Skip to content
Seu Melhor TCC

Regras ABNT 2020 para trabalho acadêmico

Os trabalhos acadêmicos devem, obrigatoriamente, seguir as Normas da ABNT. Assim como algumas regras próprias de cada Instituição de Ensino. Confira tudo sobre Regras ABNT 2020 para trabalho acadêmico.

A formatação é parte fundamental em um trabalho acadêmico. Portanto, existem as Regras ABNT 2020, que auxiliam os alunos nessa construção e padronizam a apresentação de seus trabalhos.

Para quem já está na fase do TCC, saber as Regras ABNT 2020 é fundamental. Mas para quem ainda não chegou nesta etapa, é bom se ambientar a estas normas, pois certamente irá precisar.

Sobre as Regras ABNT 2020

A ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas – é uma entidade que regulamenta as normativas para vários setores brasileiros. Entre essas normativas, estão as regras de formatação de trabalhos acadêmicos.

O surgimento da ABNT é datado ainda em 1940 na padronização do concreto armado. Contudo, com o passar do tempo, as normas técnicas foram sendo ampliadas para diversos outros setores.

Atualmente, a ABNT tem a responsabilidade técnica pela padronização de diversos bens de consumo. Assim, garantindo não apenas o desenvolvimento tecnológico, mas também a proteção ao código de defesa do consumidor.

No que tange os trabalhos acadêmicos, as Regras ABNT 2020 mantêm um padrão, tanto na estrutura quanto na apresentação. Ou seja, de norte a sul do país, a produção acadêmica é feita da mesma maneira.

Com isso, a produção científica se desenvolve de uma maneira mais uniformizada, facilitando a troca de conhecimento. Bem como a facilidade de acesso às informações e o compartilhamento de resultados.

Portanto, as Regras ABNT 2020 foram elaboradas para que os trabalhos acadêmicos permaneçam dentro de um padrão. Assim, facilitam a produção e a disseminação de conhecimento.

A estruturação segundo as Regras ABNT 2020

Primeiramente, é necessário entender que a estrutura de um trabalho acadêmico é composta de três partes. São os chamados elementos pré-textuais, elementos textuais e elementos pós-textuais.

Sobre os elementos pré-textuais, estes são a parte inicial do trabalho acadêmico, que dão abertura ao conteúdo principal. Esses elementos são compostos dos seguintes itens:

Quanto aos elementos textuais, estes são compostos pelo conteúdo principal do trabalho. Ou seja, toda a parte de pesquisa, de dados e de produção de conhecimento estão nesta parte, composta pelos itens:

Em relação ao elementos pós-textuais, estes constituem o fechamento do trabalho. Nesse momento, o aluno opta em demonstrar materiais que o auxiliaram na pesquisa, que são:

  • Referências bibliográficas
  • Glossário
  • Apêndices
  • Anexos
  • Índice

Assim, essa estrutura já dá início ao trabalho acadêmico a ser desenvolvido. Com base nesses elementos, o aluno já pode delinear sua pesquisa e começar a montar sua monografia.

Regras ABNT 2020

Sobre as margens e a impressão nas Regras ABNT 2020

De acordo com as Regras ABNT 2020, os trabalhos acadêmicos devem ser impressos em papel tamanho A4 branco. Assim como a impressão é feita na cor preta e em apenas um dos lados da folha.

Quanto às margens, a regra a ser seguida é a seguinte:

  • Margem superior: 3 cm
  • Margem inferior: 2 cm
  • Margem esquerda: 3 cm
  • Margem direita: 2 cm

Para a impressão de fotos, imagens, gráficos e outras ilustrações, é indicado o uso de cores. Assim, facilita a visualização e a identificação das informações contidas nesses elementos.

Escrevemos um artigo onde abordamos com mais detalhes sobre Margem ABNT e espaçamento: Normas para TCC e Monografias

No que tange a encadernação do trabalho, o mais usual é a encadernação que utiliza mola espiral preta. Contudo, a primeira capa deve ser transparente, e a última capa na cor preta.

Sobre a numeração das páginas nas Regras ABNT 2020

Esta é uma das grandes dúvidas quanto às Regras ABNT 2020. Para muitos, existe a dúvida de como devem ser contadas as páginas e quais devem ser numeradas.

A primeira regra é que a capa nunca deve ser contada. Ou seja, ela é o número zero. Então se o seu trabalho tiver lombada, esta será a página número 1. Caso não tenha lombada, a folha de rosto é considerada a número 1.

No entanto, a numeração das páginas só deverá aparecer a partir dos elementos textuais. Assim, a página da Introdução será a primeira onde a numeração será exibida.

Quanto ao posicionamento, a numeração é colocada no cato superior direito. Com espaço de 2 cm, tanto da margem superior quanto da margem direita. E sua apresentação é em algarismos arábicos.

Sobre a numeração dos títulos

Para a formatação dos títulos, algumas regras devem ser seguidas. Tanto na escrita, quanto no alinhamento. Conforme as Regras ABNT 2020, o alinhamento dos títulos e subtítulos deve ser sempre junto à margem esquerda.

Quanto a ordenação, os títulos e subtítulos seguem uma ordem crescente, sempre indicada por números arábicos. E a formatação também exige certas regras, tais como:

1 TÍTULO PRIMEIRO: todas as letras maiúsculas e em negrito

1.1 TÍTULO SEGUNDO: todas as letras maiúsculas e em estilo normal

1.1.1 Título terceiro: apenas a primeira letra maiúscula, porém tudo em negrito

1.1.1.1 Título quarto: apenas a primeira letra maiúscula e em estilo normal

1.1.1.1.1 título quinto: todas as letras minúsculas e em itálico e estilo normal

Note que os números colocados para indicar a posição do título são separados por um ponto. E deve haver apenas um espaço simples entre o número e o título ou subtítulo.

Sobre os parágrafos e citações

As Regras ABNT 2020 regem que os trabalhos acadêmicos devem ser apresentados em fonte Arial ou Times New Roman. O tamanho da fonte nos textos é sempre 12.

Já o espaçamento entre linhas deve ser de 1,5 cm. Assim como o recuo no início dos parágrafos é sempre de 1,25 cm. Quanto ao tamanho, em geral se utilizam parágrafos de 7 a 10 linhas.

Quanto às citações, existem 3 tipos: citações diretas curtas, citações diretas longas e citações indiretas. E a forma de apresentação de cada uma delas é específica, pois cada uma tem suas particularidades.

As citações indiretas são aquelas em que o aluno coloca com as suas palavras o que interpretou do autor. Nesse caso, não há necessidade de colocar aspas no início e no fim da frase. Apenas indicar o autor e o ano da sua publicação.

As citações diretas curtas são aquelas que transcrevem exatamente a fala do autor em até 3 linhas. Possuem aspas no início e no fim da frase e devem conter o nome do autor, o ano da publicação e a página do livro.

No entanto, as citações diretas longas são aquelas com mais de 3 linhas. Não levam aspas, mas deve ser colocado nome do autor, ano da publicação e a página do livro de onde foi retirado.

Contudo, a formatação das citações diretas longas difere um pouco do restante do texto. Nesse caso, utiliza-se fonte tamanho 10, espaçamento entrelinhas simples e recuso do parágrafo em 6 cm.

Em relação às notas de rodapé, títulos de ilustrações, gráficos, tabelas e quadros, o tamanho da fonte é sempre 10. E o uso do itálico deve ser para destacar palavras estrangeiras.

Sobre as referências bibliográficas nas Regras ABNT 2020

A formatação das referências bibliográficas deve seguir a NBR 6023 dentro das Regras ABNT 2020. No entanto, algumas instituições utilizam o sistema autor-data e outras utilizam o sistema numérico.

Quanto ao sistema autor-data, a forma correta é sempre referenciar em uma lista alfabética ao final do trabalho. Lembrando que a referência é sempre ao sobrenome do autor.

Já no sistema numérico de referência bibliográfica, os autores são listados conforme a ordem em que apareceram no texto. Contudo, eles devem ser identificados por uma nota de rodapé.