Currículo Lattes como preencher: Como fazer e para que serve

O currículo Lattes é um velho conhecido dos acadêmicos. Afinal, é uma forma de apresentar todas as suas conquistas relacionadas a formação. Nele, é possível adicionar graduações, pós, mestrados, doutorados, entre outros.

Apesar de muito conhecido, ainda há dúvidas de como preencher seu currículo para que não cometa erros. Assim, saber as informações necessárias e o que descrever pode ajudá-lo no processo.

Neste artigo, conheça mais sobre esta modalidade de currículo e como fazer o seu. Também entenda qual a diferença entre ele e o vitae, bem como suas finalidades.

O que é currículo lattes

O currículo Lattes é o seu currículo publicado na plataforma Lattes. Inclusive, é um ambiente virtual criado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

Desta forma, objetiva a integração de uma grande base de dados de currículos de todo o país. Sendo assim, é possível padronizar nacionalmente o registro de vida acadêmico de estudantes.

Por ser tão difundido, se tornou uma das plataformas mais utilizadas na produção de currículos online. Logo, transmite credibilidade e seriedade nas informações que são apresentadas por ela.

Onde fazer

Seu currículo Lattes deve ser feito diretamente na plataforma Lattes. Afinal, ela foi criada com o intuito de permitir que usuários possam inserir suas informações. Logo, não tem como ser feito em outra plataforma que não seja a oficial.

Apenas usando a plataforma Lattes você garante que suas informações sejam acessadas pelo banco de dados. Entretanto, depois terá a possibilidade de compartilhar o link em outras redes, por exemplo, Linkedin. Ou então, até mesmo em seu currículo vitae.

Confira mais também sobre:

Como fazer currículo Lattes

Fazer seu currículo Lattes é mais simples do que possa imaginar. Em resumo, o primeiro passo é realizar seu cadastro na plataforma oficial. Inclusive, ele é feito por meio do CPF, garantido que cada pessoa tenha apenas uma conta.

Após realizar seu cadastro, de modo intuitivo, você será redirecionado a página para preencher com suas informações. Aliás, uma dica valiosa é antes de iniciar sua preparação separar os dados.

Tenha em mãos a foto que deseja utilizar, bem como suas informações acadêmicas e profissionais. Inclusive, opte por uma foto profissional e que transmita seriedade. Por exemplo, deixe tudo já escrito em um documento de Word, depois transfira para o site.

currículo lattes

Para que serve

O principal objetivo do currículo Lattes é facilitar o acesso ao meio acadêmico. Ou seja, permitir que seja identificado a qualidade da realidade científica do país.

Além disso, ele é muito utilizado por estudantes para concorrer a bolsas e oportunidades de formação. Afinal, ele será avaliado por sua formação e conhecimentos, que foram previamente verificados.

Também é utilizado por alguns profissionais para concorrer a vagas de emprego tradicional. Pois a credibilidade da plataforma pode ser um diferencial na escolha do contratante.

Como preencher o currículo lattes corretamente

Saber preencher seu currículo será o grande diferencial para ter um sucesso profissional. Em resumo, veja qual o passo a passo para criar o seu próprio documento na plataforma Lattes.

  • Acesse a plataforma lattes e clique em cadastrar novo currículo;
  • Para concluir seu cadastro será necessário e-mail, senha, CPF, nacionalidade, data de nascimento, sexo, cor, RG, nome dos pais;
  • Também será solicitado uma imagem de perfil. Logo, opte por uma mais profissional;
  • Iniciando a produção do currículo, faça a sua apresentação. Destaque suas formações, competências e conquistas;
  • Em seguida é o momento de adicionar a formação acadêmica. Deve destacar graduações, mestrados, doutorados e afins;
  • Além das informações inseridas, você deve colocar sua atuação profissional. Assim, registrando todas as suas experiências;
  • Para finalizar, coloque suas áreas de atuação e habilidades linguísticas.

Após preencher todas as suas informações faça uma leitura calma de todo o conteúdo. A fim de verificar se há algum erro de escrita ou se falta dados. Caso esteja completo, finalize o envio.

Qual a diferença entre currículo lattes e o curriculum vitae

Apesar de serem dois currículos, eles possuem algumas diferenças estruturais e de apresentação. Logo, conhecê-los é importante para saber qual usar em cada momento.

Inicialmente, a primeira diferença está na abrangência. Desta forma, o Lattes é bem mais abrangente, permitindo um detalhamento completo das informações. Já o vitae é mais prático e deve ser mais resumido.

A segunda diferença está no objetivo prático dos currículos. Assim, o currículo Lattes é mais resumido a área acadêmica, visto a sua finalidade. Em contrapartida, o Lattes tem um objetivo de conquista profissional, ou seja, conquistar uma vaga de emprego.

Outra diferença está no meio de divulgação desses documentos. A princípio o Lattes deve ser feito na plataforma própria, enquanto o vitae pode ser divulgado conforme a necessidade. Ou seja, por e-mail, impresso, digital.

Por fim, é importante que a pessoa saiba qual a finalidade de seu currículo para saber qual o ideal. Então, analise a situação e faça a melhor escolha para garantir o sucesso desejado.

Está com dificuldades para fazer seu TCC?

Precisando um TCC Pronto?
Clique aqui
Precisa de Serviço de Escrita de Resenha?
Clique aqui
Serviço de Escrita de Redação?
Clique aqui
Quer Formatar seu Trabalho nas normas ABNT?
Clique aqui
Quer Revisar seus Trabalhos?
Clique aqui
Outros Serviços de Trabalho Acadêmico
Clique aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Top