocados após o desenvolvimento. Ou seja, são os elementos que irão complementar o trabalho realizado e fazer seu fechamento. Estes elementos estão contidos nas Normas ABNT para trabalho acadêmico.
Apesar de ser a última parte do trabalho acadêmico, ele é tão importante quanto os elementos pré-textuais e textuais. Sua disposição é complementada com itens tanto que são obrigatórios quanto alguns opcionais.
Assim, a colocação dos itens que são considerados opcionais será de acordo com a necessidade e visão do autor. No entanto, os elementos obrigatórios deverão aparecer em todos os trabalhos acadêmicos realizados.
Quais são os elementos pós-textuais
Dessa forma, para conhecer um pouco melhor sobre quais são os elementos pós–textuais, seguem as informações a seguir:
- Referências bibliográficas (obrigatório)
Elemento que segue as normas da ABNT NBR 6023
- Glossário (opcional)
- Apêndices (opcional)
- Anexos (opcional)
- Índice (opcional)
Elemento opcional que segue as normas da ABNT NBR 6023
Sendo assim, explica-se um pouco melhor cada um dos itens acima e sua forma de apresentação. As referências bibliográficas – ou referencial bibliográfico – é obrigatório e deve ser apresentado conforme a NBR 6023.
Assim, devem ser citadas todas as fontes de consultas, sejam livros, manuais, ou outras pesquisas. Ou seja, é a identificação individual de todos os materiais que colaboraram na construção do trabalho acadêmico.
Apresentação das referências bibliográficas
Tem suas particularidades. De forma geral, deve-se apresentar o nome do autor, o nome da obra, o ano da publicação e a editora.
Referências e o glossário
Quanto ao glossário, este elemento é opcional e consiste em uma lista de todas as expressões técnicas utilizadas. Esta lista deve ser colocada em ordem alfabética, bem como apresentar suas respectivas definições.
Referências e o apêndice
No que tange o apêndice, este documento é elaborado pelo próprio aluno. Tendo como objetivo dar complementariedade ao seu raciocínio. Contudo, sem prejudicar o tema já exposto ao longo do projeto acadêmico.
Caso seja necessário, pode haver mais de um apêndice. Sua forma de apresentação dever ser em letras maiúsculas (APÊNDICE). E para cada apêndice denomina-se uma letra (A, B, C) seguidos do seu respectivo título.
Referências e o anexo
Em relação anexos, estes também são elementos opcionais. Assim, os anexos são todo e qualquer documento que seja compatível ao trabalho. Além disso, ele tem a função de complementar os pontos discutidos no trabalho.
Ou seja, os anexos servem para ilustrar e fundamentar de forma mais aprofundada o trabalho acadêmico. E sua apresentação deve ser em letra maiúscula (ANEXO) seguido de letras (A, B, C) e os respectivos títulos.
Referências e o índice
Finalizando a parte dos elementos pós textuais, temos o índice. O índice deve ser elaborado conforme a NBR 6034 e não deve ser confundido com o sumário, que faz parte dos elementos pré textuais.
Contudo, o índice é uma listagem de palavras ou frases, que podem ser organizadas conforme algum critério de escolha. E esta lista serve para facilitar a localização destes termos dentro do trabalho acadêmico.
Saiba também sobre :
Elementos são contados e numerados?
Para fins de numeração e contagem de páginas, também são considerados. Aliás, em um trabalho acadêmico, apenas a capa não entra na contagem e nem na numeração de página.
Quanto a questão da numeração, é interessante saber que todas as páginas são contadas (com exceção da capa). No entanto, a numeração é feita apenas nas páginas em que não contenham os títulos principais.
Formatação Geral conforme Normas da ABNT – NBR 14724/2005
Papel A4 cor branca (21 cm x 29,7 cm)
Margens:
- Superior: 3cm
- Direita: 3cm
- Esquerda: 2cm
- Inferior: 2cm
Espaçamento entre linhas:
- 1,5cm para o texto
- Espaço simples para os resumos, transcrições longas, notas de rodapé, referências bibliográficas (separadas por espaço duplo), ficha catalográfica, natureza do trabalho.
Alinhamento:
- centralizado (pré-textual) / justificado (textual)
Parágrafo:
- 1,5cm a partir da margem esquerda – recuo de 4 cm da margem esquerda nas citações destacadas
Letra:
- Times New Roman ou Arial tamanho 12
As citações de mais de três linhas, notas de rodapé, paginação e legendas das ilustrações e das tabelas que devem ser digitadas em tamanho menor e uniforme.
Paginação:
Todas as folhas do trabalho, a partir da folha de rosto, devem ser contadas, mas não numeradas. A numeração é a partir da primeira folha da parte textual (introdução), no canto superior direito, número arábico.
Preparamos um artigo especialmente falando sobre tudo sobre Formatação ABNT para TCC e Monografia
Confira aqui passo a passo sobre os elementos pós-textuais
Para que servem os elementos pós-textuais?
Os elementos pós textuais servem como complementação dos elementos textuais. Ou seja, eles serão a finalização e embasamento do trabalho acadêmico.
Assim, todas as informações que possam auxiliar a entender melhor a pesquisa, deverá constar nos elementos pós–textuais. Pois é nesse momento que o aluno demonstra o embasamento teórico utilizado.
Além disso, os elementos pós textuais indicam a organização dos documentos pesquisados, bem como a seriedade da pesquisa efetuada. Sem esses elementos, fica impossível construir um trabalho científico.
Os elementos pós-textuais do artigo científico e do projeto científico
Existem pequenas diferenças entre os elementos pós textuais de um artigo científico e de um projeto científico. Em um artigo científico, teremos referências, glossário, apêndice, anexos e índice.
Entretanto, já no projeto científico teremos apenas as referências bibliográficas (obrigatório), o apêndice e os anexos (opcionais). Assim, não há necessidade de colocar o glossário e o índice no projeto científico.