Skip to content
Seu Melhor TCC

Quais os elementos pós-textuais de um TCC: Modelo e exemplo

Assim como os elementos pré textuais e textuais de trabalho acadêmico, também é necessário construir os elementos pós-textuais. Pois são eles que fazem o fechamento do projeto.

A finalização de um trabalho acadêmico é organizada a partir da construção dos elementos pós-textuais. São eles que irão complementar toda a base de conhecimento construída ao longo do desenvolvimento do projeto acadêmico.

Assim, estes elementos irão apresentar todas as fontes utilizadas na elaboração textual, bem como complementar o projeto. São os elementos póstextuais que indicam toda a base de pesquisa utilizada pelo aluno.

O que são elementos pós-textuais

Os elementos pós textuais, como o próprio nome já diz, são aqueles que estão colocados após o desenvolvimento. Ou seja, são os elementos que irão complementar o trabalho realizado e fazer seu fechamento. Estes elementos estão contidos nas Normas ABNT para trabalho acadêmico.

Apesar de ser a última parte do trabalho acadêmico, ele é tão importante quanto os elementos pré-textuais e textuais. Sua disposição é complementada com itens tanto que são obrigatórios quanto alguns opcionais.

Assim, a colocação dos itens que são considerados opcionais será de acordo com a necessidade e visão do autor. No entanto, os elementos obrigatórios deverão aparecer em todos os trabalhos acadêmicos realizados.

elementos pós-textuais

Quais são os elementos pós-textuais

Dessa forma, para conhecer um pouco melhor sobre quais são os elementos pós textuais, seguem as informações a seguir:

  • Referências bibliográficas (obrigatório)
  • Glossário (opcional)
  • Apêndices (opcional)
  • Anexos (opcional)
  • Índice (opcional)

Sendo assim, explica-se um pouco melhor cada um dos itens acima e sua forma de apresentação. As referências bibliográficas – ou referencial bibliográfico – é obrigatório e deve ser apresentado conforme a NBR 6023.

abnt-normas_pos-textuais

Assim, devem ser citadas todas as fontes de consultas, sejam livros, manuais, ou outras pesquisas. Ou seja, é a identificação individual de todos os materiais que colaboraram na construção do trabalho acadêmico.

Apresentação das referências bibliográficas

Tem suas particularidades. De forma geral, deve-se apresentar o nome do autor, o nome da obra, o ano da publicação e a editora.

Quanto ao glossário, este elemento é opcional e consiste em uma lista de todas as expressões técnicas utilizadas. Esta lista deve ser colocada em ordem alfabética, bem como apresentar suas respectivas definições.

No que tange o apêndice, este documento é elaborado pelo próprio aluno. Tendo como objetivo dar complementariedade ao seu raciocínio. Contudo, sem prejudicar o tema já exposto ao longo do projeto acadêmico.

Caso seja necessário, pode haver mais de um apêndice. Sua forma de apresentação dever ser em letras maiúsculas (APÊNDICE). E para cada apêndice denomina-se uma letra (A, B, C) seguidos do seu respectivo título.

Em relação aos anexos, estes também são elementos opcionais. Assim, os anexos são todo e qualquer documento que seja compatível ao trabalho. Além disso, ele tem a função de complementar os pontos discutidos no trabalho.

Ou seja, os anexos servem para ilustrar e fundamentar de forma mais aprofundada o trabalho acadêmico. E sua apresentação deve ser em letra maiúscula (ANEXO) seguido de letras (A, B, C) e os respectivos títulos.

Finalizando a parte dos elementos pós textuais, temos o índice. O índice deve ser elaborado conforme a NBR 6034 e não deve ser confundido com o sumário, que faz parte dos elementos pré textuais.

Contudo, o índice é uma listagem de palavras ou frases, que podem ser organizadas conforme algum critério de escolha. E esta lista serve para facilitar a localização destes termos dentro do trabalho acadêmico.

Saiba também sobre :

Elementos são contados e numerados?

Para fins de numeração e contagem de páginas, também são considerados. Aliás, em um trabalho acadêmico, apenas a capa não entra na contagem e nem na numeração de página.

Quanto a questão da numeração, é interessante saber que todas as páginas são contadas (com exceção da capa). No entanto, a numeração é feita apenas nas páginas em que não contenham os títulos principais.

Confira aqui passo a passo sobre pós-textuais

pós textuais

Para que servem?

Os elementos pós textuais servem como complementação dos elementos textuais. Ou seja, eles serão a finalização e embasamento do trabalho acadêmico.

Assim, todas as informações que possam auxiliar a entender melhor a pesquisa, deverá constar nos elementos pós textuais. Pois é nesse momento que o aluno demonstra o embasamento teórico utilizado.

Além disso, os elementos pós textuais indicam a organização dos documentos pesquisados, bem como a seriedade da pesquisa efetuada. Sem esses elementos, fica impossível construir um trabalho científico.

Os elementos pós-textuais do artigo científico e do projeto científico

Existem pequenas diferenças entre os elementos pós textuais de um artigo científico e de um projeto científico. Em um artigo científico, teremos referências, glossário, apêndice, anexos e índice.

Entretanto, já no projeto científico teremos apenas as referências bibliográficas (obrigatório), o apêndice e os anexos (opcionais). Assim, não há necessidade de colocar o glossário e o índice no projeto científico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *