Categorias
Dicas TCC

Google Acadêmico: Como usar para pesquisar TCC pronto

Os trabalhos acadêmicos ficaram bem mais fáceis com o Google Acadêmico. Afinal, aquelas horas de pesquisa na biblioteca viraram apenas alguns minutos e cliques. Veja!

Todos sabem que realizar um trabalho acadêmico não é nada fácil. São horas e horas de pesquisa, mais horas e horas tentando decifrar as normas da ABNT. Por isso, todas as ferramentas para economizar o tempo são bem-vindas.

O Google Acadêmico é uma ferramenta super prática. Voltado para as pesquisas científicas, lá você encontra desde citações em revistas científicas, até trabalhos de conclusão de curso sobre o assunto.

Quer entender melhor sobre o assunto? Então continue a leitura e descubra como pesquisar e poupar tempo nos trabalhos acadêmicos.

O que é o Google acadêmico?

De fato, todos sabem que o Google é um site de buscas. É lá que você encontra as respostas para as perguntas, não importando o grau de dificuldade.

No entanto, mesmo que o Google seja um ótimo buscador, ainda assim é complicado utilizá-lo para meios científicos. Para isso, então, surgiu a poderosa ferramenta Google Acadêmico.

O Google Scholar, como também é chamado, é um buscador voltado ao público estudantil, sejam eles cientistas, pesquisadores, universitários e, também, curiosos. Ele busca apenas em fontes confiáveis.

A ferramenta consiste numa espécie de repositório de artigos científicos, teses, resumos, trabalhos de conclusão de cursos, dissertações e livros. Lá, você acha de tudo sobre o assunto!

Aliás, ao pesquisar no buscador, aparecem conteúdos de bases de acesso científicas como a Scielo, Altametric e Wiley. Além disso, também aparecem resultados de materiais que estejam disponíveis no Google Livros.

Como o Google acadêmico facilitou a vida dos estudantes?

Sem dúvida, você já deve ter ouvido por aí a seguinte frase: “no meu tempo, eu tinha que passar horas e horas na biblioteca para fazer um trabalho”. E, de fato, era assim que acontecia.

É por este motivo, inclusive, que o TCC ganhou muita fama. Afinal, por ser um trabalho denso, eram necessárias muitas horas, que poderiam ser contadas em meses, de estadia nas bibliotecas.

Com o advento da internet esse tipo de pesquisa começou a mudar. Isso porque os resultados passaram de ser tão difíceis de serem encontrados à mais fáceis.

As diversas horas de dedicação à uma enciclopédia se transformou em minutos de pesquisa online. Assim, com o mesmo tempo que se levava para encontrar uma citação interessante, é possível encontrar ao menos umas 5 hoje.

No entanto, com o passar do tempo e com o aumento de fluxo de informações, passou a ser mais complicado pesquisar online. Afinal, era necessário peneirar, de maneira manual, até que se chegasse ao ouro – o material a ser utilizado.

Sites que aparecem como primeira opção, como Wikipédia ou Yahoo Respostas, não garantiam a qualidade e procedência necessárias para um trabalho acadêmico. Por isso, a ferramenta Google Acadêmico facilitou muito.

Veja só como utilizar esse magnífico recurso em seu trabalho de conclusão de curso ou pesquisas acadêmicas. É fácil e muito prático, sem falar no tempo economizado. Confira a seguir!

Como usar para pesquisas de TCC e outros trabalhos?

Assim como o Google, o Google Acadêmico é uma ferramenta muito simples. Desta forma, na configuração “normal”, os resultados são exibidos de acordo com as palavras-chave que são indexadas.

Aliás, o conteúdo é ordenado por uma espécie de critério de relevância. Neste caso, são considerados diversos aspectos, como: o autor, quantidade de vezes que o trabalho foi citado, o local de publicação etc.

Além do mais, o Google Acadêmico dispõe de uma opção na qual você escolhe não usar a configuração padrão. Assim, é possível refinar os resultados da sua busca de maneira manual. O que é ótimo!

Ferramenta “Minha Biblioteca”

Caso você tenha uma conta Gmail, é possível ter acesso a vários benefícios que o Google Acadêmico só dispõe para quem é registrado. Um grande exemplo é a “Minha Biblioteca”, na qual você salva conteúdos de seu interesse.

Com a “Minha Biblioteca” você tem a opção de salvar documentos, pesquisas e outras obras para ler depois. Assim, as pesquisas para o seu TCC poderão ser feitas a qualquer instante.

Função “Minhas Citações”

Aliás, além da função de salvar os arquivos para mais tarde, você ainda consegue saber como citar os artigos em seu trabalho de conclusão de curso. Os formatos disponíveis são:

  • ABNT
  • MLA
  • APA

Como pesquisar artigo, TCC, livro e outras publicações?

Se você quer pesquisar artigos, TCC’s e outras publicações de maneira mais filtrada, a melhor opção é refinar a sua busca. Para isso, o recurso de Pesquisas Avançadas do Google Acadêmico é essencial.

  • Acesse o site
  • Digite um assunto
  • Clique no botão pesquisar

Agora, caso tenha se assustado ao ler a palavra “avançadas”, pode se acalmar. Trata-se apenas de um nome. O recurso é muito tranquilo e intuitivo de usar. Veja só como é fácil:

  1. Acesse o recurso de Pesquisas Avançadas nas três barrinhas no canto superior esquerdo da tela;

Google acadêmico

2.No menu, você encontrará a opção Pesquisa Avançada.

Google acadêmico

Com essa ferramenta, é possível filtrar os arquivos através dos seguintes critérios:

  • Todas as palavras pesquisadas estão presentes;
  • A frase exata pode ser encontrada no arquivo;
  • Há, no mínimo, uma das palavras pesquisadas;
  • Não há a presença das palavras pesquisadas;
  • As palavras pesquisadas estão no título ou em qualquer parte do artigo;
  • Documentos escritos por determinado autor;
  • Local onde os arquivos foram publicados;
  • Data a qual acontecem a publicação do artigo.

Google acadêmico: uma ótima ferramenta para um ótimo trabalho

Sem dúvida, o Google Acadêmico está aí para facilitar a vida do estudante. Afinal, muitos, além de estudar, são trabalhadores em turno integral. Por esta razão, o tempo é algo muito raro atualmente.

Essa ferramenta oferece tudo o que um pesquisador pode querer: agilidade, procedência nas pesquisas, informações completas e bases de dados seguras. Por que pesquisar na Scielo se no Google Acadêmico é muito mais fácil?!

Use e abuse desta ferramenta quando for elaborar os seus trabalhos da faculdade. Só não se esqueça de citar as suas fontes para não cometer o plágio. Bons estudos e boa pesquisa!

Uma resposta em “Google Acadêmico: Como usar para pesquisar TCC pronto”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *