Skip to content
Seu Melhor TCC

Ficha catalográfica: o que é e como fazer

Entenda o que é a ficha catalográfica para TCC e saiba como preparar a sua.

Para você que está preparando o seu trabalho de conclusão de curso e quer saber o que é, para que serve e como preparar a ficha catalográfica do seu trabalho, então você veio ao lugar certo.

Neste artigo vamos tirar todas as suas dúvidas e te ensinar como preparar e formatar corretamente mais este elemento obrigatório do trabalho de conclusão de curso.

O que é a ficha catalográfica

O principal objetivo é apresentar as informações bibliográficas relacionadas com o trabalho que foi realizado.

Além disso, ele também trará outras informações que serão essenciais para que o seu trabalho seja catalogado e facilmente encontrado na biblioteca da sua universidade.

Neste elemento do seu TCC constarão informações como o título, nome do autor, universidade, quantidade de páginas, nome do orientador, ano do número do acervo da biblioteca da instituição.

Vale destacar que, por mais que nas normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) a ficha catalográfica conste como sendo um elemento obrigatório, algumas instituições de ensino tratam ela como sendo opcional.

Por isso é tão importante que você, além de saber o que a ABNT diz sobre cada um dos elementos do TCC, ter conhecimento também das normas da Universidade ou Faculdade que estuda.

É importante também que, caso o aluno tenha dificuldade de preparar a ficha catalográfica do TCC que ele se inspire em alguns modelos prontos, como o que apresentaremos ao final deste artigo, ou então que procure auxílio do bibliotecário(a) da universidade.

Saiba também sobre:

Partes da ficha catalográfica

Antes de começar a preparar a ficha catalográfica do seu trabalho de conclusão de curso, é fundamental ter algumas informações em mãos. A formatação conforme ABNT será explicada em detalhes a seguir.

As informações a seguir devem ser apresentadas nesta ordem na ficha catalográfica:

  • Autor: sobrenome(s) seguido de vírgula e nome;
  • Título e subtítulo, quando houver, separado por dois pontos, do trabalho realizado;
  • Tipo de trabalho: trabalho de conclusão de curso (cursos de graduação ou pós-graduação), dissertação (para mestrado) ou tese (para doutorado);
  • Nome completo do orientador do trabalho acadêmico;
  • Ano de defesa do trabalho;
  • Número total de páginas do trabalho;
  • Palavras relacionadas, também conhecidas como palavras-chave, ao conteúdo do trabalho de conclusão de curso. Elas serão utilizadas para catalogar o seu trabalho na biblioteca da universidade.

ficha catalográfica

Formatação da ficha catalográfica

Agora que você já sabe quais são as informações necessárias para preparar a sua ficha catalográfica, vamos à formatação.

A ficha deve ser impressa no verso da folha de rosto, na parte inferior da folha. Todas as informações deverão estar contidas dentro de um retângulo de tamanho 12,5 x 7,5 cm, centralizado na folha, com linha preta e de espessura padrão.

A fonte utilizada deve ser a Arial ou Times New Roman (dependendo da fonte utilizada no trabalho), em tamanho 12, sem nenhum tipo de formatação, com texto justificado e espaçamento simples.

Geralmente, antes da ficha catalográfica há uma frase que autoriza a reprodução da obra, deste que mencionada a fonte. Este texto deverá ter espaçamento de 1,5 e mesmo tipo de fonte e tamanho do restante do TCC. O texto deve ser o seguinte:

“Autorizo a reprodução e divulgação total ou parcial deste trabalho por qualquer meio convencional ou eletrônico, para fins de estudo e pesquisa, desde que citada a fonte.”

Exemplo

Veja a seguir alguns exemplos de ficha catalográfica que preparamos para te guiar na formatação e preparação do seu TCC ou monografia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *