Skip to content
Seu Melhor TCC

Margem ABNT e espaçamento: Normas para TCC e Monografias

Entenda como configurar a margem ABNT para o seu TCC ou monografia.

Margem ABNT é bem simples de ser configurada. Neste artigo vamos explicar como fazer para configurar estas margens e garantir uma boa formatação do seu trabalho.

O que s√£o as margens ABNT?

As margens nada mais são do que configurar o editor de texto que você usa, geralmente o Word, para que ele deixe automaticamente um espaço entre o limite da folha e o texto.

No caso a margem ABNT, nada mais √© do que fazer esta configura√ß√£o de acordo com o que a ABNT (Associa√ß√£o Brasileira de Normas T√©cnicas) recomenda para os trabalhos acad√™micos (monografias, TCC, disserta√ß√Ķes e teses).

√Č importante entender que esta n√£o √© a √ļnica recomenda√ß√£o da ABNT para este tipo de trabalho. Existem tamb√©m normas para a capa e contracapa, sum√°rio, apresenta√ß√£o das cita√ß√Ķes ao longo do texto e refer√™ncias bibliogr√°ficas. Estes ser√£o abordados nos pr√≥ximos artigos, se preferi pode fazer uma consulta ou clica nos links acima.

Ficar atento a todas estas recomenda√ß√Ķes √© um dos pontos essenciais para a aprova√ß√£o do seu trabalho de conclus√£o de curso.

margem ABNT nas normas ABNT

Qual o tamanho das margens de acordo com a ABNT?

Agora que voc√™ j√° entendeu a import√Ęncia de configurar o tamanho das margens corretamente com o que a norma ABNT diz, √© hora de conhecer qual √© a recomenda√ß√£o para trabalhos impressos somente na frente da folha:

  • Margens superior e esquerda: 3 cm
  • Margens inferior e direita: 2 cm

Caso o seu trabalho seja impresso na frente e no verso da folha, a parte frontal dever√° seguir o mesmo padr√£o de margens mencionado acima. Entretanto, o verso dever√° ser as seguintes medidas de margem:

  • Margem superior e direita: 3 cm
  • Margem inferior e esquerda: 2 cm

O uso da impress√£o frente e verso, apesar de ser mencionado nas normas ABNT, n√£o √© obrigat√≥rio e algumas institui√ß√Ķes pedem que todas as folhas sejam impressas somente na frente.

Entretanto, caso haja a possibilidade de utilizar os dois lados da folha, ele é permitido apenas nos chamados elementos textuais e pós-textuais. Ou seja, os elementos pré-textuais como capa, contracapa, sumário, dedicatória, agradecimentos e epígrafe devem ser impressos somente em um dos lados da folha.

Vale ressaltar que o tamanho de papel que deve ser utilizado para o seu trabalho de conclusão de curso é o A4. Este tamanho é obrigatório.

Qual é o Espaçamento?

Outro ponto importante da formatação do seu TCC de acordo com as normas ABNT é o espaçamento entre linhas, ou parágrafos.

√Č essencial que voc√™ entenda que pode haver algumas diferen√ßas ao longo do documento, por isso, vamos explicar cada uma delas separadamente.

A capa e contracapa possuem espaçamentos específicos. Na capa ele deve ser de 2,0. Já na contracapa ele deve ser simples na parte do texto que apresentada o tipo e o objetivo de trabalho e a instituição de ensino. Para mais detalhes, você pode conferir o texto sobre Capa ABNT para TCC e monografias.

Nos demais elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais o espaçamento entre linhas deve ser de 1,5.

Quando usar espaçamento simples?

Além do que mencionamos acima, a ABNT diz que o espaçamento simples pode ser utilizado quando houver alguma citação no texto. Ou seja, quando houver a frase, ou trecho de livro que foi dita ou escrita por outra pessoa.

Para estas cita√ß√Ķes a norma ABNT recomenda que o espa√ßamento entre linhas utilizado seja o simples e que, al√©m disso, haja um recuo de margem de 4 cm. Estas cita√ß√Ķes tamb√©m devem ser apresentadas entre aspas.

Como fazer margem ABNT e espaçamento no Word

Fazer a configuração da margem ABNT utilizando o Word como editor de texto é bastante simples. Vamos ao passo-a-passo:

  1. Abra o documento do Word que você irá começar a preparar o seu trabalho de conclusão de curso;
  2. Em seguida, escolha a aba ‚ÄúLayout‚ÄĚ;
  3. Dentro da se√ß√£o ‚Äúconfigurar p√°gina‚ÄĚ, clique em ‚Äúmargens‚ÄĚ;
  4. Um menu se abrir√° com diversas op√ß√Ķes, escolha ‚Äúmargens personalizadas…‚ÄĚ
  5. Uma nova janela de abrirá e você poderá inserir os valores das margens ABNT.

