Skip to content
Seu Melhor TCC

Modelos de resenhas: Tipos e exemplos

A resenha é um tipo de texto pessoal e opinativo onde será abordado algum acontecimento cultural. Seja este fato um filme, peças teatrais, livros, etc. Por isso, para facilitar a sua construção, trouxemos alguns modelos de resenhas.

Entretanto, mesmo acertando na criação do texto, é de extrema importância prestar atenção à gramática. Assim como, alcançar um poder de síntese indo direto ao cerne da questão.

Principais modelos de resenhas

Adiante iremos mostrar os modelos de resenhas mais comuns. Sendo eles utilizados tanto em meios acadêmicos, quanto em resenhas jornalísticas profissionais. Portanto, são eles:

Modelo de Resenha de obra

Este modelo diz respeito a clareza dos conceitos principais do autor. A base do referido resumo se dará o tom exato desta resenha. Muito utilizado no meio acadêmico ou nas escolas.Modelo

Modelo de Resenha Crítica/ Opinativa

Nesta resenha seu conteúdo é bem detalhado, havendo assim um julgamento de valor, da forma e do objeto. Existirá uma procura maior do detalhe da obra. A fim do autor da resenha se basear e justificar a sua crítica.

O crítico em questão, poderá utilizar os textos de outros autores, que escrevam sobre o mesmo tema. A partir daí o analista conseguirá argumentar de forma positiva ou negativa sobre o assunto em questão.

Por fim, daremos um exemplo acerca da resenha de um livro. Desse modo será necessário que siga os seguintes passos propostos:

  • Leitura do texto na íntegra. Inclusive, analisar outros textos complementares que fale sobre a obra;
  • Fazer o resumo da obra com seus principais tópicos;
  • Dentre as principais ideias, se aprofundar mais em alguma questão;
  • Manifestar uma opinião verdadeira (descritiva) ou de valor (crítica);
  • Preparar a resenha contendo identificação de ambos os autores (obra/resenha).

Modelo de Resenha Temática

Será abordado diversos textos e autores que falem sobre um mesmo assunto. O intuito é fazer um paralelo das ideias propostas, emitindo uma opinião com as devidas indicações.

Modelo de Resenha sobre filmes

Tem como objetivo analisar teoricamente a relação dos personagens com o roteiro. Geralmente é a resenha menos pedida na universidade.

modelos de resenhas

Como fazer a resenha de uma forma correta

Sempre tenha em mente que, para se fazer modelos de resenhas da forma correta, é preciso desenhar objetivamente sua síntese. Bem como, intercale os assuntos principais entre a descrição e o seu ponto de vista.

Além do que, preste atenção aos erros ortográficos e semânticos do texto. Pois, o propósito é trazer uma resenha coesa, definindo uma melhor exposição do assunto tratado. Finalmente, será imprescindível que o referido texto contenha:

  • Clareza de ideias;
  • Concisão, ou seja, texto mais resumido;
  • Impessoalidade;
  • Objetividade;
  • Precisão na linguagem;
  • Propriedade do vocabulário;
  • Simplicidade.

Outros atributos que faz diferença na hora de concluir a sua resenha, é o uso das seguintes características citadas abaixo. Como por exemplo:

Cientificidade

Será o uso obtido nos trabalhos acadêmicos. A sua principal característica está no fato de haver cunho científico para embasar a sua teoria. Faça conforme as exigências da impessoalidade e objetividade, sendo preciso nos argumentos e explicações.

Comunicar o essencial

Analise o texto de forma cirúrgica, contrapondo as partes mais importantes da obra. Porém, atenda as perspectivas do leitor, informando as bases primordiais da produção. Sejam elas artística, cientifica ou literária.

Neutralidade

O julgamento na resenha deve ser imparcial, seja contrapondo os aspectos positivos ou negativos do texto. Tenha cuidado para não usar de paixão extrema ou ódio exacerbado no texto ou autor investigado.

Passo a passo para edição da resenha

Como falamos mais acima, os modelos de resenhas se subdividem em crítica, descritiva e temática. Cada qual terão etapas a serem construídas, formando um conjunto para a sua finalização. Portanto, teremos os seguintes aspectos:

Resenha Acadêmica Crítica

Por aqui, será importante se guiar detalhadamente nestes oito passos. O intuito é alcançar o objetivo final desta resenha, entregando o resultado ao seu leitor. Dessa maneira, teremos:

1 – Identificação da obra com dados bibliográficos;

2 – Apresentação da obra, com a síntese completa do texto;

3 – Definição da estrutura, com o número de páginas, divisão dos capítulos ou seções;

4 – Descrição do conteúdo, com 3 a 5 parágrafos do resumo geral;

5 – Observação crítica, ou a sua análise da obra;

6 – Recomendação do texto para seu público-alvo;

7 – Identifique o escritor, contando sobre outras obras e sua vida;

8 – Assinatura e identificação do resenhista.

Resenha Descritiva

Quando falarmos na resenha descritiva, tenha em mente os mesmos passos anteriores, tirando apenas a etapa 5. Por apenas haver a necessidade da descrição do texto.

Resenha do tema

Objetivamente, a resenha temática será apresentada com dados principais do tema, e o porquê da escolha do conteúdo. Seus passos serão mais práticos e curtos, como:

1 – Indicação do tema, explicando o assunto proposto;

2 – Resumo geral do texto. Nesta etapa falar sobre o autor e explicação do mesmo sobre o tema;

3 – Conclusão, com a sua opinião sobre o assunto;

4 – Informação sobre as fontes, com bibliografia;

5 – Rubrica e identificação do resenhista.

Ainda em dúvida de como criar e delinear a sua resenha? Pensando nestes questionamentos, trouxemos de forma resumida o passo a passo delas.

Tamplate de resenha

Ainda em dúvida de como criar e delinear a sua resenha? Pensando nestes questionamentos, baixa aqui seu modelo de resenha pronta.

Como formatar sua resenha

Observe  as instruções para formatar a resenha de acordo com este padrão.

Quanto à formatação geral

O trabalho deve ser apresentado em

  • Tamanho A4;
  • Espaçamento1,5cm;
  • Fonte Arial, tamanho 11;
  • Texto justificado;
  • Tabulação de parágrafos em 1,25cm;
  • As margens devem ter: 2,5cm (superior), 2cm (inferior), 2cm (lateral esquerda) e 2cm (lateral direita);
  • Cabeçalho em 1cm e o rodapé em 0,5cm;
  • O título atribuído à resenha deve estar centralizado, em negrito, tamanho 12, com letras maiúsculas e não deve ultrapassar duas linhas;
  • Subtítulo, observar letras maiúsculas e minúsculas. Não se coloca ponto final em títulos;
  • Identificação de Autoria;
  • Instituição e e-mail: tamanho 10, em itálico e centralizado. Observar a inserção da numeração de página ao centro da página, empregando também a fonte Arial em tamanho 10, conforme este modelo;
  • Em sua extensão, a resenha completa não deve exceder 3 (três) páginas, podendo conter no mínimo 1 (uma) página.