Categorias
Dicas TCC

Como fazer a Delimitação do tema

A delimitação do tema de pesquisa é parte fundamental na elaboração de uma monografia ou até mesmo na redação de um trabalho acadêmico. Pois, é nesta etapa que toda estrutura do seu projeto será organizada.

Se você tem dúvidas a respeito do que é delimitar o tema do seu projeto. Ou se quer conhecer o melhor método para realizar tal procedimento, neste artigo você encontrará todas as respostas.

O que é delimitação do tema de um projeto?

Segundo Lakatos e Marconi (2003), a delimitação do tema é a etapa onde se coloca limite à uma pesquisa científica. Ou seja, é durante esse momento que você escolherá quais tópicos o seu trabalho abrangerá.

E quais perguntas você irá tentar responder com a sua pesquisa.  Em outras palavras, é durante a delimitação do tema que você decidirá:

  • O assunto principal da sua dissertação;
  • A extensão da sua pesquisa;
  • O roteiro de produção;

Por exemplo, digamos que você seja um estudante da área da Saúde. E queira elaborar uma pesquisa sobre a qualidade de atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS). Este é o seu assunto principal.

Assim, para delimitar o seu tema, você terá de escolher se sua pesquisa avaliará o atendimento ao público geral. Ou se avaliará o atendimento à um público específico, como por exemplo:

  • Mulheres;
  • Homens;
  • Terceira Idade;
  • LGBTQ+;

Depois disso, você terá de escolher quais perguntas você quer responder com a sua pesquisa. Ou seja, quais critérios você utilizará para avaliar a qualidade de atendimento. Esta é a extensão da sua pesquisa.

Por fim, você deverá organizar seu cronograma de pesquisa e metodologia. Pesquisar suas referências para realizar a revisão bibliográfica. E estipular metas e datas para redigir o seu trabalho.

Confira também sobre:

Delimitação do tema

Como delimitar uma pesquisa?

Agora que você já sabe o que é a delimitação do tema de uma pesquisa. Chegou a hora de falar sobre o melhor método para realizar esta etapa.

A primeira coisa que deve ser feita é escolher o assunto principal do seu projeto. Sendo necessário que você possua afinidade com o tema e conhecimentos básicos. Para que possa construir uma boa base bibliográfica.

Além disso, é importante que o tema que você escolheu tenha relevância para a sua área de estudo. Não é necessário inovar completamente, mas é importante responder questões que ainda não foram respondidas.

Bem como ampliar a base de dados de uma linha de pesquisa já existente. Assim, é imprescindível que, após a escolha do tema, seja definido qual o problema que você almeja solucionar. Ou qual pergunta você visa responder com a sua pesquisa.

Depois disso, para melhor a delimitação do tema da sua pesquisa, você deve decidir qual a abordagem temporal do seu projeto. Ou seja, se você avaliará dados atuais ou dados passados.

Da mesma forma, você deve definir se sua pesquisa será restrita à uma localidade como uma cidade, estado e país. Ou se ela terá uma perspectiva global?

Em seguida, você deve estipular os limites da sua pesquisa. Em outras palavras, você deve definir até onde sua pesquisa irá. Isso é feito através da delimitação dos seguintes tópicos:

  • Objeto de estudo;
  • Grupo de estudo;
  • Amostragem;
  • Método de Pesquisa;
  • Localidade;
  • Organização do calendário de atividades e escrita.

Porque é fundamental delimitar o tema de uma pesquisa?

A delimitação do tema é uma etapa fundamental que te permite organizar um roteiro de pesquisa. Assim como, previne que durante o seu projeto, você acabe fugindo do tema. E falando sobre coisas que não contribuem diretamente para o objetivo final do seu trabalho.

Portanto, delimitar o tema da sua pesquisa garante que o seu trabalho fique mais coeso. Aumentando a credibilidade e qualidade da sua dissertação.

Como fazer a delimitação do tema no TCC?

Para fazer a delimitação do tema no seu TCC basta seguir as instruções dadas nos tópicos anteriores deste artigo. Tendo o cuidado de estar sempre alinhado às instruções dadas pelo seu professor orientador.

É importante não pular essa etapa, para que você não tente “abraçar o mundo”. E acabe  se enrolando num mar de informações. Que, além de te dar mais trabalho, ainda podem tirar o foco da sua pesquisa.

Concluindo, lembre-se sempre de estipular o tema principal, definir os limites do seu projeto e organizar sua rotina de trabalho. Seguindo esses passos, com certeza você desenvolverá uma excelente monografia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *