Como Fazer Uma Boa Redação: 10 dicas matadoras

A redação sempre é uma pedra no sapato dos estudantes, seja do nível médio, seja do nível superior. Para fazer passar no Enem ou outro vestibular vai precisar fazer uma boa redação. Para fazer um bom TCC vai precisar dominar a técnica da redação, afinal o Trabalho de Conclusão de Curso, vai precisar ser escrito por você e não terá como fugir, ao menos que contrate uma assessoria para te orientar. Mas neste post vamos falar de 10 dicas para fazer uma boa redação.

O intuito deste post é de ajudar e também para te relembrar como fazer uma boa redação!

Qual a importância de escrever bem?

Que a comunicação é essencial na vida de qualquer pessoa, isso não é nenhuma novidade.

Bem, pelo menos, não deveria ser.

Afinal, para resolver simples coisas do dia a dia, precisamos nos comunicar.

E, quanto mais eficiente é essa comunicação, mais produtivos são os nossos relacionamentos.

E a fala não é o único meio de promover a comunicação.

Ela também acontece por meio de gestos, sinais, expressões faciais e pela escrita.

Inclusive, quando falamos de escrita, o assunto fica ainda mais sério.

Isso porque, se colocarmos uma vírgula errada em uma frase, o contexto e a compreensão do interlocutor ficam comprometidos.

Daí, as chances de acontecer um mau entendimento são enormes.

Quer ver um exemplo?

  • Frase 1: Não tenha clemência! 
  • Frase 2: Não, tenha clemência! 

Percebeu a diferença?

Na primeira frase é peido para ser cruel, não perdoar, Já na segunda frase é pedido para ter clemência, há um pedido de ajuda, perdão.

Outro exemplo:

  • Frase 1: Estou vendendo, meu filho não usa mais.
  • Frase 2: Estou vendendo meu filho, não usa mais.

Na segunda frase a mãe coloca seu filho à venda, lógico que não era isso que ela queria transmitir, mas não usou a vírgula de maneira correta.

Por essa razão, saber escrever bem é fundamental.

como fazer uma boa redação

10 Dicas para fazer uma boa redação

Além disso, a redação é uma etapa frequente e, inclusive, classificatória, em vestibulares e processos seletivos.

Assim, para obter sucesso, é imprescindível dominar as técnicas de redação.

E é sobre elas que falaremos nos próximos tópicos.

1.   Conheça o tipo de texto que estava sendo pedido

Os tipos de texto são separados pela estrutura que possuem, vamos relembrar?

Narrativa: Esse tipo de texto que conta uma história, são tipos de narrativa: Contos, fábulas, crônicas, novelas e romances.

Descritivo: O texto descritivo busca os detalhes, reviver um momento a partir da descrição deles, são tipos de texto descritivo: objetivo e subjetivo.

Expositivo: Esse tipo de texto busca expor características, como funciona ou como utilizar um objeto, ou mesmo um fenômeno. São textos expositivos: Argumentativo e informativo

Injuntivo: É aquele tipo de texto que instrui, como um manual passo a passo, são textos injuntivos: Manuais de instrução, receitas e bulas de remédio.

Argumentativo: Esse é provavelmente o mais conhecido de todos, a maioria dos vestibulares como o Enem, pedem esse tipo de texto,  são os textos que apresentam uma opinião e defendem um ponto de vista, uma teoria, entre outros,  a partir de argumentos, são textos argumentativos: editorial, dissertação, carta argumentativa, artigo de opinião, resenha argumentativa.

2.   Organize seus argumentos

Procure selecionar todos os argumentos que você pretende utilizar no seu texto, os argumentos é que sustentarão a sua opinião sobre o tema.

Esses argumentos muitas vezes obtemos por meio da leitura, de notícias, de livros, como a maior parte dos temas de vestibulares trata de assuntos atuais, é importante estar atento às atualidades do país e temas sociais.

Mas não basta apenas colocar os argumentos, eles precisam fazer sentido no texto e também seguir uma sequência lógica.

3.   Conheça a estrutura do tipo do texto

Por exemplo, o texto dissertativo-argumentativo que é o mais comum dos vestibulares, nos concursos e na escola. Ele possui uma estrutura básica de introdução, desenvolvimento e conclusão.

4.   Siga o tema

Você pode ter muitas argumentações, mas elas não podem fugir do tema principal que foi proposto para a redação, então preste bastante atenção pois os temas podem ser um pouco complexos.

5.   Revise a língua portuguesa

Escrever uma redação sem erros de português é mais do que essencial, sempre esteja a par da nova ortografia, revise a gramática e evite erros como trocar letras.

6.   Evite palavras difíceis

É melhor acertar nas palavras mais simples, deixar seu texto mais coerente e fácil de ler do que apostar em palavras rebuscadas que podem mesmo não fazer sentido na frase.

7.   Nunca se esqueça da conclusão

A conclusão deve trazer um resumo breve do que foi tratado ao longo do texto, e no caso do Enem é necessário que se apresente uma proposta de intervenção, em outras palavras, você precisa apresentar uma possível solução para o problema do qual você tratou ao longo do texto.

8.   Colocar ou não um título?

Isso em muitas redações não é obrigatório, mas se você decidir que seu texto precisa de um título, a dica é: Coloque o título depois que terminar o texto! Por isso mesmo, você escreve todo o texto na folha de rascunho, faz uma revisão e pensa em um título condizente ao que foi tratado.

9. Escreva redações de teste

Procure temas passados e tente escrever redações, procure argumentos, você pode inclusive pesquisar sobre,  suas redações cada vez mais serão melhores e seus argumentos mais claros.

10. Mantenha a calma

Por mais que não seja uma dica de redação, manter a calma é essencial para que você não se perca nas ideias, nos pensamentos, uma estratégia interessante é escrever sua redação antes de responder às questões, calcule quanto tempo você vai disponibilizar para escrever a redação em relação ao tempo máximo de prova.

5/5 - (3 votes)

Está com dificuldades para fazer seu TCC?

Precisando um TCC Pronto?
Clique aqui
Precisa de Serviço de Escrita de Resenha?
Clique aqui
Serviço de Escrita de Redação?
Clique aqui
Quer Formatar seu Trabalho nas normas ABNT?
Clique aqui
Quer Revisar seus Trabalhos?
Clique aqui
Outros Serviços de Trabalho Acadêmico
Clique aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Top