Skip to content
Seu Melhor TCC

Recuo ABNT, tamanho de fonte e espaçamento para TCC

Deixe seu texto na estrutura correta. O Recuo ABNT, as fontes e o espaçamento entre linhas devem ser valorizados na produção do seu trabalho.

Na produção de um texto acadêmico é preciso estar atento às regras da Associação Brasileira de Normas técnicas, ABNT. Sendo assim, o Recuo ABNT é um item imprescindível para a boa estrutura de um material elaborado.

Com a finalidade de estabelecer padrões normativos, as normas devem ser seguidas em seus mais diversos aspectos e aplicabilidade. O recuo do paragrafo é abordado pela ABNT, variando de acordo com as partes do texto.

Recuo ABNT: O que é, qual o necessário para cada parte do TCC?

O Recuo ABNT significa a distância da margem para começar a escrita, o parágrafo. Na capa do trabalho, todos os dados devem ser apresentados centralizados. Já na folha de rosto tem as seguintes especificações de recuo:

  • Nome do autor– centralizado;
  • Título e subtítulo– centralizado;
  • Nota de apresentação– recuo de 7 cm à direita;
  • Nome do orientador– recuo de 7 cm à direita;
  • Local e ano– centralizado.

Dedicatória, agradecimento e epígrafe 

Esses itens fazem parte dos elementos pré-textuais. Entretanto, eles não são elementos obrigatórios. Porém, ainda assim tem regras e normas para sua utilização.

  • Dedicatória: 8 cm de recuo e alinhamento justificado;
  • Agradecimento: Título centralizado. O texto deve ter recuo de 1,25cm da margem e alinhamento justificado.
  • Epígrafe: 7,5 cm de recuo e justificado. Porém o nome do autor deve vir na linha seguinte alinhado à direita.

recuo abnt

Resumo, listas e sumários

Esses tópicos tem a mesma formatação em relação ao recuo de página. Dessa forma, esses itens não tem recuo da margem e tem alinhamento justificado.

Confira mais também sobre:

Desenvolvimento, citações, considerações finais e referências bibliográficas

Em suma, todos os títulos que surgirem no decorrer do material devem estar em negrito e centralizado. Já para a parte do texto, o recuo ABNT deve ser de 1.25 cm da margem. Do mesmo modo nas considerações finais.

Entretanto isso muda com relação às citações longas e diretas, aquelas com mais de 3 linhas. Afinal, nesses casos o recuo deve ser de 4 cm. Já as referências bibliográficas, devem estar alinhadas a esquerda, mas sem recuo.

Qual o tamanho da fonte ABNT para o TCC

É importante ressaltar que o Recuo ABNT tem tamanhos modificados conforme a localidade do trecho que o material faz parte. Da mesma forma ocorre com o tamanho da fonte da ABNT para escrever trabalhos acadêmicos.

Para os arquivos impressos, a ABNT propõe que seja utilizado papel sulfite branco no tamanho A4. Entretanto, em relação à impressão, deve ser utilizada apenas a frente, ficando o verso em branco.

As letras utilizadas para textos acadêmicos devem, obrigatoriamente, ser Arial ou Times New Roman. As letras devem ser na cor preta e, além disso, variam entre o tamanho 10 e 12.

Os títulos e subtítulos necessitam ser escritos em tamanho 12. Porém, o título deve ser negritado e o subtítulo não. É preciso ficar atento quanto à forma de escrever esses dois itens, para não ficar diferente do sumário.

Afinal, no sumário eles devem ser apresentados da mesma forma. Sendo assim, se durante o texto usou letra maiúsculas para o título e subtítulo, no sumário precisam estar maiúsculas. Se for minúscula, do mesmo modo.

O corpo dos textos e as referências bibliográficas também são escritas no tamanho 12. Entretanto, há alguns momentos em que a fonte deve ser menor. Veja a seguir alguns casos em que ela precisa estar em tamanho 10:

  • Nas citações longas, com mais de 3 linhas;
  • Tabelas;
  • Legendas;
  • Notas de rodapé.
  • Fonte de quadros, imagens e tabelas.

Qual o espaçamento

 Além do Recuo ABNT e do tamanho da fonte, outro item importante deve ser verificado. É o caso do espaçamento entre linhas. Confira os lugares em que o espaçamento deve ser simples, 1,0:

  • Na nota de apresentação (folha de rosto)
  • Dedicatória;
  • Epígrafe;
  • Resumo;
  • Nota de rodapé;
  • Citação longa;
  • Referências bibliográficas.

Nos demais lugares do texto o espaçamento entre linhas é 1,5 cm. Sendo assim, na capa, introdução e desenvolvimento os espaçamentos são maiores.

É preciso estar atento ao espaçamento correto. Pois, alguns momentos, quando são feitas colagens de material na página que está sendo editada, a mesma fica desconfigurada.

Portanto é necessário clicar na barra de ferramentas em espaçamento. A seguir selecione Opções de Espaçamento entre linhas. É imprescindível que onde está escrito “espaçamento” esteja selecionadas as opções 0 pt.

Conheça as outras normas da ABNT

A estrutura de um trabalho acadêmico deve obedecer aos padrões da ABNT. Dessa forma, há outras normativas que auxiliam na padronização dos trabalhos.

NBR 14724 / 2011 – Trabalho Acadêmico;

NBR 10520 / 2002 – Citações;

NBR 6022 / 2018 – Artigos científicos impressos;

NBR 6023 / 2018 – Referências;

NBR 6027/2012 – Sumário;

NBR 6028/2003 – Resumo e Abstract;

NBR 6024 / 2012 – Numeração progressiva das seções de um documento; NBR 6034 / 2004 – Índice;

NBR 15287 / 2011 – Projeto de pesquisa.

A princípio são essas as normas cobradas pela ABNT. Entretanto, cada instituição de ensino pode ter sua tabela de normas, adaptada e em consonância com as regras oficiais.