Quais são as abreviaturas acadêmicas: mestre, doutor, bacharel

Quais são as abreviaturas acadêmicas: mestre, doutor, bacharel, especialista, você sabe de fato as abreviaturas delas? Não? Então este artigo é foi feito para você mesmo.

Com a grande ampliação das faculdades e dos cursos de ensino no Brasil, é importante que você tire algumas dúvidas acadêmicas, que podem parecer pequenas, mas é bom já ter o conhecimento necessário para que no dia a dia das faculdades você não seja surpreendido.

Nesse sentido, hoje vamos dar dicas para vocês sobre as abreviaturas acadêmicas, desde bacharel, que é a porta de entrada para esse mundo de conhecimento, passando por mestre, especialista, doutor e outros títulos pertinentes. Até porque, vamos todos aqui ser francos, muita gente gosta de uma abreviação de título antes do nome, não é mesmo?

Portanto, fique com a gente até o final e descubra como se faz as abreviações acadêmicas de maneira correta, tanto no masculino, quanto no feminino. Ademais, difunda o conhecimento e passe para seus amigos e familiares esse conteúdo, pois é muito importante que cada vez mais as pessoas saibam disso.

Abreviaturas acadêmicas clássicas

De início, vamos demonstrar a correta abreviatura dos títulos clássicos, sendo eles de bacharel, mestre e doutor. Outro fato curioso, é que existe uma discussão muito forte no meio acadêmico se existe ou não o título de Pós-doutor, em que para muitos existem sim e outros acadêmicos já desencorajam a ideia, porém, isso é assunto para outro momento.

Abreviaturas acadêmicas

Vejamos agora as abreviações

No caso de bacharel, a correta abreviação é Bel. ou Bela. (no caso das mulheres).

Assim, quando a pessoa faz licenciatura isso muda, sendo ele um licenciado ou licenciada. Nessa linha a correta abreviação para os homens é Ldo. agora para as mulheres é Lda. (mesmo muitos defendendo que deveria ser Linda para seguir com o caso de bacharel)

Deixando a brincadeira de lado, é preciso ressaltar que muitas pessoas abreviam errado, usando Bac. e Lic. Contudo, essa terminologia não deve ser usada e é repreendida pelo Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP).

Agora, depois da graduação vem as especializações, tendo a mesma abreviatura para ambos os sexos sendo Esp.

Existem também os casos dos que fazem MBA (Master in Business Administration), com isso, essa especialização em área gerencial não costuma sofrer tradução e a própria sigla é usada como abreviatura, sendo a MBA.

Agora, falando em mestrado, assim, esse caminho dá o título de mestre e de mestra. Com isso, as abreviaturas, de forma respectiva, ficam Me ou M.e. e Ma. (no caso das mulheres pode ser usado também M.a)

Seguindo, quem segue para o doutorado, os títulos atribuídos são de doutores e doutoras, sendo abreviados respectivamente por Dr. e Dra.

No caso do doutorado existe uma curiosidade interessante, alguma parcela dos ortográficos aceitam, no caso das mulheres, que seja utilizado Dr.ª, porém, outra parte acha um erro crasso, porque o r deveria ir junto aos sobrescritos, dessa maneira, para não arrumar brigas acadêmicas, no caso das meninas, usem sempre o Dra.

E a abreviatura Ms.?

Apesar de frequentemente confundida com a abreviatura de mestre, Ms. ou MS. são formas abreviadas da palavra manuscrito.

E as abreviaturas PhD e MSc?

PhD é a forma reduzida de Philosophiae Doctor.
MSc ou ScM são as formas reduzidas de Master of Science ou Scientiae Magister.

Essas são as formas usadas para indicar o grau de doutor e de mestre em países de língua inglesa.

Conclusão abreviaturas acadêmicas

O mundo acadêmico é cheio de meandros e de formas diferentes de tratamento, com isso, mais uma dessas formas diferentes é as abreviaturas que vem antes dos nomes das pessoas que estão no meio.

Hoje demonstramos a maneira correta de abreviar os títulos mais clássicos do mundo acadêmico, como bacharel, mestre, doutor e especialista. É preciso que fique claro que existem mais formas especificas de abreviaturas, mas sabendo essas da maneira correta, você já estará mais que bem encaminhado.

Gostou? Vote!

Está com dificuldades para fazer seu TCC?

Precisando um TCC Pronto?
Clique aqui
Precisa de Serviço de Escrita de Resenha?
Clique aqui
Serviço de Escrita de Redação?
Clique aqui
Quer Formatar seu Trabalho nas normas ABNT?
Clique aqui
Quer Revisar seus Trabalhos?
Clique aqui
Outros Serviços de Trabalho Acadêmico
Clique aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Top