Categorias
Regras ABNT

Referências Bibliográficas ABNT NBR 6023: Sites, revistas e livros

Aprenda como fazer as referências bibliográficas ABNT para o seu TCC ou monografia. Normas ABNT NBR 6023 atualizadas.

A organização das referências bibliográficas ABNT talvez seja um dos pontos em que os alunos tem mais dificuldade. Isso porque muita gente acha que ninguém vai prestar atenção nesta seção do seu TCC ou monografia.

Entretanto, é justamente aí que os alunos se enganam. Um bom trabalho, com resultados confiáveis, começa justamente na pesquisa bibliográfica. Quando a pesquisa é de qualidade, geralmente o trabalho também será de boa qualidade.

E não apenas saber onde encontrar as melhores referências é importante, mas também saber organizar elas, de modo que o leitor possa encontrar as informações necessárias caso queira se aprofundar no tema abordado durante o TCC ou monografia.

E uma banca examinadora para trabalho de conclusão de curso, costuma além de analisar todo conteúdo do TCC, também olhar analisar de forma bem crítica as referências bibliografias, caso não esteja de acordo com as normas da ABNT, perderá muitos pontos ou até mesmo poderá ser reprovado, por tanto, terá que aprender a fazer as referencias.

Para te auxiliar na tarefa de organizar a seção de referências bibliográficas de acordo com a ABNT nós preparamos este artigo.

O que é uma referência bibliográfica

O termo referência bibliográfica se refere a uma lista organizada das fontes de pesquisa ou consulta, que foram utilizadas para a elaboração do trabalho de conclusão de curso.

Esta listagem tem como principal objetivo mostrar que todas as opiniões e dados mostrados no trabalho escrito possuem uma fundamentação teórica, que não foram inventados ou criados.

Referencias bibliográficas ABNT

Por que referenciar

As referências bibliográficas são necessárias para sustentar a sua argumentação, mostrar que outros pesquisadores ou profissionais já realizaram um trabalho semelhante e encontraram resultados parecidos ou diferentes do seu.

Elas são utilizadas também para demonstrar que apesar de haver muitos estudos em determinadas áreas, que eles podem ser escassos em outras, dando sustentação à importância do tema que você irá abordar durante o seu trabalho.

Vale ressaltar que todas as ideias e dados apresentados durante o seu TCC ou monografia devem conter a citação correta. Além disso, as informações não podem ser simplesmente copiadas de outros textos, já que isso é plágio e plágio é crime.

Qual norma da ABNT rege a referência?

No caso de trabalhos acadêmicos escritos conforme a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) há uma norma específica para a organização e apresentação das referências bibliográficas, é a NBR 6023:2018.

É importante ficar atento porque estas normas são atualizadas frequentemente. Isso significa que sempre a última versão deve ser utilizada na hora de elaborar a bibliografia ABNT.

Quais os tipos de referências?

Existem diferentes tipos de referências, e cada um deles deve ser listado de uma forma específica. Algumas delas são: livros, revistas, artigos científicos, sites, banco de dados, dentre outros.

Em cada um deles, há uma forma diferente de pontuação, espaço, abreviações e ordem em que as informações devem ser apresentadas.

Por isso é tão importante ter um guia que te auxilie a organizar a lista de referências bibliográficas ABNT, e essa é a nossa intenção. A seguir falaremos mais sobre as informações obrigatórias que toda referência deve ter e daremos exemplos práticos.

Onde estão localizadas as referências

As referências ABNT podem estar localizadas em diferentes posições. São elas:

  • Como nota de rodapé. Neste caso as referências são adicionadas ao final da página conforme elas vão aparecendo no texto, devendo aparecer na mesma folha em que são mencionadas pela primeira vez;
  • No final de seções, partes ou textos. Ou seja, ao final de um capítulo, toda a bibliografia utilizada naquele capítulo deve ser mencionada, em um formato de lista;
  • Em um lista de referências. Geralmente ao final do texto, como um elemento pós-textual.

Informações obrigatórias em todas as referências bibliográficas ABNT

Algumas informações são essenciais e obrigatórias em todas as referências bibliográficas ABNT.

O primeiro deles é a autoria, ou seja, quem escreveu o artigo. A forma de apresentação vai variar conforme a quantidade de autores e o tipo de referência.

