Índice ABNT: Como fazer nas Normas ABNT (NBR 6034)
Antes de mais nada é preciso destacar que tem ocorrido uma certa confusão entre sumário e índice ABNT. Pois quando observamos as diferenças entre esses elementos em livros, revistas e jornais especializados surge a dúvida.
Em um TCC você deve colocar índice ou sumário? Se tem essa dúvida continue a leitura que vamos esclarecer a respeito da NBR 6034, ABNT.
Por isso a melhor forma de solucionar essa dúvida é recorrendo às normas técnicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas. Assim, vamos explicar como a norma NBR 6034 da ABNT trata a elaboração de índice.
O que é índice ABNT
De acordo com definição da NBR 6034 o índice ABNT é uma relação de palavras ou frases, que é apresentada ao final do texto. Usualmente, essa relação é organizada de acordo com um critério alfabético ou cronológico.
Nesta relação constam os assuntos, temas e tópicos que foram trabalhados no decorrer do texto. A partir dela é possível localizar em quais páginas esses pontos foram trabalhados.
Qual a diferença de índice e sumário?
É importante esclarecer essa diferenciação, pois ainda hoje é um aspecto de confusão quando se deve utilizar um ou outro. Assim, podemos indicar como sendo as principais diferenças entre esses termos os aspectos a seguir.
A primeira diferença é a localização de cada um deles na estrutura do texto. Dessa forma, o índice é localizado ao final do texto, ou seja, um elemento pós-textual. Já o sumário é apresentado antes do texto, sendo elemento pré-textual.
E a segunda diferença é a finalidade de cada um deles. O índice ABNT tem por função indicar a localização no texto de palavras, conceitos, frases que sejam de interesse ter uma rápida localização.
Já o sumário tem por função indicar a divisão do texto em capítulos e seções por páginas. Assim, o leitor pode consultar o sumário para saber em qual parte do livro encontra-se o tópico do seu interesse específico.
A terceira diferença é que a indicação de página em um índice não segue uma ordem sequencial. Usualmente, as palavras estão em ordem alfabética e as páginas estarão colocadas conforme as palavras aparecem no texto.
Já no sumário a numeração é sequencial em ordem crescente. Nesse sentido, interessa que o leitor tenha uma visualização de toda a estrutura do texto. Bem como que tenha uma visão geral dos itens abordados.
A quarta diferença é que o índice é um elemento opcional e o sumário é um elemento obrigatório. Além disso, o índice tem maior utilização na publicação de livros, enciclopédias, revistas e jornais especializados.
Índice é opcional no TCC?
De acordo com a norma NBR 14724/2011 o índice é um elemento opcional. Caso venha a ser utilizado deve ser elaborado conforme a NBR 6034/2004, válida a partir de 2005 e revisada em dez. 2019.
Índice ABNT: Como fazer nas Normas ABNT (NBR 6034)
Para elaboração de um índice ABNT é preciso seguir as orientações da norma NBR 6034, que visa esclarecer o assunto. Assim, o índice deve ser impresso no final do documento, mantendo a sequência da paginação do mesmo.
Se acaso for necessário pode também ser apresentado em um volume separado. Assim como deve atentar-se para o fato de que o índice pode:
- Abranger informações retiradas do documento, inclusive das notas explicativas, apêndice e anexo.
- Complementar informações que não foram apresentadas no documento, que se façam necessárias.
A organização do índice deve ser pautada por um padrão de fácil identificação e utilização pelos usuários. Além disso, o título deve definir a sua função ou conteúdo, como por exemplo:
- Índice remissivo (que remete a um ponto);
- Índice onomástico (nomes de pessoas, entidades entre outros);
- Índice cronológico (que segue uma ordem temporal).
Como também o indicativo dos itens de um índice ABNT deve ser apresentado da seguinte forma:
- Quando a indicação for de mais de uma página consecutiva, deve-se utilizar hífen, como por exemplo, 11-14;
- Mas, se for indicação de páginas não sequenciais, deve-se colocar apenas vírgula, como por exemplo, 11, 14.
Classificação dos índices ABNT pela NBR 6034
Conforme a norma o índice ABNT pode ser elaborado sendo classificado por ordenação ou por enfoque. Se a escolha for por ordenação pode seguir uma das seguintes opções:
- Alfabética
- Sistemática
- Numérica
- Cronológica
- Alfanumérica
E se a escolha for por enfoque pode seguir uma das seguintes opções:
- Especial, escolhendo entre:
- Autores;
- Títulos;
- Pessoas e/ou entidades;
- Assuntos;
- Nomes geográficos;
- Citações;
- Anunciantes e matérias publicitárias.
2. Geral, escolhendo entre duas ou mais das opções a alínea a):
- Exemplo: Índice de autores e assuntos.
Um cuidado muito importante é para a seleção dos termos a serem adotados. Estes devem ser específicos, concisos e uniformes no decorrer de todo o índice, tendo por referência a forma utilizada no texto em questão.
No caso da utilização da remissiva “ver” devem ser observadas as situações:
- Quando se tratar de termo sinônimo do termo escolhido: Exemplo: Rodoviário ver Transporte;
- Se for um termo popular para termo cientifico ou técnico. Exemplo: Sarampo ver Measles morbillivirus;
- Para atualização de um termo antiquado para um atual. Exemplo: Disco voador ver Objeto Voador Não Identificado;
- Para identificar o nome completo de entidade no caso de sigla: Exemplo: FMI ver Fundo Monetário Internacional.
Ainda em relação a remissivas, enfocando agora a “ver também” é usada para indicar termos que apresentam uma ligação direta com o tópico. Por exemplo,
- Gestante ver também Licença
- Trabalho ver também Jornada
No caso da utilização das duas remissivas, ambas devem ser destacadas com um recurso tipográfico, que pode ser itálico, sublinhado, negrito e outros.
Modelo de índice para trabalho acadêmico
Modelo 1: Índice remissivo por assuntos:
Modelo 2 – Índice remissivo por autores
Agora, que você já conhece como a norma NBR 6034 orienta a elaboração de um índice ABNT já pode colocar seus conhecimentos em prática.