Skip to content
Seu Melhor TCC

Quais são os elementos textuais do TCC: Como fazer

No momento de elaboração do TCC, o aluno precisa estar atento a diversas regras. Além da construção da teoria, é necessário saber a disposição de todos os elementos que compõem o trabalho. Saiba sobre os elementos textuais do TCC.

O Trabalho de Conclusão de Curso – TCC – é o ponto de fechamento em uma graduação. E neste momento muitos alunos se deparam com uma série de regras e normas quanto a estruturação e formatação de seus trabalhos.

Assim, no que tange a parte de elementos textuais do TCC, sua estrutura é composta de três itens. Contudo, é necessário ter muita atenção no momento de estruturá-los para não prejudicar toda a pesquisa feita.

O que são os elementos textuais do TCC

Os elementos textuais do TCC é o componente primordial de um trabalho acadêmico. É nele que consta toda a pesquisa realizada pelo aluno. Pois ali está todo o conhecimento científico produzido.

Claro que a formatação de um TCC é importante. Assim como a boa escrita tem alta relevância na composição da nota. No entanto, são estes elementos que demonstram todo o aprendizado do aluno.

Assim, os elementos textuais de um TCC são: introdução, desenvolvimento e conclusão. E essa estruturação é convencionada pelas Normas da ABNT, mais especificamente pela NBR 14724.

elementos textuais

Quais são os elementos textuais do TCC: Como fazer

Conforme citado anteriormente, os elementos textuais do TCC são: introdução, desenvolvimento e conclusão. Mas nesse momento pode bater aquela dúvida de como fazer cada uma destas partes.

Apesar de estar dividido em três segmentos bem definidos, a parte do desenvolvimento é subdividido em subcapítulos. Isso acontece para haja um melhor entendimento da pesquisa realizada.

abnt-normas_elementos textuais

Introdução

Então, os elementos textuais do TCC iniciam com a introdução. Assim, a introdução serve para delimitar o tema do trabalho, bem como mostrar sua contextualização.

Nessa redação inicial, é recomendado que o aluno faça um texto apresentando a visão global de seu trabalho. Além disso, devem ser trazidos os objetivos, tanto geral quanto específicos da pesquisa realizada.

Além disso, questões como justificativa e metodologia também são consideradas neste ponto do trabalho. A introdução é construída em um texto conciso, numa conversação clara, direta e sem muito aprofundamento.

Em relação a justificativa, o aluno deverá apontar os motivos que o levaram a construção deste estudo. Também deverá indicar a relevância do assunto estudado em prol da sociedade ou comunidade científica.

No que tange os objetivos, eles se subdividem em: objetivo geral e objetivos específicos. O objetivo geral é elaborado de forma a responder ao problema de pesquisa e, consequentemente, dizer ao que se propõem o projeto.

Já os objetivos específicos são de caráter mais concreto. Ou seja, dão o embasamento necessário para o atingimento do objetivo geral. Na escrita desses objetivos devem ser empregados verbos no tempo infinitivo.

Quanto à metodologia, o aluno deverá informar quais foram os métodos científicos utilizados. Isto é, quais as ações empregadas durante a pesquisa para atingir os objetivos propostos.

Assim, a metodologia pode incluir diversas ferramentas, como questionários, entrevistas, pesquisas bibliográficas. Também entra nesta pauta a forma de tratamento e a análise dos dados coletados

Desenvolvimento

De acordo com a ABNT NBR 14724, o desenvolvimento é o elemento fundamental do TCC. Pois nele consta toda a exposição do assunto estudo, de forma detalhada e ordenada.

Esta etapa do trabalho divide-se em seções e subseções, e podem variar conforme a abordagem do tema estudado. Assim, será explanado todo o processo de estudo do problema de pesquisa apontado.

Também deverão ser apontadas as hipóteses do trabalho, bem como das técnicas empregadas para a obtenção dos dados. Dessa forma, é possível verificar a efetividade da metodologia escolhida.

De forma geral, o desenvolvimento representa os capítulos do TCC, reunindo títulos e subtítulos em harmonia com o tema escolhido. E essa apresentação dever ser feita de forma ordenada, numa construção lógica.

Além da construção textual, é no espaço do desenvolvimento que o aluno pode utilizar a criação de ilustrações. Entre elas, pode estar: quadros, gráficos, tabelas, imagens, fotos, etc.

No entanto, imprescindível lembrar que é nestes elementos textuais que se faz a revisão da literatura. Ou seja, traz-se à luz do conhecimento a discussão de autores sobre o tema abordado, por meio de uma análise crítica e reflexiva.

Conclusão

E para finalizar os elementos textuais do TCC, têm-se a conclusão. Também conhecida como considerações finais. É ela que faz o fechamento do trabalho, alinhavando toda a construção do conhecimento.

Na conclusão, o aluno deve apontar se o estudo atingiu ou não seus objetivos e quais as suas limitações. Assim, é possível ponderar sobre as descobertas realizadas, bem como apontar uma continuidade futura do mesmo estudo.

A recapitulação do trabalho deve ser feita de forma breve, porém profunda. Contudo, deve ser evitado o uso de afirmações absolutas. Ou seja, deve-se deixar espaço para futuras possibilidades.

A construção da conclusão deve ser feita de forma autoral, sem a utilização de citações de outros autores. Pois é a finalização do seu trabalho e quanto ele foi colaborativo para a sociedade como um todo.

Também podem ser apontadas as dificuldades encontradas durante o estudo e que possam ter limitado alguns objetivos. Assim, o aluno tem plenas condições de construir excelentes elementos textuais.