Outro item obrigatório é o título da obra, seja ele o nome do artigo, do livro, site ou revista.

O local em que a publicação foi feita também é essencial, principalmente no que fiz respeito à editora de livros.

A data, representada pelo ano em que a obra foi publicada, também é obrigatória. Ela serve até mesmo para traçar uma linha cronológica ou demonstrar que o aluno está por dentro das publicações mais recentes.

Regras gerais para a referência bibliográfica segundo a ABNT NBR 6023

Assim como nos demais elementos que compõe um TCC ou monografia, nas referências bibliográficas ABNT também existem algumas regrais gerais de apresentação e formatação. Veja quais são:

  • As referências devem ser apresentadas com espaçamento entre linhas simples (ou 1,0), estar alinhadas à esquerda e separadas entre si por uma linha em branco;
  • Os elementos obrigatórios (autoria, título da obra, data e local) devem ser apresentados em sequência padronizada, conforme tipo de referência;
  • Informações que não sejam obrigatórias devem seguir o mesmo idioma em que o texto foi produzido, e não o idioma do texto referenciado;
  • Documentos online devem contar a data de acesso e o endereço eletrônico em que foi acessado;
  • Os recursos tipográficos (itálico, negrito ou sublinhado) devem ser utilizadas de maneira uniforme ao longo das referências;
  • O sobrenome do autor da obra deve vir escrito em letras maiúsculas.

Veja a seguir como fazer preparar cada um dos tipos de referência de acordo com a ABNT.

Como fazer referências ABNT de artigos, jornais ou revistas

As referências bibliográficas ABNT de artigos e/ou matérias de jornais são as comunicações editoriais, entrevistas, reportagens e resenhas. Elas devem ser apresentadas da seguinte forma:

Exemplos::

OTTA, Lu Aiko. Parcela do tesouro nos empréstimos do BNDES cresce 566 % em oito anos. O Estado de S. Paulo, São Paulo, ano 131, n. 42656, 1 ago. 2010. Economia & Negócios, p. B1.

VERÍSSIMO, L. F. Um gosto pela ironia. Zero Hora, Porto Alegre, ano 47, n. 16.414, p. 2, 12 ago. 2010. Disponível em: http://www.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jspx?uf=1&action=fip. Acesso em: 12 ago. 2010.

Como Fazer Referências Bibliográficas ABNT de LIVROS

A citação de livros varia conforme o número de autores que escreveram a obra. O nome de todos os autores geralmente aparecem até 3 ou 4 autores. Acima disse, geralmente o termo et al. é utilizado para substituir os demais autores. Veja os exemplos a seguir.

Quando houver até dois autores

Exemplo:

SOUZA, J. C.; PEREIRA, A. M. Metodologia de trabalho. 3. ed. São Paulo: Estrela, 2011.

Quando houver até três autores

Exemplo:

PASSOS, L. M. M.; FONSECA, A.; CHAVES, M. Alegria de saber: matemática, segunda série, 2, primeiro grau: livro do professor. São Paulo: Scipione, 1995. 136 p.

Quando houver quatro ou mais autores (et al)

Exemplos:

TAYLOR, Robert; LEVINE, Denis; MARCELLIN-LITTLE, Denis; MILLIS, Darryl. Reabilitação e fsioterapia na prática de pequenos animais. São Paulo: Roca, 2008.

URANI, A. et al. Constituição de uma matriz de contabilidade social para o Brasil. Brasília, DF: IPEA, 1994.

Sobrenomes que indicam parentesco (Filho, Júnior, Neto, Sobrinho)

Exemplos:

ASSAF NETO, Alexandre. Estrutura e análise de balanços: um enfoque econômico-financeiro. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

GRISARD FILHO, Waldyr. Guarda compartilhada: um novo modelo de responsabilidade parental. 5. ed. rev. atual. São Paulo: Revista dos Tribunais, c2011. 288 p.

Autor desconhecido

Exemplos:

PEQUENA biblioteca do vinho. São Paulo: Lafonte, 2012.

ONDA de frio: reviravolta traz vento e forte chance de neve. Zero Hora, Porto Alegre, ano 47, n. 16.414, 12 ago. 2010. Disponível em: http://www.clicbs.com.br/zerohora/jsp/default.jspx?uf=1&action=fip. Acesso em: 12 ago. 2010.

Referência monografia, dissertação ou tese

Os trabalhos acadêmicos, incluindo teses, dissertações, trabalhos de conclusão de curso, devem ser apresentados da seguinte forma:

RODRIGUES, Ana Lúcia Aquilas. Impacto de um programa de exercícios no local de trabalho sobre o nível de atividade física e o estágio de prontidão para a mudança de comportamento. 2009. Dissertação (Mestrado em Fisiopatologia Experimental) – Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.

No caso de livro e/ou folhetos como manuais, guias, catálogos, enciclopédias e dicionários, devem ser referenciados da seguinte forma, quando conterem somente os elementos essenciais:

Exemplos:

BAUMAN, Zygmunt. Globalização: as consequências humanas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999.

MANFROI, V. Vinho branco. In: VENTURINI FILHO, W. G. (coord.). Bebidas alcoólicas: ciência e tecnologia. São Paulo: Blucher, 2010. v. 1, cap. 7, p. 143-163.

ROMANO, Giovanni. Imagens da juventude na era moderna. In: LEVI, G.; SCHMIDT, J. (org.). História dos jovens 2: a época contemporânea. São Paulo: Companhia das Letras, 1996. p. 7-16.

Referenciar Pessoa Jurídica (órgãos governamentais, empresas, associações, entre outros)

Para este tipo de referência bibliográfica ABNT podemos incluir as legislações, jurisprudências e atos administrativos normativos. Eles devem aparecer da seguinte forma:

Exemplos:

RIO GRANDE DO SUL. [Constituição (1989)]. Constituição do Estado do Rio Grande do Sul. 4. ed. atual. Porto Alegre: Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, 1995.

BANCO CENTRAL DO BRASIL. Diretoria Colegiada. Circular nº 3.348, de 3 de maio de 2007. Altera o Regulamento do Mercado de Câmbio e Capitais Internacionais (RMCCI). Diário Ofcial da União: seção 1, Brasília, DF, ano 144, n. 85, p. 32, 4 maio 2007.

SÃO CARLOS (SP). Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais do 1º Subdistrito de São Carlos. Certidão de nascimento [de] Maria da Silva. Registro em: 9 ago. 1979.

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, [2016]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/ Constituiçao.htm. Acesso em: 1 jan. 2017.

Referencias bibliográficas de SITES, como fazer?

Já citamos vários exemplos de referencias de tiradas na internet, vamos ver aqui como referenciar dois tipos de autor em sites.

  1. Artigo de site com autor
  2. Artigo sem autor

As referências ABNT para sites devem ter os seguintes elementos obrigatórios:

  • autor ou nome da organização;
  • título da página ou matéria;
  • local de publicação (se houver);
  • dia, mês e ano de publicação (se houver);
  • endereço eletrônico (entre os sinais <>), depois de “Disponível em:”;
  • data de acesso ao site, depois de “Acesso em:”.

Artigo de site com autor

Exemplo:

AUTOR. Título da matéria. Nome do site, ano. Disponível em: <endereço completo>. Acesso em: dia mês (abreviado até a 3.ª letra, somente o mês de maio é escrito por extenso) ano.

Modelo:

PACHECO, A. L.; GONÇALVES, J. da S. Atuação do nutricionista na Atenção Básica de Saúde. Nutricaoempauta.com.br, 2016. Disponível em: <http://www.nutricaoempauta.com.br/lista_artigo.php?cod=2855>. Acesso em: 27 out. 2016.

Artigo de site sem autor

Exemplo:

TÍTULO da matéria. Nome do site, ano. Disponível em: <endereço completo>. Acesso em: dia mês (abreviado até a 3ª letra, somente o mês de maio é escrito por extenso) ano.

Modelo:

PELE saudável com uma boa nutrição. Alimentacaosaudavel.org, c2008. Disponível em: <http://www.alimentacaosaudavel.org/Artigo-pele-saudavel.html>. Acesso em: 15 ago. 2009.