Viu como é bastante simples? Agora é hora de fazer a configuração do espaçamento. Vamos ao passo-a-passo:

  1. No mesmo documento Word que você já fez a configuração das margens ABNT;
  2. Na aba ‚ÄúP√°gina inicial‚ÄĚ na se√ß√£o ‚Äúpar√°grafo‚ÄĚ clique em um √≠cone de mostra 4 linhas com uma seta para cima e outra para baixo;
  3. Um pequeno menu ir√° se abrir e voc√™ dever√° escolher ‚Äú1,5‚ÄĚ;

√Č importante configurar o espa√ßamento entre linhas antes de come√ßar a escrever. Isso porque √© mais f√°cil alterar as partes que exigem uma configura√ß√£o diferente do que ficar fazendo altera√ß√Ķes a todo momento enquanto escreve.

Para fazer estas altera√ß√Ķes pontuais, basta selecionar a parte do texto a ter o espa√ßamento modificado e seguir o mesmo passo-a-passo mencionado acima, mas escolhendo aquele que voc√™ precisa. O espa√ßamento simples √© o indicado por ‚Äú1,0‚ÄĚ.

PRECISA DE AJUDA PARA FORMATAR SEU TCC? ENTÃO CLIQUE AQUI

Confira o passo a passo de como configurar a margem ABNT no word

Passo 1: No word, v√° na ava “Layout” marcado de vermelho na figura abaixo:

margem abnt passo1

Passo 2: Na √°rea¬† ‚ÄúConfigurar P√°gina‚ÄĚ, clique em ‚ÄúMargens‚ÄĚ.

margem abnt passo 2

Passo 3: No final do menu, clique em ‚ÄúMargens Personalizadas‚ÄĚ.

Passo 4: Com a janela aberta, configure o tamanho das margens conforme as normas da ABNT. No caso, 3 cm para as margens superior e esquerda e 2 cm para as margens inferior e direita.

Passo 5 (extra): Como na maioria dos casos o trabalhado acad√™mico √© encadernado, inclua ao menos 1 cm no campo ‚ÄúMedianiz‚ÄĚ. Dessa forma, o documento ser√° impresso com um recuo √† esquerda para passagem do espiral.

margem abnt passo 5

Qual o recuo de par√°grafo ABNT?

O recuo de parágrafo nada mais é do que aquele espaço que você deixa ao iniciar o parágrafo, para indicar ao seu leitor que você está iniciando uma nova linha de raciocínio. As normas ABNT preconizam que este recuo seja de 1,25 cm.

Para efetuar a configuração deste recuo corretamente no Word você deverá seguir os seguintes passos:

  1. Na aba ‚ÄúP√°gina inicial‚ÄĚ, dentro da se√ß√£o ‚Äúpar√°grafo‚ÄĚ, clique em um pequeno √≠cone que aparece no canto inferior direito;
  2. Uma nova janela chamada ‚Äúpar√°grafo‚ÄĚ ir√° se abrir;
  3. Dentro da se√ß√£o ‚Äúrecuo‚ÄĚ, na op√ß√£o ‚Äúespecial‚ÄĚ escolha ‚Äúprimeira linha‚ÄĚ;
  4. Em seguida, no campo ‚Äúpor‚ÄĚ escolha ‚Äú1,25 cm‚ÄĚ.

Fazendo isso o recuo j√° ficar√° configurado no documento inteiro. Vale ressaltar que este recuo deve ser utilizado somente na parte textual.

Se o trabalhado n√£o tiver com as margens ABNT o que acontece?

Muitas pessoas consideram um verdadeiro exagero fazer todas estas configura√ß√Ķes, mas ser√° que se a configura√ß√£o das margens ABNT n√£o for feita corretamente, ser√° que vai ter alguma influ√™ncia na sua nota final?

Ao padronizar toda a configuração do seu trabalho ele irá parecer muito mais sério, indicando que o aluno está preocupado com a qualidade do trabalho de conclusão de curso.

Sem essa formatação, ou sem que ela esteja feita corretamente, passa a impressão de desleixo, que o aluno pode não estar preocupado com a execução do trabalho.

Portanto, não importa que o seu texto esteja muito bem escrito, ou mesmo que o trabalho desenvolvido seja muito bom. Sem a configuração correta ele poderá perder o seu valor e até mesmo interferir negativamente na sua nota.

Estrutura do trabalho acadêmico de acordo com a ABNT

Agora você já sabe o quão importante é estruturar o seu trabalho acadêmico de acordo com as normas ABNT. Transmitindo a mensagem de que você teve um cuidado especial com o trabalho e se preocupa em como ele será apresentado.

Ao mesmo tempo, √© importante saber que cada parte do texto possui um tipo de configura√ß√£o e de recomenda√ß√Ķes que devem ser seguidas. Agora que voc√™ j√° sabe como ajustar as margens ABNT, confira os demais textos explicando como fazer a configura√ß√£o dos outros elementos do TCC e da monografia.

PRECISA DE AJUDA PARA FAZER SEU TCC? ENTÃO CLIQUE AQUI