Quais são os elementos textuais do TCC: Como fazer

No momento de elaboração do TCC, o aluno precisa estar atento a diversas regras. Além da construção da teoria, é necessário saber a disposição de todos os elementos que compõem o trabalho. Saiba sobre os elementos textuais do TCC.

O Trabalho de Conclusão de Curso – TCC – é o ponto de fechamento em uma graduação. E neste momento muitos alunos se deparam com uma série de regras e normas quanto a estruturação e formatação de seus trabalhos.

Assim, no que tange a parte de elementos textuais do TCC, sua estrutura é composta de três itens. Contudo, é necessário ter muita atenção no momento de estruturá-los para não prejudicar toda a pesquisa feita.

O que são os elementos textuais do TCC

Os elementos textuais do TCC é o componente primordial de um trabalho acadêmico. É nele que consta toda a pesquisa realizada pelo aluno. Pois ali está todo o conhecimento científico produzido.

Claro que a formatação de um TCC é importante. Assim como a boa escrita tem alta relevância na composição da nota. No entanto, são estes elementos que demonstram todo o aprendizado do aluno.

Assim, os elementos textuais de um TCC são: introdução, desenvolvimento e conclusão. E essa estruturação é convencionada pelas Normas da ABNT, mais especificamente pela NBR 14724.

elementos textuais

Quais são os elementos textuais do TCC: Como fazer

Conforme citado anteriormente, os elementos textuais do TCC são: introdução, desenvolvimento e conclusão. Mas nesse momento pode bater aquela dúvida de como fazer cada uma destas partes.

Apesar de estar dividido em três segmentos bem definidos, a parte do desenvolvimento é subdividido em subcapítulos. Isso acontece para haja um melhor entendimento da pesquisa realizada.

abnt-normas_elementos textuais

Introdução

Então, os elementos textuais do TCC iniciam com a introdução. Assim, a introdução serve para delimitar o tema do trabalho, bem como mostrar sua contextualização.

Nessa redação inicial, é recomendado que o aluno faça um texto apresentando a visão global de seu trabalho. Além disso, devem ser trazidos os objetivos, tanto geral quanto específicos da pesquisa realizada.

Além disso, questões como justificativa e metodologia também são consideradas neste ponto do trabalho. A introdução é construída em um texto conciso, numa conversação clara, direta e sem muito aprofundamento.

Em relação a justificativa, o aluno deverá apontar os motivos que o levaram a construção deste estudo. Também deverá indicar a relevância do assunto estudado em prol da sociedade ou comunidade científica.

No que tange os objetivos, eles se subdividem em: objetivo geral e objetivos específicos. O objetivo geral é elaborado de forma a responder ao problema de pesquisa e, consequentemente, dizer ao que se propõem o projeto.

Já os objetivos específicos são de caráter mais concreto. Ou seja, dão o embasamento necessário para o atingimento do objetivo geral. Na escrita desses objetivos devem ser empregados verbos no tempo infinitivo.

Quanto à metodologia, o aluno deverá informar quais foram os métodos científicos utilizados. Isto é, quais as ações empregadas durante a pesquisa para atingir os objetivos propostos.

Assim, a metodologia pode incluir diversas ferramentas, como questionários, entrevistas, pesquisas bibliográficas. Também entra nesta pauta a forma de tratamento e a análise dos dados coletados

Desenvolvimento

De acordo com a ABNT NBR 14724, o desenvolvimento é o elemento fundamental do TCC. Pois nele consta toda a exposição do assunto estudo, de forma detalhada e ordenada.

Esta etapa do trabalho divide-se em seções e subseções, e podem variar conforme a abordagem do tema estudado. Assim, será explanado todo o processo de estudo do problema de pesquisa apontado.

Também deverão ser apontadas as hipóteses do trabalho, bem como das técnicas empregadas para a obtenção dos dados. Dessa forma, é possível verificar a efetividade da metodologia escolhida.

De forma geral, o desenvolvimento representa os capítulos do TCC, reunindo títulos e subtítulos em harmonia com o tema escolhido. E essa apresentação dever ser feita de forma ordenada, numa construção lógica.

Além da construção textual, é no espaço do desenvolvimento que o aluno pode utilizar a criação de ilustrações. Entre elas, pode estar: quadros, gráficos, tabelas, imagens, fotos, etc.

No entanto, imprescindível lembrar que é nestes elementos textuais que se faz a revisão da literatura. Ou seja, traz-se à luz do conhecimento a discussão de autores sobre o tema abordado, por meio de uma análise crítica e reflexiva.

Conclusão

E para finalizar os elementos textuais do TCC, têm-se a conclusão. Também conhecida como considerações finais. É ela que faz o fechamento do trabalho, alinhavando toda a construção do conhecimento.

Na conclusão, o aluno deve apontar se o estudo atingiu ou não seus objetivos e quais as suas limitações. Assim, é possível ponderar sobre as descobertas realizadas, bem como apontar uma continuidade futura do mesmo estudo.

A recapitulação do trabalho deve ser feita de forma breve, porém profunda. Contudo, deve ser evitado o uso de afirmações absolutas. Ou seja, deve-se deixar espaço para futuras possibilidades.

A construção da conclusão deve ser feita de forma autoral, sem a utilização de citações de outros autores. Pois é a finalização do seu trabalho e quanto ele foi colaborativo para a sociedade como um todo.

Também podem ser apontadas as dificuldades encontradas durante o estudo e que possam ter limitado alguns objetivos. Assim, o aluno tem plenas condições de construir excelentes elementos textuais.

Gostou? Vote!

Está com dificuldades para fazer seu TCC?

Precisando um TCC Pronto?
Clique aqui
Precisa de Serviço de Escrita de Resenha?
Clique aqui
Serviço de Escrita de Redação?
Clique aqui
Quer Formatar seu Trabalho nas normas ABNT?
Clique aqui
Quer Revisar seus Trabalhos?
Clique aqui
Outros Serviços de Trabalho Acadêmico
Clique aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Top