Documento de acesso exclusivo em meio eletrônico

Com a tecnologia, muitos documentos passaram a ter acesso exclusivamente online. Alguns deles são base de dados, algumas listas de discussão, programas de computador utilizados para análises, redes sociais, dentre outros. Para citá-los, você deverá fazer da seguinte forma:

Exemplos:

APPLE. OS X El Capitan. Versão 10.11.6. [Cupertino]: Apple, c2017.

A GAME of Thrones: the board game. 2nd. ed. Roseville: FFG, 2017. 1 jogo eletrônico.

OLIVEIRA, José P. M. Repositório digital da UFRGS é destaque em ranking internacional. Maceió, 19 ago. 2011. Twitter: @biblioufal. Disponível em: http://twitter.com/#!/biblioufal. Acesso em: 20 ago. 2011.

CID, Rodrigo. Deus: argumentos da impossibilidade e da incompatibilidade. In: CARVALHO, Mário Augusto Queiroz et al. Blog investigação flosófca. Rio de Janeiro, 23 abr. 2011. Disponível em: http:// investigacao-flosofca.blogspot.com/search/label/Postagens. Acesso em: 23 ago. 2011.

Correspondências

As correspondências incluem bilhetes, cartas, cartões, dentre outros. E devem ser apresentadas com os elementos essenciais da seguinte forma:

PILLA, Luiz. [Correspondência]. Destinatário: Moysés Vellinho. Porto Alegre, 6 jun. 1979. 1 cartão pessoal.

AZNAR, José Camón. [Correspondência]. Destinatário: Manoelito de Ornellas. [S. l.], 1957. 1 bilhete.

LISPECTOR, Clarice. [Carta enviada para suas irmãs]. Destinatário: Elisa e Tânia Lispector. Lisboa, 4 ago. 1944. 1 carta. Disponível em: http://www.claricelispector.com.br/manuscrito_minhasqueridas.aspx. Acesso em: 4 set. 2010.

Filmes e vídeos em meio eletrônico

Documentos audiovisuais também podem fazer parte da lista de referências bibliográficas, caso eles tenham sido utilizados na elaboração do texto. Eles incluem discos de vinil, DVD, blu-ray, CD, fita magnética, vídeo, dentro outros.

A citação devem ser feita da seguinte forma:

OS PERIGOS do uso de tóxicos. Produção de Jorge Ramos de Andrade. São Paulo: CERAVI, 1983. 1 fta de vídeo (30 min), VHS, son., color.

JOHN Mayall & The Bluesbreakers and friends: Eric Clapton, Chris Barber, Mick Taylor: 70th birthday concert. [London]: Eagle Rock Entertainment, 2003. 1 disco blu-ray (ca. 159 min).

BREAKING bad: the complete second season. Creator and executive produced by Vince Gilligan. Executive Producer: Mark Johnson. Washington, DC: Sony Pictures, 2009. 3 discos blu-ray (615 min).

RIO: trilha sonora original do flme. [S. l.]: Universal Music, 2011. 1 CD (40 min). Vários intérpretes.

BRAHMS, Johannes. Sonate für Klavier und Violoncello: e-mol opus 38. München: G. Henle, 1977. 1 partitura.

Monografia no todo e em parte no meio eletrônico

Inclui livros e/ou folhetos e trabalhos acadêmicos em meio digital ou eletrônico (disquetes, CD-ROM, DVD, online, CD, DVD, pen drive, e-book, blu-ray disc e outros). Alguns exemplos:

GODINHO, Thais. Vida organizada: como definir prioridades e transformar seus sonhos em objetivos. São Paulo: Gente, 2014. E-book.

BAVARESCO, Agemir; BARBOSA, Evandro; ETCHEVERRY, Katia Martin (org.). Projetos de filosofia. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2011. E-book. Disponível em: http://ebooks.pucrs.br/edipucrs/projetosdeflosofa.pdf. Acesso em: 21 ago. 2011.

Saiba tudo sobre a normatização dos trabalhos acadêmicos:

✔ Normas ABNT para Trabalhos Acadêmicos, TCC, Monografias, Teses, Dissertações

PRECISA DE AJUDA PARA FAZER SEU TCC? ENTÃO CLIQUE AQUI

6 respostas em “Referências Bibliográficas ABNT NBR 6023: Sites, revistas e livros”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *